E Sérgio Moro, agora, faz diferença?

Uma das mais intrigantes questões, agora que parecem se confirmar as suposições que se fez um pacto político-empresarial para “acabar com o frege”, a desordem, como dizia a minha avó, na vida política brasileira, é o que será do Dr. Sérgio Moro, com suas ideias ferozes que lhe fluem sob modos aparentemente calmos.

Curiosamente, sua situação é semelhante à de Eduardo Cunha; tal como ele, conserva o poder mas tende a perder o estrelato.

Paulo Nogueira, no Diário do Centro do Mundo, foi o primeiro a aventurar-se a responder à pergunta sobre se Sérgio Moro, a esta altura, faz mesmo diferença.

Paulo aposta que Moro irá “estrategicamente tirar o pé do acelerador”, até porque o trunfo que tinha em mãos – a decretação da prisão de Lula – parece , a esta altura, impossível de ser jogado sobre a mesa.

Tendo a concordar com ele, com as reservas que aprendi a usar em relação a homens devastados pela vaidade e pela sensação de poder, desde que assisti  “O homem que queria ser rei“, o genial filme de John Houston.

Em três dias saberemos, porque será a sexta-feira, dia predileto das decisões morísticas, suficientes para a capa da Veja no sábado e a tempo para insuflar (ou tentar insuflar) as manifestações de domingo.

Cujo o provável “murchamento” já é perceptível – e a charge do genial Laerte Coutinho, que ilustra o post, é um sinal –  e isso agora será destacado pela mídia.

O serenar de ânimos na política será a porta de entrada para sucessivos alívios na situação econômica, porque havíamos invertido os sinais e é ( ou era a) política quem construía, em boa parte, o agravamento da crise da economia, numa inversão ao que normalmente ocorre.

Haverá mais inconformismo com este pacto à esquerda do que à direita, ainda que seja esta a maior perdedora, pois está trocando o poder de direito que não tem pela anulação parcial  do poder de quem o tem, legitimamente.

É bom se guardar e evitar as fanfarras de um bisonho núcleo de poder que, incapaz de ser vitorioso, é capaz de sair comemorando sua própria capitulação.

Afinal, para muitos, o exercício do poder é o cargo, não a transformação da vida.

Fernando Brito:

View Comments (25)

  • Como já se dizia em tempos outros: o time está tão ruim que os torcedores estão comemorando escanteio.

  • Pois eu acho que DIREITA BRASILEIRA,vai continuar fustigando o governo,até seus últimos dias.A Direita nacional,desde tempos,sempre que não conseguia propor à maioria eleitora,nada que não fosse tirar-lhe mais e mais,e redundava sempre,em derrotas eleitorais,utilizava os métodos golpistas tão usuais na América Latina e ainda quer utiliza-los,até nossos dias.Acho que vai,sempre que lhes possibilitem qualquer fenômeno político-social-econômico,para tentar golpear a normalidade institucional.Exemplos na América Latina,não faltam,até nossos dias.É uma questão hegemônica.A Direita,mesmo que detenha o PODER REAL,precisa do poder governamental,para tirar melhores proveitos e não correr riscos.Quanto as outros países,detentores de poder de fato,as eleições são mais um ARREMEDO DE LIBERDADE,do que outra coisa.

  • Moro está recolhendo-se lenta e silenciosamente para a insignificância e fará companhia a Ayres Brito e Joaquim Barbosa. Em pouco tempo ninguém mais se lembrará deles.

  • Enquanto isso governo dorme em berço esplendido zzzzzzzzzzzz.....

  • O ódio dos coxinhas só vai aumentar, não tem como fingir que não estamos as vésperas de confrontos violentos. A nossa elite não expôs a sua hipocrisia a troca de nada, ela vai querer ganhar no grito.

    • Tem razão Cassio. Não vão deixar barato.
      Já temos sinais. Essa semana vai ser dura!

  • Pode ser. Mas ainda fico com uma descrição de um advogado que conheceu Moro de perto. Moro tem um projeto pessoal. Trabalha para ele mesmo. Mas se a Globo decidir que Dilma tem que governar, que quer a economia melhorando, então os planos de Moro ficam mais difíceis de se concretizarem.

    Mudando de assunto Fernando, você que conhece tudo de petróleo e de nossa legislação dos royalties, se o pré-sal já produz milhares de barris por dia, essa produção está gerando receita e royalties certo? Dá pra saber como isso está sendo gerido, o tal fundo? Quais os planos de investimentos em educação e saúde?
    Não seria uma ótima ideia Dilma começar a mostrar ao pais que ela governa, que já estamos colhendo frutos, ou melhor, investindo para produzir muitos frutos, principalmente em educação?

  • :
    .:. 21:13
    ... .
    Ouvindo As Vozes do BraSil e postando:
    Valeu a pena ! ! ! ! Dá gosto ser o cantor do seu povo ! ! ! !
    ... .
    * 1 * 2 * 13 * 4
    *************
    ... .
    Uns poemas (acrósticos) de autoria de Cláudio Carvalho Fernandes (poeta anarcoexistencialista) para Dilma Rousseff, a depenadora de tucanus, e Lula, o comedor de tucanus :
    .:.
    D uas vezes contra o espectro atro
    I nscreveu já seu nome na história
    L utando contra mídia venal & Cia e seu teatro
    M ulher forte de mais uma vitória
    A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! DE QUATRO ! ! ! !
    .:.
    D ilma, coração valente,
    I magem de todo o bem em que se sente
    L ivre o amor maior pela brasileira gente
    M uito humana e inteligente
    A PresidentA do nosso Lula 2018 de novo Presidente
    .:.
    D ignidade
    I ntegridade
    L iberdade
    M aturidade
    A mabilidade
    .:.

    D ilma, de uma nação vitoriosa
    I lustre brasileira lutadora
    L uz de dedicação esplendorosa
    M otivando a pátria gloriosa
    A uma luta digna, vencedora.
    ::
    L uz do povo brasileiro
    U m digno e fiel lutador
    L astreando com real valor
    A honra do Brasil inteiro.
    .:.
    D ilma, os conscientes te agradecem
    I nfinitamente por tua digna história
    L utando por todos que reconhecem
    M ais a vida no bem comum de fazer na glória
    A grande pátria-nação que os brasileiros merecem
    .:.
    D ilma, coração valente,
    I sso que a gente sente
    L ibertar o ser plenamente
    M antendo sempre presente
    A humanidade inteligente
    .:.
    D ilma deu mais uma surra na ó-posição
    I gual ao que Lula também já fez
    L ivrando o povo brasileiro da infelicitação
    M ostrando que o Brasil tem voz e vez
    A o mundo todo dignificando sua população
    .:.
    L ula livrou 40 milhões da pobreza
    U m feito memorável sem precedentes
    L utando contra a mídia venal, teve a certeza
    A bsoluta de estar ao lado dos brasileiros conscientes
    .:.

    D ilmais deu mais uma surra na ó-posição
    I nstalada na grande mídia venal
    L ula teve a sua participação
    M andando o pig & Cia ao
    A bismo na quarta eleição
    .:.
    D oar-se a seu povo é exemplo dignificante
    I luminando a vida de outros seres lhanos
    L ouve-se quem bem merece que se cante
    M aravilhas de se acreditar nos humanos
    A promover em cada ser o mais do ser em ser interessante
    .:.
    L ivrando da pobreza absoluta 40 milhões de brasileiros
    U m feito sem igual que por si só já bastaria
    L ula segue sendo no mundo um dos primeiros
    A fazer de seu povo a eterna rima rica de sua poesia
    ... .

    Ley de Medios Já ! ! ! ! Lula 2018 ! ! ! !

    Valeu a pena ! ! ! ! Dá gosto ser o cantor do seu povo ! ! ! !

  • O tijolada joga muito pra torcida....não entende nada de judiciário porque nunca atuou na área (lê jornal e se coloca como autoridade no assunto Poder Judiciário...uma pena) e trata um juiz como se político fosse...o tijolante manda bem na política mas de judiciário dá palpites extravagentes. Ele já cantou derrota de juízes aqui várias vezes achando que juiz é político que perde poder da noite pro dia. Sente-se confortavelmente tijolo, observe e verá que essa sua opinião sobre o caso lavajato está bem equivocada (apesar de parecer sua vontade que todos os maganos sejam soltos e continuem roubando aí...). Como brasileiro se leigo no assunto fosse amaria que vc estivesse errado, já que coloca receita federal/policia federal/MPF/justica federal como bandidos torcendo para que soltem os corruptos....como atuante na área jurídica sei que vc está errado e pagará o preço por ver justiça como política. Judiciario é assunto técnico, trate-o assim e acertará mais. Um abraço a todos que discordarão de maneira razoavelmente educada do meu post provocativo para as esquerdetes....

    • O Clemer decretou que o judiciário (pior poder da República) e a pf são exemplos a serem seguidos, então tá decretado ! O Clemer também fala das tecnicidades do judiciário, que são o máximo, então deve ser !
      Ele só não escreve o quão seletivos são estes exemplos de orgãos apresentados. Tudo lá é o máximo, não é Clemer ? Ele também acha que os roubos acabam com as prisões. Tudo é uma questão de xadrez ! É Clemer, continue no seu mundinho.

    • Ô Cara, se costuma ler o site, saberia que o pessoal do Tijolaço lê até os clássicos gregos. Esse pessoal são jornalistas que honram a profissão, diferente dos neófitos da área que quando fazem curso de jornalismos preferem que a faculdade nem coloque matérias das humanas pq, segundo eles, "não servem para nada".

    • Clemer, o pessoal aqui acredita em duendes. Torce agora para que "um juiz tire o pé" só porque a Globo quer! Ou porque o Renan (justo quem) ta do lado da dita cuja kkkkkkk!
      Como operador do Direito tenho a mesma opinião que a sua.
      O Juiz está pouco se lixando se vão passar na globo as suas decisões, ele decide e pronto, e quem não quiser acreditar nisso que fuja já pra Venezuela (cuba já não dá mais, que vai se abrir ao Obama...e se a ação de NY gerar condenações, pra guantanamo é um pulo do muro).
      Até agora o Juiz Moro só proferiu decisões puramente técnicas, inclusive absolvendo quem deveria, diga-se.
      Tanto isso é verdade que a taxa de reforma de suas decisões nos tribunais superiores, em relação à Lava Jato, está inferior a 4%. (dados da própria Justiça)
      Agora imagine a seguinte cena: Lula, um ex presidente, saindo algemado de seu apartamento em SB nesta sexta feira. Que TV, jornal ou mídia do mundo não comentaria, mostraria ou noticiaria tal fato? Até o Tijolaço!
      Levando-se em conta as novas informações do Paraná, (acerca do uso de dinheiro da Petrobrás para a construção de um certo triplex, e dados sobre uma suposta quinta em Portugal), tal cena pode efetivamente ocorrer já neste dia 14...para o desespero da turma aqui...
      E diga-se já pra turma da politicagem, se isso vier a ocorre será fundado em provas, jamais, como dizem alguns aqui, em politica.
      Também é minha impressão que os petistas e seus comparsas querem que "todos os maganos sejam soltos e continuem roubando", porque, como aprendi estudando Filosofia, tanto no Colegial como na Faculdade, para a esquerda a ética e a moral são sentimentos/qualidades exclusivamente burgueses e da classe média, afinal, para os esquerdinhas, quaisquer meios justificam seus fins. (no caso em tela, de tungar o Brasil)
      De mais a mais o pessoal aqui (e no MST, etc) pode espernear à vontade, afinal "pensiero non paga gabella", mas, mister lembrar os desavisados que o apoio popular ao Juiz Moro é tão grande que, se amanhã ele aparecer gripado, e sobre isso repousar qualquer suspeita popular "de atentado" esquerdista", é pule de dez que não vai ter onde o cefalópode (sem encéfalo, diga-se) e a mulher-mandioca se esconderem, vão ter que fugir daqui no momento seguinte!

  • O que eu acho é o seguinte: tem que ficar bem atento no domingo pra ver se a própria direita não irá infiltrar agitadores nas micaretas fascistas para provocar vítimas que a mídia, previsivelmente, tratará de responsabilizar o governo e o PT. As pessoas que souberem como acompanhar isto que fiquem atentas. A extrema direita precisa, agora mais que nunca, de umas cabeças quebradas para responsabilizar o governo por elas.

Related Post