EBC ignora Dilma e dá capa para protesto contra a Copa de 250 pessoas em SP

(Foto do Congresso  Nacional da UJS deste ano. Fonte: Página da UJS no Facebook)

Presente no Congresso da União da Juventude Socialista, que está sendo realizado em Brasília, a presidenta apostou numa reforma política com participação popular.

Ótimo.

Só não se pode esquecer que este debate precisará, desesperadamente, de investimentos em mídias públicas, comunitárias e progressistas, que façam um contraponto à mídia corporativa, cujo único desejo, num debate sobre reforma política, é obstruí-lo, eliminá-lo, e impor uma reforma reacionária, que reduza a participação popular, ao invés de intensificá-la.

De qualquer forma, é um gesto ousado de Dilma, um esforço da presidenta e seu staff de se posicionar de maneira mais assertiva e politizada no debate público de maneira geral.

*

Dilma envia proposta ao Congresso de participação popular na reforma política

Marcelo Brandão, da Agência Brasil

A presidente Dilma Rousseff anunciou hoje (24), em Brasília, que encaminhou ao Congresso Nacional uma proposta de participação popular no processo de reforma política. “Encaminhei ao Congresso uma proposta de participação popular para que todos possam participar do processo de reforma política. Estou convencida que sem a força da participação popular não teremos a reforma política que o Brasil exige e necessita”, disse a presidente em discurso no 17º Congresso da UJS (União da Juventude Socialista).

Ela ressaltou a importância da educação no processo de desenvolvimento do país e fez questão de mencionar vários programas do governo na área, como o Programa Universidade para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além de citar os números do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgados na manhã deste sábado, quando foram registrados 9,5 milhões de inscritos.

Dilma participou do ato “Amar e mudar as coisas para o Brasil avançar”, uma das atividades do congresso da UJS.

A presidente também falou sobre a Copa do Mundo, que tem início no dia 12 de junho, e reafirmou que o Brasil fará a Copa das Copas. “Tenho certeza que o país fará a Copa das Copas. Tenho certeza da nossa capacidade e do que fizemos. Não temos do que nos envergonhar e não temos complexo de vira-lata. Sei que vocês estão engajados na defesa da nossa Copa. Vamos mostrar a melhor Copa de todos os tempos”.

O congresso da UJS teve início na última quinta-feira (22) e reúne cerca de 2,5 mil jovens. Em sua abertura, a UJS cobrou a revisão da Lei de Anistia, com punição aos torturadores, e prestou homenagem às vítimas da Guerrilha do Araguaia, ocorrida entre o fim dos anos 1960 e início dos anos 1970, no sul do Pará e norte de Goiás (hoje Tocantins), na região conhecida como Bico do Papagaio.

*

Até às 2 da manhã deste sábado (atualização: já é meio dia de sábado, e nada), o Blog do Planalto não havia postado nenhuma foto, nenhum mísero vídeo da participação da presidente no Congresso da UJS, que aconteceu no início da tarde. É sabadão, sabe como é. Só nós, blogueiros, somos malucos para trabalhar final de semana, a qualquer hora da noite. Nós e a grande mídia, diga-se de passagem. O governo dorme um sono tranquilo…

A capa do site da EBC, principal portal de notícias do governo federal, não traz nenhuma chamada para um evento que reuniu mais de dois mil jovens em Brasília, com presença da presidente da República, a qual fez um anúncio de importância histórica: enviar uma proposta de reforma política com participação popular ao Congresso Nacional. Mas dá destaque a um protesto de 250 pessoas na praça de Sé, em São Paulo, contra a Copa do Mundo.

Nada como um governo republicano, que dá dinheiro para a grande mídia, esconde suas melhores ações e apoia protestos contra si mesmo.

Fernando Brito:

View Comments (11)

  • A Secom tem sido uma secretaria de fantasia no governo de DRousseff. Helena Chagas foi um fiasco, saiu para dar lugar a Thomas Traumann, outra tragédia ambulante.
    Ali ao lado, o dramático ministro Paulo Bernardo, para o desespero da Comunicação, confirma a Lei de Murphy - "Nada é tão ruim que não possa piorar".
    Das duas, uma - os dois são os profissionais que aparentam ser, isto é, de fraca personalidade além de omissos, ou então se contentam em servir de marionete para DRousseff ou João Santana.
    Espero que esta capa da EBC, o cúmulo do pouco caso, venha a ser o toque de degola deste relapso TTraumann, que, se bobear, nem em Brasília está.

  • Em 19 de maio enviei a mensagem abaixo ao FALE COM A PRESIDENTA, site provavelmente administrado pela Secom. A resposta que recebi (mais abaixo) é um eufemismo para ARQUIVADA. Dá um tremendo desgosto!

    "Preocupa-me o fato de que este reclamação seja encaminhada através de funcionários do órgão sobre o qual coloco minhas dúvidas. Mesmo assim, espero que chegue a alguém de confiança da nossa Presidenta. Fiquei revoltada com a divulgação da nomeação de um indivíduo que caluniou Gushiken para um cargo na SECOM. Por favor, além de ler a nota do blog Viomundo, vejam os comentários de pessoas que querem seguir admirando a Dilma.

    http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/gushiken.html
    (Conceição Lemes)
    Autor de reportagem de Veja contra Gushiken é contratado da Secom
    publicado em 13 de maio de 2014 às 12:35

    Uma eleitora e entusiasta apoiadora da Presidenta pede que seja reconsiderada a infeliz nomeação.

    Atenciosamente
    Maria Helena Correa"

    From: infoap@planalto.gov.br
    Subject: Resposta da Presidência
    Date: May 23, 2014 1:23:37 PM GMT-03:00
    To: Maria Helena Correa

    Prezada Senhora,

    A Presidenta Dilma Rousseff encarregou-nos de registrar sua mensagem.

    Cordialmente,

    Claudio Soares Rocha

    Diretoria de Documentação Histórica

    Gabinete Pessoal da Presidenta da República

  • então, já ouvi dizer que essa Secom é ninho de tucano... faz sentido pensar que colocaram a raposa pra vigiar o galinheiro?

  • A EBC é tucana, para comprovar ouçam a VOZ do BRASIL, e constatem quem tem a palavra.

  • Miguel,

    sei que a maioria dos Blogueiros progressistas já passaram pelas empresas do PIG, mas o curriculum do Ministro da SECOM talvez explique porque nada vai mudar em relação à saída da Ministra Helena Chagas, a menos que a Presidenta Dilma resolva agir. Abaixo, as informações extraídas do site da EBC.

    Thomas Traumann

    Bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, Thomas Timothy Traumann foi porta-voz da Presidência da República e assessor especial da Casa Civil da Presidência da República e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Atuou como diretor em agências de comunicação corporativa como a FSB Comunicações e Llorente & Cuenca. Como jornalista, foi colunista de política na Época e diretor da sucursal da Editora Globo no Rio de Janeiro, repórter especial de política na Folha de S. Paulo e chefe da sucursal do jornal em Curitiba, editor da revista Veja, e repórter dos jornais O Estado do Paraná e Folha de Londrina. Tomou posse como ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) em 30 de janeiro de 2014.

  • Mas bah tche, ate meu cachorro latiu com esse cara da secom, baita facista,ultra-direita nomear um cara desse e muita burice.

  • Copa para mim, e minha familia isto eu posso garantir e agradeço ao meu LULA, por ter ajudado a trazer para cá....
    Quem não quer assistir,pode aproveitar os preços das passagens e ir para MIAMI, ou comprar mascaras, e foguetes e mascaras de gás e ficar apartado proximo dos estadios levando borrach granulada e gás...(o governo tambem paga, e como o dinheiro de tudo isto já poderia ajudar bastante a saude)...
    Vão com Deus e voltem em segurança..

  • Miguel,

    O problema é que vários órgãos federais sensíveis estão dominados por pessoal do lado de lá. Sei de gente da Abin dedicada a plantar notícias contra o governo. É o absurdo do absurdo que não se consiga atuar contra essa gente.

  • Da EBC só se salva a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, e mesmo assim pelo esforço de alguns abnegados, como o âncora do Repórter Rio, Marco Antonio Monteiro. É o único que abre espaço para que "blogueiros sujos" se pronunciem.

Related Post