Edição da Folha entra para a história. A história da covardia

era possível ver, ontem, na versão eletrônica.

Hoje, em papel, a Folha de S. Paulo confirma a covardia de seus editores diante do que o próprio advogado do jornal definiu como “uma bofetada na democracia”: a proibição de Luiz Fux de  que se realizasse uma entrevista com o ex-presidente Lula e, ainda pior, ameaçando punições caso fosse publicada.

Gasta um terço de sua capa para, solenemente, anunciar que não anuncia nada. Ou seja, não toma posição e iguala, miseravelmente, Fernando Haddad a Jair Bolsonaro.

Com todas as restrições que o jornal possa fazer, isso é um insulto à inteligência de qualquer não-fanático que o leia.

Coloca em cima, literalmente,  da espetacular foto da manifestação #EleNão no Largo da Batata, uma matéria “de cozinha” sobre dirigentes do PT “estarem sendo processados”. Matéria encomendada e isso fica evidente logo que você vê que, ao contrário do que é regra na Folha, não vem com assinatura do “repórter” que a fez.

Mas e a indignação do jornal com a censura?

Faltou à aula?

Fica, apenas e discretamente, por conta da colunista do Painel, Daniela Lima, em algumas notas em que diz que o caso “provoca mal-estar entre ministros do STF”.

Sites com muito menos recursos que a Folha, como o Conjur, foram ouvir advogados, que  condenaram a censura. O jornalão paulista, a nenhum.

Por acaso a ombudsman escreveu sobre o interesse jornalístico evidente da entrevista  ou sobre os precedentes, no próprio jornal, de entrevistar pessoas presas? Não. Recomenda “a busca radical por equilíbrio [que] deve  estar nas pequenas e nas grandes decisões”.

Como, por exemplo, servir de rosto à democracia para  levar “uma bofetada” de Luiz Fux e ficar quieta.

O advogado da Folha, Luís Francisco Carvalho Filho, cumpriria melhor o papel de editor de um jornal com dignidade. Ao menos reage diante dos absurdos.

Porque um jornal que não defende sua própria liberdade de informar com o que é relevante tem capacidade para defender a liberdade alheia?

 

Fernando Brito:

View Comments (31)

  • esperar o que da Falha
    é disso pra muito pior
    quem apoiou a ditadura e anos depois ainda declara que foi ditabranda tem alguma crédito?

  • Se fosse uma decisão que tivesse alguma coisa a ver com o PT o mundo viria abaixo. A velha mídia precisa repensar seu posicionamento na sociedade, do contrário acabará sozinha.

  • A grande mídia acabou, só falta avisar para eles. Lula vem sendo atacado desde 2002. Fazem terrorismo contra o PT a cada eleição e agora se vêem incapazes. Haddad ganha no segundo turno. Toda essa campanha difamatória só serviu para difamar eles próprios. Em plena era da internet esses canalhas não enganam mais o povo. Foi, ao que tudo indica, um suicídio coletivo do PIG. E levou junto todas as nossas "instituições" (sic).

    • É isto aí. Está morta e enterrada mas se recusam a fazer a missa de 7º dia.

  • Não se poderia esperar nada melhor da imprensa mais vagabunda do mundo. Se o PT vencer (estou com as sandálias da humildade) e continuar bajulando e enchendo essa canalhada de dinheiro...

  • Um jornal a favor da censura a si próprio, portanto, da censura a todos. Um jornaleco reacionário que se vê como um grande jornal.

  • Lixo puro. Por isso não leio, não assino e não recomendo.

  • A questão é que estes jornais e a rede globo e Cia limitada nunca existiram para informar e sim para manipular a opiniao publica.Eles foram criados para isso e devem obediência a determinados senhores.

    • Eu sempre falei isso, não temos imprensa no Brasil. O que temos, com raríssimas exceções, são pseudos jornalistas que trabalham em empresas que deveriam ser chamadas de "órgãos de manipulação". O pior é que tem milhões de brasileiros que vão na onda desses canalhas e se acham "uns bem informados". Lembram da famigerada frase do tal fgagac, o grande invejoso? Que "os nordestinos não lêem revistas e jornais, por isso são uns desinformados"? Desinformado é quem acredita na famigerada "organizações(?) globo", na "vesga", na "fôia" e similares.

  • A folha segue o comando do conselho editorial de o globo. Nenhuma matéria que não interesse ao conselho é publicada nos grandes jornais, mesmo quando atinge um deles como agora com a folha.

  • A Falha só quer ofender inimigos do Golpe. É jornalismo moribundo.

Related Post