Editorial do Le Monde: ou é golpe ou é, no mínimo, uma farsa

Traduzido pelo UOL, o editorial de ontem do jornal francês Le Monde:

Se esse não é um golpe de Estado, é no mínimo uma farsa. E as verdadeiras vítimas dessa tragicomédia política infelizmente são os brasileiros.”

Dilma Rousseff, a primeira presidente mulher do Brasil, está vivendo seus últimos dias no comando do Estado. Praticamente não há mais dúvidas sobre o resultado do julgamento de sua destituição, iniciado na quinta-feira (25) no Senado. A menos que aconteça uma reviravolta, a sucessora do adorado presidente Lula (2003-2010), que foi afastada do cargo em maio, será tirada definitivamente do poder no dia 30 ou 31 de agosto.

Dilma Rousseff cometeu erros políticos, econômicos e estratégicos. Mas sua expulsão, motivada por peripécias contábeis às quais ela recorreu bem como muitos outros presidentes, não ficará para a posteridade como um episódio glorioso da jovem democracia brasileira.

Para descrever o processo em andamento, seus partidários dizem que esse foi um “crime perfeito”. O impeachment, previsto pela Constituição brasileira, tem toda a roupagem da legitimidade. De fato, ninguém veio tirar Dilma Rousseff, reeleita em 2014, usando baionetas. A própria ex-guerrilheira usou de todos os recursos legais para se defender, em vão.

Impopular e desajeitada, Dilma Rousseff acredita estar sendo vítima de um “golpe de Estado” fomentado por seus adversários, pela mídia, e em especial pela rede Globo de televisão, que atende a uma elite econômica preocupada em preservar seus interesses supostamente ameaçados pela sede de igualitarismo de seu partido, o Partido dos Trabalhadores (PT).

Essa guerra de poder aconteceu tendo como pano de fundo uma revolta social. Após os “anos felizes” de prosperidade econômica, de avanços sociais e de recuo da pobreza durante os dois mandatos de Lula, em 2013 veio o tempo das reivindicações da população. O acesso ao consumo, a organização da Copa do Mundo e das Olimpíadas não conseguiam mais satisfazer o “povo”, que queria mais do que “pão e circo”. Ele queria escolas, hospitais e uma polícia confiável.

O escândalo de corrupção em grande escala ligado ao grupo petroleiro Petrobras foi a gota d’água para um país maltratado por uma crise econômica sem precedentes. Profundamente angustiados, parte dos brasileiros fizeram do juiz Sérgio Moro, encarregado da operação “Lava Jato”, seu herói, e da presidente sua inimiga número um.

A ironia quis que a corrupção fizesse milhões de brasileiros saírem para as ruas nos últimos meses, mas que não fosse ela a causa da queda de Dilma Rousseff. Pior: os próprios arquitetos de sua derrocada não são santos.

O homem que deu início ao processo de impeachment, Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados, é acusado de corrupção e de lavagem de dinheiro. A presidente do Brasil está sendo julgada por um Senado que tem um terço de seus representantes, segundo o site Congresso em Foco, como alvos de processos criminais. Ela será substituída por seu vice-presidente, Michel Temer, embora este seja considerado inelegível durante oito anos por ter ultrapassado o limite permitido de doações de campanha.

O braço direito de Temer, Romero Jucá, ex-ministro do Planejamento do governo interino, foi desmascarado em maio por uma escuta telefônica feita em março na qual ele defendia explicitamente uma “mudança de governo” para barrar a operação “Lava Jato”.

Se esse não é um golpe de Estado, é no mínimo uma farsa. E as verdadeiras vítimas dessa tragicomédia política infelizmente são os brasileiros.

Fernando Brito:

View Comments (50)

  • Diz o Le Monde que "se esse não é um golpe de Estado, é no mínimo uma farsa. E as verdadeiras vítimas dessa tragicomédia política infelizmente são os brasileiros."

    Sim, somos vítimas do retrocesso que bate à nossa porta, mas o Le Monde esqueceu-se de que quem escancarou essa porta foi parte do povo brasileiro. Alguns por convicção, certos daquilo que queriam. Muitos, por um ódio que os cegou; uma soberba que fez com que se enxergassem a si mesmo como elite; uma ingenuidade (como falo de amigos vou dizer ingenuidade) que não permitiu que percebessem que foram transformados em fantoches daqueles que não conseguem ganhar o poder nas urnas; um desrespeito que fez com que acreditassem que, em uma democracia, seu desejo vale mais que o meu voto.

    • Pois é. Que bonito o Le Monde achar que as marchas em 2013 eram por "saúde, educação e uma polícia confiável", quando na verdade foram sobre vinte centavos na passagem de ônibus e passaram a ser um ensaio para mobilizações de massa de manobra com interesse de desgastar/derrubar o governo Dilma. Cabe lembrar que, à mesma época, Cunha já liderava um bloco de rebeldes da base aliada na Câmara, por conta da votação do Marco Civil da Internet. O projeto estava muitíssimo bem delineado lá atrás, antes da copa e das eleições.

      • A verdadeira questão nunca foi, para a população, de 20 centavos, já que as tarifas para trabalhadores e estudantes são subsidiadas. Uns poucos embarcaram nessa por interesses escusos individualistas e uma imensa legião de fantoches foi no embalo.
        Fantoches não têm consciência de si mesmos, muito menos de coletividade. Tal como um sujeito traído que desconta chutando o cachorro, deixaram-se levar por uma insatisfação geral com a vida ou consigo mesmos para colocar a culpa "no governo", como se fosse uma entidade autônoma, sendo que o "governo" não passa de uma representação deles mesmos.

  • ... Ainda sobre a farsa fascigolpista!

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    A PF foi enganada por uma criança de cinco anos? Vale tudo contra Lula e Dilma

    Por *Bajonas Teixeira
    26 de agosto de 2016

    Ontem a Globo divulgou o que seria um grande achado da Polícia Federal, duas fotos de um ex-diretor da OAS com Lula ao fundo. Se, contudo, as imagens estiverem no arquivo eletrônico com a mesma resolução com que nos foram mostradas, dificilmente deixarão de ter a autenticidade contestada.
    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: blogue 'O Cafezinho'

    *editor de política do Cafezinho

  • E JÁ ESTÁ BATENDO O DESESPERO! E JÁ ESTÃO SENTINDO A "CATINGA" (O MAU CHEIRO) DA CADEIA! "HOMI!"

    GENTE BOA, BOM DIA!

    MEUS BROTHERS E SISTERS,

    URGENTE! URGENTÍSSIMO!

    ATENÇÃO! MUITA ATENÇÃO!

    "DILMA DO BRASIL ESTÁ EXPOSTA A ELEVADÍSSIMO GRAU DE RISCO!"

    "SUA VIDA ESTÁ POR UM FIO!"

    "LULA DO BRASIL, É HORA DE COLAR EM DILMA DO BRASIL!"

    "OS BANDIDÕES JÁ ESTÃO SENTINDO O AMARGO DA DERROTA!"

    "VAMOS TODOS, JUNTOS E MISTURADOS!"

    "TODOS JUNTOS E MISTURADOS!"

    "CAIAM PRA CIMA DILMA DO BRASIL E LULA DO BRASIL E JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ...!!!"

    "É BATER O PÉ E ELES, OS GOLPISTAS BANDIDÕES, CORRERÃO POTA AFORA!"

    "TODO BANDIDO É TRAIDOR E COVARDE E TRAIÇOEIRO!" DISTO, TENHAM A MAIS ABSOLUTA CERTEZA!

    "A HORA É ESSA, A DEMOCRACIA TEM PRESSA!"

    "DILMA DO BRASIL DE VOLTA, DEMOCRACIA RESTABELECIDA!"

    "FORA TEMER!"

    "FORA CUNHA!"

    "O PRÉ-SAL É NOSSO!"

    "O PETRÓLEO É NOSSO!"

    "SOBERANIA JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ...!!!"

    "FORA GOLPISTAS CORRUPTOS, "DIREITOPATAS EMPEDERNIDOS, CLEPTOMANIACOS PARANÓICOS INCURÁVEIS, VENDILHÕES DA PÁTRIA MÃE GENTIL!"

    "OS BANDIDOS GOLPISTAS ESTÃO SURRUPIANDO NOSSAS RIQUEZAS NA "MÃO GRANDE"! NA "CARA DE PAU"! "NA CARA DURA"!

    "HOMI! HOMI! ABRA DO OLHO!"

    "BABADO NÃO É BICO NÃO!"

    "JUÍZO GENTE E JÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁÁ...!!!"

  • Brasileiros nao adianta tapar o sol com a peneira, e golpe, e golpe contra a democracia, deputados e senadores a favor do impedimento nao serao eleitos nem para sindico de predio ( senadora Amelia acorde... ) Renam nao defendeu Gleicy, e sim se defendeu, contou apenas com sua inteligencia, perdeu o controle, esta batendo o desespero, Renan tentou alertar Cunha, que era golpe, agora esta vendo que esta sendo provado o golpe, e sera arrastado por Cunha e Temer! E inacreditavel a farsa, senadores, salvem-se enquanto puder e a ultima oportunidade, oucam Requiao, e a ultima oportunidade! O plenario vasio, vergonha! Covardes!

  • ... Não, este golpe não é uma farsa!
    Este golpe é um golpe!
    E o golpe mais vagabundo &$ mais salafrário &$ mais descarado da "estória" universal!
    O resto é o Luar de Paquetá, lembrando o egrégio e impávido jornalista Paulo Henrique Amorim!
    Ou o silêncio, agora nos remetendo às sistemáticas e pedagógicas citações do eminente e intrépido Paulo Nogueira, 'O Mestre dos Textos Refinados' - o mesmo eminente jornalista que propugna o utópico 'Brasil Escandinavo'!...

  • Para quem não conhece, segue um pequeno trecho de um texto do tal Ramonet do Le Monde. Este é o (baixo) nível do colega-militante que a petralhada tenta vender como voz da "imprensa internacional":
    "... e tantas outras políticas, que fizeram da Venezuela de Hugo Chávez um manancial de inovações para avançar até a independência definitiva da América Latina. Ainda que campanhas agressivas de propaganda afirmem que, na Venezuela bolivariana, os meios de comunicação estão controlados pelo Estado, a realidade é ...."

    • Ernestin, pegue o trecho, e coloque naquele lugar. Mas antes tire o dedo indicador do Lula. A não ser que vc goste de dupla penetração.

    • Mostre-nos então um editorial estrangeiro favorável ao golpe.

      • O impeachment, você quer dizer. O mundo noticiou os processos similares do Nixon e do Clinton e aceitou os seus resultados, só isso. Afora os doentes ideológicos, por que alguém "apoiaria" um lado no nosso caso? É um problema interno brasileiro, há jogadas políticas que sempre acontecem nesses casos, é preciso seguir as leis do país, etc, tudo normal. Na próxima reunião do G20 o Temer será presidente e ninguém mais falará da Anta, muita gente nem saberá que houve impeachment aqui.
        Um exemplo ainda melhor que os EUA é a África do Sul, onde teve um processo similar dia desses. Você se preocupou em saber quem poderia ter razão? Acompanhou o caso? Se abalou com ele? Por que o resto do mundo se abalaria com questões jurídicas brasileiras?

    • Tudo o que contraria os dogmas que o aparato de propaganda do Sistema de Poder que domina os Estados Unidos tenta incutir nas cabeças de zilhões de pessoas em todo o mundo enfurece o Ernesto.
      -
      Como bom fundamentalista, o Ernesto acredita que a verdade máxima está contida nesses dogmas.
      -
      A coragem do povo venezuelano em eleger e reeleger o grande comandante Hugo Chávez e depois o Maduro, para trilhar um caminho autônomo e soberano, deixa o Ernesto furibundo. A postura altiva do povo venezuelano não agrada aos amos do Ernesto. Por isso, como perfeito capacho e bajulador, ele toma as dores para si.
      -
      Viva a Venezuela bolivariana! Viva Cuba! Viva a Pátria Grande!

  • ... Quando a PF gosta de ser enganada!
    Ou gosta de enganar?
    ***
    Observe-se o contorno do rosto que destacamos com duas linhas amarelas abaixo. A impressão que dá é que foi feito um recorte com tesoura, colado em seguida sobre o fundo branco da geladeira. Será apenas o efeito de uma resolução muito baixa? Ou a resolução está muito baixa para encobrir uma edição que, de outro modo, ficaria evidente?

    http://www.ocafezinho.com/wp-content/uploads/2016/08/Foto-com-contorno-em-amarelo.jpg

  • … justi$$$azinha de mmmeeeeeeeeeeeerrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrdddaaaa que permite que uma presidenta absolutamente honrada e impávida seja conduzida ao cadafalso por uma quadrilha de nazigolpistas ao tempo em que o GÂNGSTER mafiosíssimo ‘CUnha TEMERário/TEMERo$$$o’ sequer devolverá (sic) um centavo dos bilhões que usurpou do honesto povo trabalhador brasileiro…

    … justi$$$azinha de mmmeeeeeeeeeeeerrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrdddaaaa!
    Paquidérmica, onerosíssima ao povo trabalhador, instrumento poderosíssimo em favor da mais IMUNDA Casa Grande do universo &$ adjacências (sic)…

    … justi$$$azinha de mmmeeeeeeeeeeeerrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrdddaaaa!…

    • “OS GOLPISTAS SÃO SENSACIONAIS!”
      Entenda-os!
      Risos
      Ô!

      $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

      PARA TENTAR SE SAFAR DIANTE DE MORO, GIM DIZ QUE APOIOU AÉCIO EM 2014

      “Todo mundo pensava que eu era próximo do PT, que eu era da base do governo, não senhor eu apoiei foi o Aécio Neves, fiz esse enfrentamento na eleição de 2014”, afirmou o ex-senador Gim Argello, que foi preso sob a acusação de achacar empreiteiros

      27 DE AGOSTO DE 2016 ÀS 07:03

      Brasília 247 – Ao depor diante do juiz Sergio Moro, o ex-senador Gim Argello usou uma estratégia inusitada. Disse que “até apoiou” o senador Aécio Neves.
      “Todo mundo pensava que eu era próximo do PT, que eu era da base do governo, não senhor eu apoiei foi o Aécio Neves, fiz esse enfrentamento na eleição de 2014”, afirmou.
      Preso na Operação Vitória de Pirro, 28ª fase da Lava Jato, Argello deu seu depoimento na ação penal em que é acusado de extorquir empreiteiros para evitar a convocação dos executivos nas duas CPIs da Petrobras, uma no Senado e uma Mista no Congresso.

      FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/252015/Para-tentar-se-safar-diante-de-Moro-Gim-diz-que-apoiou-A%C3%A9cio-em-2014.htm

  • Com relação à sensacional charge que acompanha o 'post'

    *hospirco de conveniência
    [Somente não rasgam dinheiro!
    Muito pelo contrário!]
    *um, digamos, mix de hospício e circo!
    Perdão aos/às dignos(as) e honrados(as) malucos(as) e palhaços(as)!

  • O mundo inteiro já percebeu o que está acontecendo no Brasil. Só coxinha ainda não entendeu o que nos aguarda logo ali, na esquina. Fazer o que? Burrice não tem cura. Alguns já nascem com ela.

Related Post