O líder do PMDB, Eduardo Cunha, foi recebido ontem, como deve ser recebido qualquer líder de partido, pelo vice-presidente Michel Temer e pelos ministros da Justiça e das Relações Institucionais.
E não obteve o que queria, como deve acontecer com quem usa a representação parlamentar para advogar interesses privados, não os públicos.
A “liberdade” que Cunha defende para a internet é a liberdade das empresas de telefonia de definirem quem e por quanto terá uma velocidade de tráfego de dados maior pela rede mundial de computadores.
É o direito de ir e vir, cibernético, traduzido da monstruosa forma de fazer uns irem a jato e outros de patinete, dependendo de quanto pague.
Não se está falando de velocidade de conexão ou de capacidade dos servidores que utiliza, mas do direito de trafegar pelas infovias em velocidades “diferenciadas”.
Uma Higiénópolis digital.
Poucas pessoas têm a coragem de dizer isso, na imprensa.
Um delas, como sempre, é Janio de Freitas, que o faz, hoje, na Folha.
A fonte de rebelião
Janio de Freitas
Na hostilidade dos deputados do PMDB ao governo há um impulso maior do que a “insatisfação com o tratamento injusto” dispensado ao partido por Dilma Rousseff. A própria bancada não precisou, porém, de mais do que esse argumento para rebelar-se, porque nele estava implícito o objetivo principal, quando não único, da maioria dos seus integrantes: receber mais nomeações e verbas federais.
Líder e inspirador da bancada, o deputado Eduardo Cunha deu sentido prático à rebelião alinhando poucas mas suficientes recusas a projetos apoiados pelo governo. Para todos os efeitos, esta atitude é um desdobramento da rebelião, e não a sua causa. Mesmo para a bancada, é assim que se explica. Mas não é assim na realidade.
A força por trás da rebelião são as empresas de telefonia. As suas objeções e as do deputado Eduardo Cunha ao projeto do Marco Civil da Internet são idênticas. Incidem sobre as mesmas partes que desejam ver retiradas, umas, e outras modificadas no projeto. Motivo que levou a rebelião a exigir o adiamento da votação e a reabertura das discussões. Contra a posição do governo, que defendeu o projeto aprovado tal como está e tão depressa quanto possível.
A falta do Marco Civil da Internet é um atraso brasileiro. Há inúmeros manifestos por sua aprovação. O deputado e relator Alessandro Molon trabalhou com seriedade e minúcia na formulação final do projeto. Argumenta que as modificações de interesse das empresas de telefonia e defendidas por Eduardo Cunha resultariam na “exclusão digital de milhões de usuários brasileiros da internet, beneficiando só os mais ricos”.
Rebelião do PMDB é pseudônimo de manobra das telefônicas. Mas a esperteza que a propôs não é delas, não.
View Comments (14)
Denuncias contra o PSDB não dão em nada , AH se fosse contra o PT!
http://www.diarioonline.com.br/noticias/para/noticia-277965-psdb-tem-jogo-do-bicho-como-aliado.html
Por falar em coisa ruim, alguma notícia dos traficantes de cocaína, aqueles de Minas Gerais? Não foram incomodados por ninguém? Certo. O fornecimento não pode ser interrompido, afinal de contas este é um ano eleitoral, de muitas emoções que precisam ser controlados a pó.
Tens notícias a respeito do blogueiro preso, indevidamente, em Minas?
Não são só as teles no lobby do Cunha tem mais o PIG e seus Barões (tendo na liderança os "Metralhas Marinhos")que pretendem censurar a rede através da proibição de conteúdo -SEM AUTORIZAÇÃO JUDICIAL- desde que atenda seus interesses. Não é também a simples largura (velocidade) de banda, este ítem já é contemplado a cobrança diferenciada. 1 mega...paga
1X...10 megas 10X ...e assim por diante. A questão que o lobbysta Cunha
defende -e que é contra todos internautas, principalmente os pobres- é a cobrança por "pacotes de conteúdo", aí é que o bicho pega!
Exemplo hipotético:
- Por 1 email + acesso a X conteúdo você pagaria "1em + X" ; por 2 emails + acesso a 2 X conteúdos ...pagaria "2e + 2X " e assim por diante;
Seria semelhante aos pacotes de TV por assinatura...quer ver futebol, paga mais; quer ver filmes, paga mais; quer ver UFC, paga mais ...
Mas vindo do PIG e das TELES, esperar o quê...cobrança de conteúdo, ou seja a PRIVATIZAÇÃO DA INTERNET...QUE HOJE É LIVRE PARA TODOS !!!
Desculpem, esqueci os links para os downloads:
-pdf PL 2126/2011
http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=912989&filename=PL@126/201
-pdf Relatório do Dep. Federal Alessandro Molon PT/RJ
http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=0ABABB68C8B0307126F0A11641360BDD.node1?codteor=1225789&filename=Tramitacao-PL+2126/2011
Tirem suas dúvidas e se posicionem !
- CUNHA ...CENSURA...DESUGUALDADE...PAGAMENTO !
- MOLON ...LIBERDADE...IGUALDADE...GRATUIDADE !
PS. Os downloads dos pdfs são gratuitos...pelo menos por enquanto !!
A presidente Dilma é muito mal assessorada, sua é equipe é Fraca. Perderam o time! O momento era de expor o Eduardo Cunha ao rídiculo, colocar o sentimento das ruas à favor do governo e deixar o congresso em banho-maria. Ao personificar o problema no Eduardo Cunha e negociar no varejo com os outros partidos, Dilma fez o mesmo na política e pior. O PT reclama do Mensalão, mas não para de fazer mérda!
colocar o sentimento na rua atrves de que midia? só se for por telepatia!
Pensa só na situação, o usuário que só faz uso para mandar e receber email.
- por favor queria reclamar do valor da minha FATURA?
- pois não!
- este mês veio bem mais alto o valor, e eu só uso para EMAIL.
- Sabe o que é Senhor! nós verificamos que esse mês 80% dos EMAIL foi enviado em CAIXA-ALTA(MAIÚSCULAS).
- Tem certeza?!
Grande...
Posso ajudar...
Senhor, o aumento é devido a taxa de lixo de sua lixeira.
e se o senhor não limpa o seu terreno também vem uma taxa,
e estamos vendo aqui que o seu esta cheio...
Quer que aumente....temos dois bons planos...100,00 reais
a mais na conta, e o senhor não precisa excluir..
Desde o começo, estava na cara que toda essa balbúrdia promovida pelo "líder" do PMDB na Câmara tinha em vista justamente a votação do Marco Civil da Internet. Todos (ou quase todos) já sabem quais os interesses que ele representa. Jogou com todos os seus poderes para barrar a aprovação da neutralidade da rede, como quer o governo, como é bom para o público usuário, e que as teles pretendem derrubar. Vamos à votação!
Esse pulha,o Cunha,acho que é parente do Aécio.Ambos são Cunha!
O Herança Politica que o PMDB tem em função dos dois Governos LULA e DILMA é mais do que precisam para presentear seus eleitores, por isto correm o risco de perder feio os seus...
E eu gostaria muito que isto acontecesse, uma boa hora para o PT meter bronca, comer pelas beiradas...
E requisitar o Requião...