Eduardo Cunha é um zumbi: a cara é ameçadora, mas os pedaços já lhe caem

Acontecerão, na próxima semana, ações concretas da Procuradoria Geral da República contra Eduardo Cunha.

É inevitável e é conveniente, porque o recesso do parlamento vai  reduzir a possibilidade de reações imediatas dos “cunhistas”, que vão, prudentemente, se encontrar com as “bases”: isto é, analisar o quanto os favores e arranjos feitos com o “Dono da Câmara” os podem atingir numa investigação criminal.

Os arquivos eletrônicos que colocam suas digitais nos requerimentos de achaque contra o lobista Júlio Carmargo serão um ponto, mas não serão tudo.

Cunha reage, desafiador, mas não tem eco, porque está desmoralizado, apontado como achacador.

Cunha preferiu se apresentar na TV como um realizador e colaborador do esforço para enfrentar a crise, ao mesmo tempo em que, nos jornais, “chutava o balde” e se anunciava em oposição frontal a Dilma.

O problema é que seu “exército” vacila.

O PSDB não quer se algemar a alguém que podem em duas semanas, virar um cadáver político.

O PMDB – como, aliás, a maioria dos deputados – é um sobrevivente.

Já declarou que Cunha age “em nome pessoal”.

Há um clima de medo em todos os que se associaram ao projeto de Cunha, alguns com “argumentos” obtidos na base do que foi denunciado ontem.

Qual seria o efeito de uma “batida policial” na casa de Cunha? A esta altura alguém pode dizer que isso é inviável?

Não, porque os métodos abusivos de ação policial e judicial estão consagrados desde o início da Operação Lava Jato.

Cunha diz que vai acertar Dilma.

Espertamente, esta diz que espera dele imparcialidade.

Jogo-de-cena, como pede a política, porque nem a Velhinha de Taubaté espera imparcialidade de Cunha.

Claro que Cunha, afundando, estenderá suas garras para levar quem puder com ele.

Só que a mão que cai sobre o pescoço de Cunha não é a dela, mas a de Janot.

Cunha ameaça com o impeachment de Dilma, mas é o dele que se tornou gritantemente próximo.

Fernando Brito:

View Comments (23)

  • Só uma dúvida: já providenciaram a camisa de força para este tal de ALCUNHA??

  • "Baixo clero" oferece número, mas não consistência. Ao primeiro sinal de perigo, debanda.

  • Que papelão grotesco!
    O energúmeno conseguiu expellir o vômito sulfúrico sobre a nação!
    Quando eu li a manchete 'Após rompimento, Cunha despacha 11 pedidos de impeachment de Dilma'...
    E bem que o portal uol/folha poderia maneirar: 'Após indiciamento, Cunha despacha 11 pedidos de ...'!

    Mas, "vá lá": o PIGolpista &$ o 'CU(nha)' "do 'Aécio Furnas Forever'" são partes de um mesmo monstro, putrefato e miasmático!...

    NOTA FÚNEBRE:
    se a Legalidade não cortar, definitivamente, a cabeça do 'CU(nha)' "do 'Never'", o monstro renascerá com 07!
    07 cabeças satânicas!
    E criminosamente indômitas!...

    O futuro da nação e da civilidade nativa estão em xeque!
    Matem o 'CU(nha)'!
    Em nome da vida!
    E em nome de Deus!

  • Este DEPUTADO DELINQUENTE,representa o que sobrou de mais ruim,do VELHO MDB de décadas passadas,que tiveram entre tantos,figuras como Ulisses Guimarães, e que assim mesmo,mercê sua postura DEMOCRÁTICA,não conseguiu passar para uma grande quantidade dos hoje,Deputados Federais,um pouco de sua agilidade mental,para ultrapassar momentos de dificuldade.Está reduzido hoje,o sucedâneo do ANTIGO MDB,o hoje PMDB,cuja parcela mais arrivista está aparentemente,com o comando do partido,que espero não ser a MAIORIA,cuja proeminência se reduz,à figuras como o atual Presidente da Câmara.Me fazendo lembrar de SEVERINOS CAVALCANTES,que andam ainda soltos por aí.Quiçá a parcela desse partido que ainda tem os pés no chão,não se deixe levar por ARRIVISTAS que mudam de partido,como mudam de camisas.

  • Ele, o Eduardo Cunha é parente do Aécio Neves da Cunha? Se não tiverem laços genéticos com certeza compartilham do mesma caráter e ética. Na ânsia pelo poder estão virando caricaturas esquisitas. Já espumam pelo canto da boca de forma semelhante.

    • Já percebeu como ele, o AECIM, está mudo? É como dizem, quem tem C tem medo!

  • Ufa!

    Quero fogos de artifício em comemoração a saída de cunha de um cargo para o qual não tem a menor autoridade moral pra ocupar.

    #foracunha

  • Cunha é um instrumento descartável,mas vão usá-lo até a última gota de sangue antes de cuspi-lo fora,não dá pra avaliar ainda os danos finais que o moribundo vai causar.

  • O Deputado Cunha demonstrou muito ter poder. Isto é bom por um tempo. Mas ao longo do tempo, isso é terrível na política. Desperta ciúmes em outros políticos de diferentes agremiações.
    O Deputado Cunha vai querer levar a Presidenta Dilma pro cadafalso. Porém não conseguirá nada mais que tirar a Presidenta Dilma do poder. Não construirá nada de novo. Patrocinou, via de regra, projetos destrutivos em termos sociais e econômicos. Nenhuma oposição responsável chegará perto dele.
    O Deputado Cunha perdeu a áurea, a grande virtude dele, de ser um bom e discreto arrecadador. Agora está inservível.
    O problema do Deputado Cunha é que agora pode ter deixado a legião de deputados dele meio decepcionados.
    A despeito de a política é como o céu (uma hora as nuvens estão de um jeito, outra hora estão de outro jeito), de difícil previsão, mas pode se dizer que o tempo está bastante fechado na política brasileira.
    O Deputado Cunha age como um juvenil na política. Não tem a esperteza de Renan. O delator tem de provar, a Procuradoria tem de provar, o que for delatado. E ponto.
    O Deputado Cunha agiu como um político juvenil quando ataca o queridinho Dr. Moro e quando perseguia abertamente a atuação do PGR Janot.
    O Deputado Cunha já agira como um juvenil na política ao exonerar um dos servidores responsável pelos sistemas informatizados da Câmara por ele ter "vazado" informações a respeito de requerimentos suspeitos de Deputados "pau mandados" dele com vistas a achacar empresários. Assim como quando ironizou a atuação da PF ao dizer que a casa dele estaria aberta a partir das 6h.
    O Deputado Cunha partiu pra pancadaria, pro vale tudo. Quais os políticos o acompanharão nessa empreitada. Ninguém gosta de Neros na política.
    Uns dias atrás Cid Gomes foi a tribuna e bradou para o Deputado Cunha. Chamou de achacador. Alguns colegas o defenderam. O deputado Cunha prometeu processar Cid Gomes.
    Se faltavam provas do brado de Cid Gomes, parece que elas existem e foram reunidas. A PF não precisa nem invadir a residência dele a pedido do PGR, autorizado pelo STF. E o Deputado Cunha sabe disso.

Related Post