Eduardo Cunha, os deputados que “roubaram porque deixaram” e o diálogo de Cardozo

O Brasil virou o país da desfaçatez.

Duas semanas após a lista apresentada pelo Procurador Geral da República ter gerado a abertura de investigação sobre dezenas de políticos, entre eles o Presidente do Senado, Renan Calheiros, e o da Câmara, Eduardo Cunha, este último diz a empresários paulistas – e depois em entrevista para a grande mídia, que “a corrupção está no Executivo, não no Legislativo”.

“É bom deixar claro que a corrupção não está no Poder Legislativo, a corrupção está no Executivo. Se eventualmente alguém no Poder Legislativo se aproveitou da situação para dar suporte politico em troca de benefícios indevidos é porque esses benefícios existiram pela falta de governança do Poder Executivo”.

Então fica assim: “roubamos porque deixaram roubar”.

Pausa para rir do “se efetivamente alguém do Poder Legislativo se aproveitou”.

Enquanto Cunha, gravado na lista de Janot, bravateia a honestidade dos políticos, o Governo, que não está na lista, gagueja que “vai lançar um pacote anticorrupção” e diz que vai “dialogar”, pela boca do Ministro José Eduardo Cardozo.

Será, senhor Ministro, que alguém parecia ontem disposto a dialogar?

Isso não quer dizer que devam ser tratados abaixo de pau, é evidente, embora se devesse agir, dentro da lei, contra quem prega golpes militares e outras pérolas.

O governo tem é de agir, tanto na administração quanto na política, revigorar sua base de apoio popular, mostrar à sociedade que é o que diz ser e que este movimento é uma extensão espúria do processo eleitoral.

Não impor o ajuste necessário com medidas doces para os grandes empresários – como foi o impacto de uma só vez, sem escalonamentos, das tarifas de energia ou como é a elevação contínua dos juros – enquanto o que é amargo para o povão nem sequer é pactuado.

Como é que as maiorias que elegeram este governo vão entender que é preciso defendê-lo se ele não fala ou, quando fala, titubeia?

Sinceramente, não acredito que o governo, mesmo que o quisesse, poderia a esta altura enfrentar a mídia, ao menos não decididamente, depois de anos e anos de temor – e tremor, melhor dizendo – ante o cogumelo que domina a informação neste país. E mesmo ao que nos resta de mobilização, fazê-lo pouco será senão fornecer mais matéria-prima para a ridícula e até cruel lenga-lenga sobre censura à imprensa, bolivarianismo e outras baboseiras que se propagaram entre os histéricos.

Porque, infelizmente, os controladores da comunicação, hoje, no Brasil, se assemelham ao “protestante” da foto: berram como irracionais.

E tratam gente como Eduardo Cunha como respeitáveis senhores, ao qual dão incontestados microfones para explicar quem rouba e como se rouba no Brasil.

Quem sabe por reconhecer-lhe notório saber, como integrante da seleta e extensa lista do Dr. Janot.

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (68)

  • Fernando, não tem jeito. Quando o touro se deixa virar boi, baixa o cachaço e deixa colocar a canga, vai ser boi de carro até virar churrasco.
    No vídeo do Viomundo, o da loura de peito de fora, tem um trecho prá pensar: três adolescentes de periferia, de esquerda, e sabem o que é isso,declaram que alí estão para protestar contra um governo de burguesia (estão errados?).

    • Acho que a Dilma está jogando politicamente para isolar a ala esquerda do PT. Ela não é de esquerda, já declarou até, e prefere ficar refém da direita demotucana do que aos radicais do PT. A agenda dela ou é populista ou direitista. Em resumo: escolha errada do Lula/PT como tantas outras. Não adianta se iludir com o PT como salvador da pátria porque não passa da mesmisse tucana.

  • Pessoal da esquerda.. A hora é de luta incessante, nada de jogar mais gasolina na fogueira. É agora ou nunca.... A rua é a solução..

    • A luta de nada vale sem o domínio da comunicação. A luta não aparece, a derrota do inimigo se transforma em vitória, sem uma inteligente e eficiente rede de comunicação. Comunicação, eis a charada que o governo tem que matar para que não morra. E ao que parece a cúpula do governo não está sabendo fazer nem palavras cruzadas, quanto mais matar a charada da comunicação.

    • Muito bem Clóvis, chega dessa esquerda purista pensando que mudará o mundo com o Manifesto Comunista debaixo do braço, as forças que peitamos são poderosas e este movimento não deseja só o governo do Brasil e sim se apoderar do futuro da América Latina.

      Por coincidência tava escutando a música Sympathy for the Devil, e é exatamente o que se aplica hoje no Brasil, uma mão invisível está agindo e muitos acreditam , como antes por sinal, estarem salvando a Nação de uma ameaça.

      A mão de Lúcifer, não o da mitologia judaico-cristã, mas o Lúcifer real representado pelos poderes de Washington.

      Então cabe à esquerda e aos patriotas a luta na rua em defesa de nossa Nação, nosso Povo e nossa Soberania.

  • Doentinho esse sujeito da foto,não? .
    A passeata foi uma sessão de descarrego coletivo. Haja hospício !!!
    Gente, a GLOBO faz a cabeça do pessoal que não quer ler nem pensar já faz muito tempo.
    As esquerdas tem que se mobilizar logo, independente do tempo que o Governo levará para reagir.
    O MP do Paraná vai condenar todos do PT ,sem direito ao contraditório.Estamos assistindo à ascensão do Fascismo no Brasil.
    Se Dilma não acordar vai acabar como Getúlio , vai ser suicidada !

  • Fernando, o novelo tem na outra ponta o Assad, ligado aos inimputáveis. Tem que prospectar essas ligações que levam tucanos gordos, os mesmos da Lista de Furnas. A seletividade do Parana tem que ser exposta. Nunca teve propina com a oposição? O próprio Barusco afirma que começou em 97, então, a sociedade não pode ficar desinformada dos desmandos da oposição.

  • Brito, assista agora a entrevista da Dilma, direto na NBR. Tá excelente, na minha singela opinião.

  • Tenho certeza absoluta,que o coxinha que aparece berrando,em ecstasi, antes de ir para a passeata G (nérica), andou se picando com o flamante e novíssimo Krokodil. Parabéns para a família dele.

  • O "protestante" acima, na certa um POBRE DE DIREITA, se acha integrante do 1%. Veja que é não tem apenas ódio. é algo muito pior, um ódio de classes, qualificado pela raiva; Um autêntico ÓOOOOOODIO...

  • É EXTRAORDINÁRIO COMO A ESQUERDA É MASOQUISTA. CONTINUA BATENDO FORTE NA DILMA E NADA VI DE APOIO ÀS MANIFESTAÇÕES DO DIA 13. CONVOCAÇÃO SÓ NO CAFEZINHO. DEPOIS QUER QUE A DILMA SAIA EM PASSEATA PARA ENFRENTAR ESSES CÃES RAIVOSOS DA FOTO.

Related Post