Eike se entrega. E quem ele entregará?

Quando eu era guri, havia una “adivinha” que dizia: o que é, o que é, que quanto mais se tira, maior fica?

Óbvio que buraco era a resposta e buraco é a forma mais adequada de descrever a situação de nosso país.

O  “foragido” Eike Batista, que poderia ter apelado para sua cidadania alemã – e a Alemanha não tem tratado de extradição com o Brasil – embarcou no final da noite de domingo para o Brasil e será preso quando chegar ao Galeão, pouco depois de dez da manhã.

Eike, que nada tem de diferente dos empresários-aventureiros-picaretas  que marcaram o século 20 brasileiro – como, nos EUA, os “gigantes da indústria” do final do século 19 -tem muito mais a falar que o pretendente a delator Sérgio Cabral.

Porque a história de Eike não é só a dele, mas a de seu pai, Eliezer Batista, cuja história se confunde com a da própria Vale do Rio Doce.

O capitalismo é uma longa história suja e os capitalistas sempre figuras glamurosas.

Só há duas coisas certas, neste momento.

A primeira é de que se confirma o vaticínio de Dilma Rousseff, de que não ficará “pedra sobre pedra”.

A segunda, é que estes escombros se chamam Brasil.

Fernando Brito:

View Comments (14)

  • A terceira é que ninguém vai parar a lava jato. Temer e seu séquito cairão em breve...

    • Cedo demais pra afirmar isso.

      Quem já conseguiu acordão com o STF para melar a decisão monocrática (e desrespeitada pelo presidente do Legislativo), de um Ministro, consegue reverter o curso punitivo das investigações.

      • Olha, eles tão fazendo o diabo e nem frear um pouco conseguiram ainda...

  • Os blogueiros esquerdistas possuem verdadeira ojeriza da Lava Jato.

    Respondendo, acredito que Lula, Sérgio Cabral e Dilma sejam alvos diretos da delação de X.

    • Alisson, a lava jato matou o boi pra acabar com o carrapato e tu achas que temos que gostar dela?
      Felizes nesta história estão as multinacionais do petróleo, que nunca compraram tanto petróleo e tão barato. E feliz está a turma do psdb que, mesmo delatada, nunca é incluída pela honesta lava jato nas investigações. Sempre existe uma desculpa pra deixar o megadelatado Aécio de fora, coitadinhi.

      • A turma do psdb comprou o cala boca dessa turma com muita grana. O Never dominou Minas, o Santo w o careca SP e por aí vai.

    • O Aliçon é aquele cara que votou no Aécio, o mais chato cobrador de propina, para acabar com a corrupção, porque acreditou na Veja na Globo. Depois disso não é preciso falar mais nada. Um bobo

  • Ele vai entregar quem mandarem entregar em troca de alguma coisa que irão lhe oferecer. Tem sido assim, não tem?

  • Ainda acho que Eike foi fazer um acordo com algum chefão americano, o mesmo superior de Janot e de Moro. Foi direto ao chefe e garantiu alguma regalia em função de sua vulnerabilidade numa prisão comum. Porque senão fica no ar uma pergunta incômoda. Qual o homem de negócios estrangeiro que trataria de investir ou negociar com alguém procurado pela INTERPOL?

  • Vejam com é a progressão dos genes q impulsionam a melhora gradativa da espécie humana.
    Primeiro foi Eliezer
    Depois Eike
    A seguir o Thor.
    ...e quem viria depois, oh mundo cruel?
    Sabe d´uma coisa? Charles Darwin sabia de nada, inocente.

  • Os coxinhas ainda não entenderam que não somos contra a lava jato. Somos contra, isto sim, contra a seletividade dela. Enquanto Aécio, Temer, Jucá, Renan, Serra e outros peixes menores não são investigados, apesar das diversas delações envolvendo milhões de reais ou dólares, o Moro insiste no triplex, no terreno, no ap alugado, nos pedalinhos ou qualquer coisa que "possa pertencer" ao Lula. O problema é que perdem tempo a mais de 2 anos nessa história fajuta e prova, que é bom, NADA. Querem prova mais cabal de que a lava a jato apontou seus canhões só para inviabilizar Lula em 2018? Precisa ser muito cego e burro para não ver (ou fingir) que não vê algo tão óbvio. Qual outro povo do mundo é tão burro quanto o brasileiro?

  • E para os que "acharam" que o Eike tinha fugido, taí o desmentido. Quem acreditaria que um empresário brasileiro, com negócios aqui, fugiria e abandonaria tudo? Só burros mesmo. Além disso, ao se colocar à disposição da justiça, ele mantém sua credibilidade como homem de negócios. Só covardes fogem.
    A propósito: coxinhas acreditaram no factóide da Veja de que Lula havia pedido asilo na Itália, lembram? E Lula está aí, junto com a Dilma, denunciando essa corja toda, sem medo de represálias. Sabem por que? Quem não deve, não teme.

Related Post