“Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”. Artigo 1º. Parágrafo Único da Constituição Brasileira.
Michel Temer corre a acusar de “golpe” uma eventual proposta de eleições diretas para um novo Governo.
Logo ele, que não acha golpe que um marginal que preside a Câmara dos Deputados seja seu cúmplice na escandalosa decisão de abrir e fazer admitir um processo de impedimento de uma presidenta eleita diretamente, a qual o carregou, “na aba”, ao posto de vice-presidente.
Novas eleições presidenciais, até a metade do mandato presidencial (portanto, 31 de dezembro de 2016) são previstas na Constituição, no Artigo 81: “vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, far-se-á eleição noventa dias depois de aberta a última vaga”.
O que impede seja praticado contra Temer o mesmo processo de impeachment que ele estimulou e dirigiu? Neste caso, será golpe, se diz que contra Dilma não é? Há, na Câmara, inclusive, pedido igual, por ato igual que, por um vazio legal, o STF interpreta que pode ficar “na gaveta”, para ser ou não “sacado” por Cunha quando este desejar.
E se as ruas se encherem, exigindo que ele renuncie, será golpe?
Podemos pensar até numa improbabilíssima hipótese, a de lhe restar alguma consciência (!) e caráter (?!!) que o façam perceber sua ilegitimidade popular, sua rejeição pública e sua falta de sustentação política não lhe permitem governar?
Mesmo depois de transcorrido o prazo de dois anos, a partir do qual a Carta prevê a eleição pelo Congresso Nacional, o que impede de, premido pela opinião pública, o mesmo Congresso renuncie às eleições indiretas – ou reduza sua aplicação a razoáveis seis meses, digamos, do final do mandato, como falar em golpe se quem representante decide devolver o poder aos representados?
O exercício da função pública não é “direito pessoal adquirido”, como está provando o processo de impedimento com a vaga e não-provada acusação meramente contábil. Se não é para ela, será para ele?
Novas eleições não serão fruto de processo judicial e muito menos de uma simples proposição parlamentar. Mas podem ser, sim, uma saída para um quadro de gravíssima crise institucional e econômica, que inviabilize o funcionamento do país.
Aí, seu “dono” – que é o povo – poderá pedir os cargos de “gerente” dos que já se tornaram incapazes de dirigi-lo, porque a soberania popular “será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos”.
Isso pode ser golpe, se o que está sendo feito não é?
View Comments (31)
Sinceramente, desisti do Brasil e só não vou embora porque não tenho condições para isso.
Olá Fábio! Eu também só não vou embora porque tenho uma mãe de 89 anos para cuidar, senão já estaria buscando outros ares mais democráticos para viver... como no Uruguay, quem sabe! O que nos resta mais a fazer nesta republiqueta de bananas?
STÉDILE: GLOBO DEVE DESCULPAS AO POVO BRASILEIRO
https://www.facebook.com/lindbergh.farias/videos/1189031491108144/
STÉDILE: GLOBO DEVE DESCULPAS AO POVO BRASILEIRO
“Está na hora de vocês pedirem desculpas para o povo brasileiro. Tratar de ser isento. Por isso que a juventude protesta contra a forma com que vocês estimularam o golpe no Brasil. E o povo brasileiro não aceita nem o golpe, nem o preposto que vocês inventaram, que chama Temer, Cunha. Então, trate de se redimir perante o povo brasileiro”, disse João Stédile, líder do MST, a jornalistas da Globo
27 DE ABRIL DE 2016 ÀS 07:16
(...)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/228496/St%C3%A9dile-Globo-deve-desculpas-ao-povo-brasileiro.htm
... O STFede agora emite parecer!
Seria cômico se não fosse golpe!
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Para ministros do STF, antecipação de eleição presidencial seria ilegal
Por jornalista Mônica Bergamo
26/04/2016
(...)
CACHOEIRA - perdão, ato falho -, FONTE [IMUNDA!]: http://www1.folha uol.com.br/colunas/monicabergamo/2016/04/1764973-temer-escala-emissarios-para-sondar-stf-sobre-eleicoes-antecipadas.shtml
Marcelo, concordo com gênero e número, eleição levanttada por parte daqueles que fazem parte da luta pela democracia, os nivela com os golpistas. Geralmente são pessoas que estão fazendo campanha para Requião (PHA), para Luciana Genro ou para Marina.
Diria que é além de tudo uma forma de enfraquecer o movimento de resistência, logo, como os outros, são golpistas, aventureiros e oportunistas.
Eu nunca pensei que pudesse existir tamanha cara de pau num homem.
Se é legal que se peça. Que a direita corra atrás de candidato. Eu não creio que Marina tenha esse índice. E ela é tao ruim quanto Temer para a esquerda
Portanto não interessa torcer por ela.
Devíamos fazer o movimento "limpa"
Limpa tudo, a começar da Câmara. Eu não quero nenhum presidente com esses picaretas, só as exceções.
Cara de pau de Temer.
Eu tô dizendo. A roda por aqui gira ao contrário. Deixar o povo de quatro, sem voz, sem vez, sem direito de escolha é golpe. A cogitação de novas eleições passa a ser golpe para a pretensao deles, e claro, porque nas urnas eles são uns bolas murchas, se acabam no primeiro round.
Sabia que não demoraria vc fazer coro com PHA, Fernandinho. Mas um detalhe: novas eleições precisam ser por PEC, que demandam dois terços dos votos... Essa é a tentativa tola de manter Dilma presidente e fazer de Lula ministro... Quáquáquá
Lula na frente nas pesquisas. É por isso que vocês estão todos alvoroçados, admite aí
Evidentemente, se o presidente Temer renunciasse ou viesse a sofrer impeachment, a realização de novas eleições não seria golpe, pois elas estariam, como o próprio impeachment, previstas na lei. Golpe é querer tirar um presidente legitimamente instalado no cargo e que não cometeu nenhum crime porque não se gosta dele ou porque se julga que seu governo não está bom. O PT não gostava do Itamar e quis até sabotar o Real, que o FHC iniciou ainda como seu ministro. Mas nem por isso ele deixou de cumprir o seu mandato e começar a vencer a hiperinflação que o PT gostaria de manter. Querem o poder agora? Querem eleições? Esperem 2018 e tentem ganhar.
"Golpe é querer tirar um presidente legitimamente instalado no cargo e que não cometeu nenhum crime, porque não se gosta dele ou porque se julga que seu governo não está bom", by Ernesto.
Não é isso que o Temer e cia estão querendo fazer com a Dilma? Tirar uma presidenta que não cometeu crime algum? Então meu caro Ernesto, isso é GOLPE!
Alisson, por favor......
Dilma se afasta e antes entrega a PEC....como é que VC acha que ela vai ficar? Se ela ficar não precisa eleição meu caro. E para o caso de ser afastada, sacou? Leia msis. VC conhece os outros blogs? VC lê......tem artigos explicando isso.
Esse é o sonho maluco de vcs esquerdistas...
"A Constituição" que o STFede se preocupa em preservar!
Ademais, para os(as) mesmos(as) "supremos(as)" golpe é Legal!
E toda a patifaria suprema sustentada com o sangue e o suor do honesto povo trabalhador brasileiro!
$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
LEWANDOVSKI TENTA APROVAR REAJUSTE DO JUDICIÁRIO
Em reunião com líderes de todos os partidos da Câmara, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, obteve apoio ao reajuste dos servidores do Judiciário; segundo o Ministério do Planejamento, a proposta aumentaria os gastos em R$ 5,3 bilhões em 2016 e R$ 36,2 bilhões até 2019
27 DE ABRIL DE 2016 ÀS 05:54
(...)
FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/228490/Lewandovski-tenta-aprovar-reajuste-do-judici%C3%A1rio.htm
... A propósito,
a quantas anda o processo que o governo federal anunciou iria ingressar contra o crime hediondo perpetrado pelo "juiz" 'vazador' do golpe?
BRESSER PEREIRA: DILMA ROUSSEFF É VÍTIMA DE CONSPIRAÇÃO DOS RENTISTAS
"Eu digo há muito que o problema é político. Que o Banco Central mantém uma taxa de juros real tão alta devido aos interesses dos rentistas e dos financistas que administram a riqueza dos primeiros. E que esses rentistas não são apenas os muito ricos. Há uma grande classe média rentista, que está muito satisfeita com os juros altos. Mais do que isso, exige que os juros sejam altos", diz Luiz Carlos Bresser Pereira, ex-ministro de FHC; "Isto ficou muito claro em 2012, quando a presidente Dilma Rousseff logrou baixar os juros para 2% reais. A meu ver foi esse o fato principal que fez a classe média tradicional se voltar contra ela, e sua popularidade cair verticalmente em 2013"
27 DE ABRIL DE 2016 ÀS 07:49
FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/economia/228505/Bresser-Pereira-Dilma-%C3%A9-v%C3%ADtima-de-conspira%C3%A7%C3%A3o-dos-rentistas.htm