Eleição não é artimética

Pode ser que, lendo um pouco mais, ache-se algo de análise política nos  jornais que vá além do primário exercício aritmético de especulações sobre o destino dos votos de Lula.

Delírios que não são só dos analistas, mas alguns candidatos,  os com menos decoro, como Marina Silva que, em O Globo, sugere ao PT, PSDB, PMDB e ao DEM o que ela própria faz, que decretem “quatro anos sabáticos” para reler seus programas e, talvez, fazerem uma “elevação espiritual”. Típico de Marina, sem nenhum outro compromisso que não com a sua própria ambição e que não hesita em fugir da luta política e apostando em uma possível megassena eleitoral, com seus números vencendo porque os outros foram retirados do “sorteio”.

O Globo estima que 53 milhões de votos só nas cidades do interior o butim que se abre com a exclusão de Lula e os analistas de pesquisa ouvidos pelo jornal deveriam, sobre eles, recordar a frase atribuída a D. Maria Maluf, quando os futuros herdeiros brigavam pelo controle do grupo Eucatex, pertencente à família: “não se depena a galinha ainda viva”.

Agora, pior ainda, porque agora se trata, em autodefinição, de uma jararaca e só mesmo os muito tolos descuidam dela mesmo depois de um golpe aparentemente fatal.

Não é visível, neste momento, que alguém, exceto Jair Bolsonaro, tenha saído vitorioso deste episódio. O autoritarismo que representa, ao menos institucionalmente, venceu e, sendo a truculência dos “homens da lei” aceita como ordem adequada à sociedade, por que não elevar um deles ao ex-primeiro-cargo da República (embora isso esteja fora de moda, depois da atribuição de poderes totais a qualquer juiz de 1ª instância?).

Claro que todos terão algum incremento em seus números de pesquisa: afinal, haveria de tudo em quase 40% dos votos que detém o ex-presidente. Marina, porém, deixou sequelas com sua postura desde 2010, agravada em 2014 pelos afagos a Aécio Neves. Já Ciro, com uma correção de rota ao final, tem cicatrizes mais recentes, embora curáveis, com o lulismo. De Alckmin, Meirelles e Maia, nem é preciso falar.

É por isso que a “solução Huck” voltou à liça eleitoral. Contra o “outsider”, porém, pesam sua amizade baladeira com o mesmo Aécio, o escancarado oportunismo e a marca da Globo tatuada à testa.

Falta, porém, a estes cálculos, o ronco surdo no sentimento do povão, que é difícil precisar, o artificialismo da situação política a que fomos levados e que, se não normalizado – ainda que não por espírito democrático, por medo de onde pode nos levar  – deixa tudo com a solidez de um castelo de cartas e, finalmente,  se não voltar a lucidez, o efeito imprevisível do “ele disse”.

Lembra a história que, num tempo com muito menos poder de comunicação, um “ele merece os nossos sufrágios” de Getúlio Vargas, a poucos dias da eleição, levou uma reconhecida inaptidão à vitória em 1945.

 

Fernando Brito:

View Comments (65)

  • Falando em aritmética, a pena de Lula foi fixada baseada no numero de eleições a ser disputadas, ou alguém tem alguma dúvida. Moro, o bonzinho, condenou Lula a ficar fora de três eleições, esta e mais duas, nove anos e meio façam as contas.. O Tribunal dos coxinhas alegres decretou: Muito pouco, é esta e mais tres, doze anos e um mês, nem precisa fazer contas.

    • Eu já acho que as penas tiveram simbilismo com Lula e PT:
      9 anos e meo = nove dedos e um "cotoco"
      12 anos + 1 mês = 12 + 1 = 13

  • FB faça como Paulo Henrique Amorim, fecha os comentários para todos.
    E se algue5m quisser comentar que seja assinante ou colaborador.

    • Extraordinária idéia.Quando isso for implementado aqui no já respeitado site Tijolaço,aí sim,vou começar a ser leitor/assinante com o maior prazer.Opiniões só a nosso favor.Quem quiser encher o saco,blogs golpistas é o que mais tem,incluindo televisão,rádio e jornal impresso,digital e cia.

    • E fica um mínimo de 100 reais mês para postar, vamos ficar livres de histeria, baixaria e loucura.

        • Capiau Venha Chupar Meu Pau

          Você só escreve MERDAS, é merdas sem nexo.
          Sua candidata, a Bolsonara, já tomou no CU, há muito tempo. Só você e as suas comparsas não perceberam. Vocês são um bando de idiotas comandadas por outra.
          Vão dar muito cu esse final de semana? A SURUBA tá organizada ? Sua mãe e sua mulherzinha vão participar?
          Cadelinha vadia!

      • Capiau Venha Chupar Meu Pau

        Você só escreve MERDAS, é merdas sem nexo.
        Sua candidata, a Bolsonara, já tomou no CU, há muito tempo. Só você e as suas comparsas não perceberam. Vocês são um bando de idiotas comandadas por outra.
        Vão dar muito cu esse final de semana? A SURUBA tá organizada ? Sua mãe e sua mulherzinha vão participar?
        Cadelinha vadia!
        Libélula

  • Fernando, creio que Bolsonaro (que joga para não ganhar e sabe que não pode ganhar pois não tem capacidade para governar), deve perder muitos eleitores a partir da inabilitação de Lula.
    Ele já respira por aparelhos, mantidos pelo PIG, apenas para manter a polarização e o ódio contra o PT e Lula.
    Agora ele vai desinflar e talvez voltar à menos do que seus 8% a 10% naturais.

    A Rede Golpe joga com Hulk, Marina e muito provavelmente Hulk E Marina.

    Bolsonaro agora será desconstruído (o que não precisa muito...).

    É para Hulk e Marina que ela vai conduzir o rebanho (povo brasileiro) nos próximos meses.

  • Saudações Fernando Brito. Suas convicções sobre nosso futuro político de curto parece trazer alguma boa expectativa, algum otimismo. Confesso meu total descrédito. Estamos dominados por uma mídia asquerosa e criminosa, totalmente anti povo e mesmo assim recebe atenção e benesses deste mesmo povo. Algo como a síndrome de Estocolmo. A "justiça brasileira" , fraca no passado, tem a cara do global moro. Não tenho ilusões quando vejo nossa degradação que é capaz de condenar o VA Othon Pinheiro e o presidente de melhor avaliação popular após seu mandato , Presidente Lula.

  • Esqueçam, não haverá eleições em 2018. Quem deu o golpe não o fez pra entregar o poder 2 anos depois. Esqueçam, o caminho é outro.

      • Alícia Kawarinha Lulinha Qualquer Porra

        O caminho do seu CU, fela da puta !
        Sua candidata, a Bolsonara, já tomou no CU, há muito tempo. Só você e as suas comparsas não perceberam. Vocês são um bando de idiotas comandadas por outra.
        Vão dar muito cu esse final de semana? A SURUBA tá organizada ?
        Cadelinha vadia!
        Xibunguinha !
        Libélula !

      • Os homens continuam fazendo coligações para fortalecer a candidatura bolsonaro com sua mãe na cama?

    • Alícia Kawarinha Lulinha Qualquer Porra

      O caminho do seu CU, vagabunda !
      Sua candidata, a Bolsonara, já tomou no CU, há muito tempo. Só você e as suas comparsas não perceberam. Vocês são um bando de idiotas comandadas por outra !
      Cadelinha vadia!
      Xibunguinha !

Related Post