A elite paulista e o seu brinquedo perigoso

Getúlio Vargas era “populista”, mesmo tendo industrializado o Brasil.

Leonel Brizola era “populista”, porque se dedicava a construir escolas de primeira qualidade.

Lula, sem dúvidas, é mesmo “populista”, porque inaugurou um processo de inclusão social como não se vi há décadas.

A elite paulista sempre encheu a boca, com nojo, para classificar (ou melhor, desclassificar) de “populistas” os políticos de natureza trabalhista, bem escorada pelo discurso dos “punhos de renda” acadêmicos.

(quem quiser saber o que é um “punhos de renda, observe o Ministro Luís Roberto Barroso, do STF)

A sua rejeição à ideia de um líder de massas é a sua resistência às mudanças que transformem o país no que é, um sociedade de massas, capaz de ser erguer como uma coletividade e não ser, simplesmente, ser gerida como uma colônia, com uma próspera camada de intermediários da dominação.

Mas é tristemente engraçado que, para representá-la, sempre se valeu dos tipos demagogos, que se afetam populares: Jânio Quadros, Maluf e, agora, João Doria.

Seus jornais, cheios de senões e críticas a tantos, jamais tem a coragem de tratar as jogadas demagógicas como merecem: como uma sordidez evidente para obter o marketing do primarismo.

Escondem-se numa falsa neutralidade, sem uma palavra corajosa que seja contra uma das mais toscas mistificações que já se viu aqui. Talvez maior do que a do Fernando Collor “caçador de marajás”, é a do “não sou político, sou gestor” de um pastiche de “João Trabalhador”.

É inacreditável que se consiga aceitar que os problemas da maior metrópole do Hemisfério Sul seja passar um concreto novo em meia-dúzia de calçadas ou receber uma ou outra doação empresaria, coisas que não apenas uma microscópica parte de uma administração pública que deve ter um porte, não sei, de quarta ou quinta maior do país.

Este tipo de encenação rastaquera só vai adiante com mídia.

Que, como parte da elite que é, bate palmas para o bufão que lhe serve para construir a alternativa presidencial que já não tinha, com seus quadros desmoralizados diante do Brasil.

O projeto da elite paulista – e da elite brasileira, que é ela mesma, com suas projeções – para o Brasil é mais ridículo e lamentável do que o personagem que ela criou para representá-lo.

Fernando Brito:

View Comments (28)

  • Na próxima constituinte a primeira providência deveria ser dar indepedência a São Paulo e romper relações diplomáticas imediatamente...TCHAU, e esqueçam do Brasil....Obrigado!

    • Independência nada. O Aniao no deve ser desfeita . O que devemos e caçar os golpistas paulista e devem ser exterminados . Eu falo e matar mesmoz. Golpista deve ser morto ao vivo no jornal Nazional O estúdio da Globo deve servimvado e cortar a cabeça do Bonner ao vivo. E depois do Ali Kamel.

    • Não Marcio, o solo e Brasileiro, mas se ele não estão satisfeitos, que vão morar em miAme, ou Niorqui.

    • Márcio a independência de São Paulo é boa para o Brasil, não para São Paulo. Se isto acontecer, eu que sou paulista me mudo para o Brasil porque isto aqui cheira mal, está insuportável. Me mudo para qualquer estado mais ao norte, não para o sul, deus me livre.

  • PLANO B PARA MANUTENÇÃO DO ESQUEMÃO: DÓRIA!!!

    PLANO A PARA MANUTENÇÃO DO ESQUEMÃO: ALCKMIN... se conseguirem abafar o roubo do "Santo"... se não conseguirem, Plano B!

    De uma forma ou de outra... o Estado vai continuar aparelhado pela mesma galera da lista da Odebretch, OEA, Camargo Correa... os esquemas Estaduais vão continuar os mesmos, os juízes vão continuar considerando o roubo do PSDB coisa menor... a imprensa vai continuar fingindo não ver a corrupção tucana e ganhará verbas publicitárias, a PF vai continuar com suas operações midiáticas que não prendem os peixes grandes...

    A imprensa + corruptos + empreiteiras + juízes + MP + STF + PF unidos para manter o esquemão de corrupção! Se a esquerda assumir, todo esforço vai para o buraco!!! O golpe passa a ser questão de sobrevivência!

  • A "elite" de São Paulo se fosse toda executada na bala não faria falta para ninguém. São descendentes de senhores de escravos que até hoje se mostraram incapazes de aceitar a democracia.

  • É preciso checar se essas empresas doadoras são de fato doadoras ou se não são apenas empresas, que devedoras da municipalidade, não estão se valendo dessas doações para retardar ou anular ações de cobrança por parte da Prefeitura. A conferir.

  • Para os incautos,ou desinformados,ou para os que não gostam de POLÍTICA,por considerar que POLÍTICO,é o mesmo que PARTIDARISMO,ou para pessoas cidadãs,que se importam com a VIDA EM SOCIEDADE,cabe destacar que o conceito populista,que a BURGUESIA invectiva historicamente,há muitos anos,não é nada diferente do que fizeram,GETÚLIO,PERÓN,LULA e tantos outros.É somente colocar o ESTADO,ou melhor,OS COFRES PÚBLICOS,que guarda o dinheiro oriundo da cobrança de impostos,cuja maior carga é do esforço do TRABALHO E DO CONSUMO,não do RENTISMO,que sempre é sonegado pela ELITE,aos serviços do desenvolvimento do país,em financiamentos à produção de bens de consumo,e em infra estrutura,que além de gerar TRABALHO,fomenta o consumo e a produção.Coisa semelhante ,fez nos E.Unidos,o sr.Roosevellt,com os aplausos das ELITES DE TODOS OS TEMPOS MODERNOS,que botou o TESOURO DAQUELE PAÍS,pra fomentar desenvolvimento. O que a BURGUESIA quer mesmo,é mamar nos COFRES PÚBLICOS,hoje em dia com um desenfreado AGIOTISMO ABUTRE INTERNACIONAL,que quer receber juros,mas não quer CORRER RISCOS.O POPULISMO ,portanto,são ações que visam somente não entrar no jogo dos BURGUESES,que somente querem para si,AS TETAS DO ESTADO.Para isso,o estado serve,mas para políticas para a maioria,são contra.Populismo é desenvolvimento.O resto é CONVERSA PRA BURGUÊS DORMIR EM PAZ.

  • Desculpe-me os paulistanos, mas certa vez ouvi dizer que São Paulo é a maior cidade de interior do mundo.

  • doria apresentador de tv....produto de marketing que o digam as tvs abertas e as radios jovens pans da vida!que o promovem........agora:va governar sampa porque a bola pode baixar......

  • É impressionante o espaço que esse cara ocupa na mídia (blogueiros inclusive). O Haddade em quatro anos de prefeitura foi solenemente esquecido por todos (Tijolaco inclusive). Gostaria de entender.

    • É que existem sujeitos pensantes e sujeitos pensados! Entre os últimos se encontram a maioria dos paulistas...

Related Post