Em cinco dias, já se foi 10% da água do Atibainha. E a “2ª cota” de Alckmin, de onde virá?

Os dias de alguma chuva e temperatura mais baixa não deram grande alívio à situação hídrica de São Paulo.

Desde que começou o bombeamento do reservatório Atibainha – onde o volume a ser drenado é de 78,14 bilhões de litros – já foram puxados dali 7,84 bilhões de litros.

Estão por conta do Atibainha dois terços de toda água necessária a abastecer – abastecer mal – a Grande São Paulo.

Mesmo com uma vazão afluente 50% à do mês passado, o que entra não dá para recuperar o nível do principal depósito de água, o Jaguari-Jacareí, que está sendo mantido exatamente no mesmo e baixíssimo nível do lodaçal, que a gente já já mostrou aqui.

No ritmo em que se tira água do Atibainha, agora, as imagens começarão a revelar também sua situação.  Como ele é menor e tem uma profundidade média maior, os efeitos da queda demoram a aparecer visualmente.

Agora, mais dramático é o pedido da Sabesp para a liberação da ANA para bombear mais 130 bilhões de litros do fundo de uma represa que está, até visualmente, seca, como é a do Jacareí.

Nem dragando canais e drenando cada poça tiram esta quantidade estúpida de água dali.

A menos que a Sabesp queira secar a represa com esponja e pano de chão.

Fernando Brito:

View Comments (33)

  • Eu só espero que o Alckmin trabalhe com uma boa parceria com a futura presidente, Marina Silva.

    • Alckmin trabalhar? Não ta vendo que ele nao gosta disso?!
      Marina presidente? Ela nao ganha nem no Acre que é o berço dela.

      • A conta é simples: quem vota no Aécio não vota de jeito nenhum na Dilma, quem vota na Marina pode votar na Dilma. Se você somar os votos da Marina em 2010 com os do Serra, eles superam os votos da Dilma em quase 6 milhões. A Marina tem mais condições de vencer a eleição do que o Aécio. Acho que muita gente que ia votar no Aécio vai acabar votando na Marina nesse primeiro turno. Agora é esperar...

        • Luis, duas coisinhas:
          1. O horário eleitoral começou agora e a Marina nem entrevistada foi. Acho que será um desastre;
          2. Quem leva a sério essas pesquisas? Lembra da Marta e do Haddad?

          • Mas eu não falei de pesquisa nenhuma. Eu me referi ao resultado das eleições de 2010.

          • Resultado da eleição de 2010:

            Dilma - 47.651.434
            Serra - 33.132.283
            Marina - 19.636.359

            Como eu acredito que a sua matemática é melhor do que a a Dilma, que disse que 13-9 é 7, é só você fazer as contas e ver que eu tenho razão.

    • Só espero que São Pedro trabalhe em parceria com São Paulo, pra te acertar um raio no meio dos cornos!

      • kkkk essa do raio foi boa. Achei que o tucano Luís Felipe tivesse nos abandonado, que bom ele voltou. Voltou e já pulou pro barco da Marina. Ô desespero !!!

        • Bom, é a única maneira de derrotar a Dilma, Márcio. Por isso, mudei o voto.

        • Agora os militantes do PT vão querer controlar o meu voto? O meu e o de milhões de brasileiros? Não basta querer controlar a imprensa!

    • boimate fazendo escola...
      E a cruza de bagre com chuchu o "alquirina" vai tirar água de aonde?

    • Uma parceria desta significa transformar o resto do país em um deserto.

    • …assim disse Inácio “Luis Felipe Gonçalves Salvatore” de Loyola:

      “Acredito que o branco (verdade) que eu vejo é negro (mentira), se a hierarquia da igreja (PIG) assim o tiver determinado.”

  • O símbolo da campanha aqui pra Governador em São Paulo deveria ser um canudinho. Xingar o Governador não está com nada. Melhor oferecer um canudinho pra ele sugar a água do Cantareira e do Atibainha pra você. Bom humor é fundamental.

  • Só falta o psdb tirar água do rio Tietê para a população beber.

    Paulistano continuará votando no psdb, por que gooooostcha!!!!!!!!

  • Nao moro em sp. O alckmin tinha que se reeleger para pagar a fatura politica po 20 anos de descaso: morte política dele e dos tucanos...

  • Fernando Brito, nos escreva um artigo imaginando-se em 2015 e nos mostre um quadro da cidade de São Paulo sem água, exôdo de moradores para o Nordeste, empresas fechando, desemprego e fome aumentando. Peço uma análise fria e despolitizada sobre esse quadro à nível nacional imaginando a quebra da cidade de São Paulo, "maior obra dos tucanos".

    • Concordo com o Heitor, a falta d'água por falta de planejamento, investimento e a componente da estiagem é um fato e está ai para ser mostrado e demonstrado.
      Ao contrário deste irresponsável governador e sua política de governo, acredito que precisamos começar a discutir com seriedade e até com palpites o que deverá ser feito nos meses futuros, principalmente a partir de novembro/dezembro quando o calor levará inevitavelmente a uma maior necessidade de água.
      O que vai acontecer em uma região com quase 25 milhões de habitantes, sem água e sem perspectiva de solução a curto e médio prazo?
      Esse governo irresponsável e sua agencia de meio ambiente, a CETESB dirigida por irresponsáveis, não se manifesta.
      Faz alguns anos que ao final da temporada de chuvas, o nível dos reservatórios não atingia 100% ou próximo desse valor. Vem caindo ano a ano como vem caindo continuamente a vazão dos rios que alimentam estas represas. E a CETESB?
      A CETESB, ao que consta, vem autorizando ano a ano o aumento das áreas
      plantadas com eucaliptos. Quem viaja ao Rio pelo Dutra pode perceber que o Vale do Paraíba está se transformando em um imenso eucaliptal para servir indústrias de celulose que reduzem seus custos a custa dos mananciais. As áreas em torno dos reservatórios do Alto Tietê são hoje imensas plantações de eucaliptos.
      Nas áreas acima do Cantareira, condomínios de luxo, zonas industriais ou café e eucalipto. Dirijam pela Fernão Dias para comprovar.
      Onde estava e o que fez a CETESB, pródiga em multar pequenos empreendimentos?
      Seguindo a mesma política da SABESP que deixou de investir para distribuir lucros aos "acionistas" presenteados pelo Mário Honesto Covas.
      O esgotamento dos volumes mortos dessas represas, aliado à menor vazão dos rios e dos olhos d'água demandará quanto tempo para que estas represas tenham condições de abastecer a população?
      Concordo com o Heitor, além de mostrar os desmandos do governador e daqueles que se apossaram deste estado há vinte anos, penso que está mais do que na hora de iniciarmos a discussão do que fazer.
      A próxima estação chuvosa, ainda que, contrariando previsões seja generosa não será suficiente para recuperar o volume morto destes reservatórios.
      E no inverno do ano que vem?

      • Só para lembrar, já foi noticiado que se tudo correr bem, e as chuvas forem NORMAIS, a previsão de recuperação do Sistema Cantareira é de TRÊS(3) ANOS.

  • Já deve ter gente calculando a queda do PIB de São Paulo para 2015 e 2016.

    Para algumas indústrias é sair ou fechar as portas.

    Pior que nem Plano de contingencia vai funcionar.

    • Depois a culpa será da Dilma se o PIB cair devido ao recuo em SP com o fechamento de empresas por falta de água.

    • Nelson, já vi na TV que tem empresas no interior parando a produção por problemas de escassez. Foi uma única vez. Provavelmente quem fez a matéria perdeu o emprego.

  • E tem mais, se a Lamparina ganhar não vai ter essa de desviar Água dali pra cá, de cá pra lá, nada disso, vai afetar o meio ambiente, se quiserem tomar banho que vão para o Nordeste tomar banho no São Francisco, o qual ela disse que vai mudar de nome, que esse negocio de nome de Santo em rio não é sua Praia, já ate antecipou o novo nome do Rio, vai chamar Valdemiro malafaia.

  • Prezado Fernando:
    Acho que há erro na frase: "Estão por conta do Atibainha dois terços de toda água necessária a abastecer – abastecer mal – a Grande São Paulo."

    O Atibainha é parte do Sistema Cantareira que abastece parte da Grande São Paulo.

  • O programa de TV do Geraldo Rodízio tenta ludibriar os paulistas mais uma vez com a velha tática de enaltecer a "riqueza" do Estado de SP, para fazer o povo crer que as coisas estão indo muito bem, como se o fato de SP ser o maior estado em população e recursos fosse obra do PSDB. Enquanto o Brasil se desenvolve, São Paulo estagnou-se e até racionamento de água esses tucanos deixarão de herança para ossucessores.
    Os pedágios mais caros do mundo, que encarecem os produtos e serviços. Os altos impostos, as caras tarifas e péssimos serviços de transporte, saúde e educação estaduais. A corrupção desenfreada do metrô e em diversas estatais aparelhadas pelo psdb. A segurança pública cada vez pior. E para fechar com chave de ouro os 20 anos de desgoverno, incompetência e corrupção eles conseguiram levar São Paulo a essa situação calamitosa de falta d'água, que demorará anos para ser corrigida e trará prejuízos incalculáveis ao Estado. E nada da imprensa paulista, Ministério Público e Poder Legislativo denunciarem e tomarem providências, pois todos ficaram submissos após 20 anos de psdb no poder.

Related Post