Em nome do pai, cruz credo…

É evidente que, sem a anuência do pai, o “Filho 01”, não assinaria um projeto como este, o de acabar com as reservas de mata em todo o país.

Não é preciso muita argumentação para mostrar que isso é improcedente, do ponto-de-vista econômico.

O Brasil produzirá este ano perto de 240 milhões de toneladas de grãos, em 62 milhões de hectares, um acréscimo de 30% em 10 anos, agregando mais de 15 milhões de hectares desde 2007, ou o território de  Portugal, Bélgica e Dinamarca, somados.

Temos um rebanho bovino de 220 milhões de cabeças que, é claro, não é criado em áreas de mata.

É evidente que há aspectos que devem ser aprimorados na legislação ambiental. Não se pode barrar o que beneficia milhões de pessoas por um alfinete ecológico e sempre há maneiras de mitigar danos, com políticas mais inteligentes, aliás, do que a de “compensá-los” com meia dúzia de mudas de árvores numa pracinha, o que muitas vezes se fez.

Há questões, como os corredores de preservação e a defesa das matas ciliares que, inclusive, devem ser ampliadas, até por seu alcance ambiental exponencial.

Mas o que se quer não é racionalizar, é devastar.

É a gente que privatiza tudo, inclusive o direito de desertificar, erodir, destruir. ‘É meu, faço o que eu quiser”, esta é a lógica monstruosa deste capitalismo miliciano.

A função social da terra é, há 80 anos, reconhecida pela legislação brasileira.

Pelas mãos do filho, transformado em “laranja” parlamentar, Jair Bolsonaro põe e prática o seu plano de devastação.

Fernando Brito:

View Comments (24)

  • Uma insanidade . O que foi falado não é o mal maior . Precisa que o Ibama sob forte ataque anti proteção ambiental , mostre
    a formação de rios que atravessam o Brasil de fora a fora são formados por afloramento aquoso ( minas ), pequenos córregos que estão em 70% dessas matas ciliares . E já existe projeto em andamento quem proteja ganha .

    • Pois é, matam as matas ciliares e depois vão reclamar que os reservatórios das hidrelétricas estão vazios. Aí, haja óleo diesel, gás natural e bandeira vermelha na conta de energia para compensar.

    • Discordo.
      O que dá nisso é falta de formação de base , governar de costas para o povo e de braços dados com a burguesia rural e financista.
      Fhc, Lula e Dilma, tudo farinha do mesmo saco nesse quesito.

  • Mais uma distração de Bolsonaro para implementar o limite de 35% e não mais de 80% na Amazônia Legal.

  • E segue o projeto de destruição do país. E nós bovinamente vendo tudo isso sem fazer nada...

  • "Que Deus tenha misericórdia dessa nação", dizia o criminoso
    "visionário" Eduardo Cunha ao anunciar voto da admissibilidade do Golpe e ao abrir a caixa de Pandora.

    • É um gênio do mal. Ele sabia o que estava por vir. Mas o instinto de escorpião estava com ele.

  • O que será das áreas de proteção ambiental, como a de São Francisco Xavier onde tive chácara por 15 anos e onde morei 5 anos, um lugar importante de ser preservado por causa da abundância de água e mesmo sem uma lei destruidora dessa, já bastante devassado (ricaços que desviam água para fazer piscina, etc.)

  • É a implantação definitiva da "Lei de Murici, cada um cuida de si". É o fim do acordo civilizatório que distingue e regulamenta as responsabilidades do Estado. Vamos para a pirataria geral.

    • Está em período de hibernação .Ela tem previsto acordar em 2022.

  • E o Queiroz! Por onde anda? Não demora o 01 acaba com ele também. Arquivo vivo é perigoso!

Related Post