Em Portugal, médicos cubanos são um problema. Ninguém quer que eles se vão

Se o caro amigo internauta fizer uma pesquisa rápida no Google verá que o que pode acontecer aqui no Brasil , no futuro, com os médicos cubanos que o Governo Federal está trazendo para atuar em municìpios onde não há profissionais brasileiros dispostos a atuar.

Os problemas não são de incapacidade profissional ou de dificuldade de comunicação.

São que os contratos firmados pelo governo português estão acabando e alguns deles terão de ir embora, para desespero das populações e dos prefeitos do Alentejo, do Algarve e do Ribatejo, regiões pobres que estão ameaçadas de ficarem, outra vez, sem médicos.

O portal SulInformação noticia:

Os cinco médicos cubanos que prestavam serviço de consultas no concelho de Odemira terminaram os seus contratos e regressaram ao seu país, deixando mais de 14 mil utentes sem médico de família.

Esta situação, segundo denuncia, em comunicado, a Câmara Municipal de Odemira, «está a provocar a rotura dos serviços médicos em Odemira, S. Teotónio, Sabóia e Vila Nova de Milfontes e o descontentamento da população e da autarquia, que têm vindo a expressar o seu descontentamento junto dos responsáveis locais, regionais e governamentais sem qualquer sucesso».

A autarquia sublinha, no comunicado a que oSul Informação teve acesso, que no litoral Alentejano prestavam serviço 16 médicos cubanos, cinco dos quais no concelho de Odemira e não foram substituídos, isto apesar de há alguns meses os autarcas terem sido alertados pela direção do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Litoral Alentejano para a necessidade de garantir a substituição dos médicos cubanos que terminavam contrato no final do ano de 2011.

As prefeituras são as maiores defensoras do trabalho dos profissionais cubanos, pelos trabalhos pró-ativos de saúde pública que realizam.

Até o presidente da Ordem dos Médicos de Portugal, apesar da cantilena de que os médicos estrangeiros são “superiores” em qualidade profissional, reconhece:

“Naturalmente os cidadãos que receberam os médicos estrangeiros ficaram satisfeitos. Porque até aí não tinham médico e passaram a ter. Não com as competências adequadas e desejáveis, mas passaram a ter um médico”

Pois é, né, doutor…

Agora, para quem quiser se aprofundar mais no “choque cultural” representado pelos médicos estrangeiros em Portugal, recomendo a leitura de um trabalho de duas sociólogas e uma psicóloga na Revista Iberoamericana de Salud y Ciudadanía, coordenada pela Universidade do Porto.

Ali, são ouvidos médicos cubanos, espanhóis e colombianos que foram trabalhar em Portugal e que falaram sobre essa experiência. Trascrevo apenas um pequeno depoimento, de uma médica uruguaia que está por lá:

Tú tienes que tener un segundo para mí, dos minutos aunque sea de
camino, de acercarte al primer familiar que está y decirle „señora, está
así, hicimos esto, la cosa está así, lo voy a llevar a tal hospital,
quédese tranquila, yo lo voy a acompañar‟. Es lo mínimo. Los
médicos portugueses, entran, salen, meten el tipo y se van. Yo al
principio decía „pero esto es inhumano!‟ […] Yo hablo con los
familiares. Eso les llamó mucho la atención a los enfermeros y a los
TAE [Técnicos de Ambulância de Emergência], yo siempre busco un
minuto […]. Hay cosas que son de sensibilidad humana porque el
paciente no es una cosa o un objeto. (E2, médica uruguaia)

Talvez tenhamos alguma coisa a aprender por aqui, não é?

Fernando Brito:

View Comments (19)

  • Acho muito bom a vinda desses médicos, mas acho que o pagamento pelo trabalho deles seja destinado a eles mesmos e não ao governo de Cuba. Penso também que o governo brasileiro precisa dar a eles estrutura para trabalharem, visto que o que falta são leitos hospitalares, ambulâncias para atender as emergências, em POA/RS um homem morreu na rua ficou meia hora no centro da cidade esperando uma ajuda q não veio nem dos médicos nem da polícia nem dos bombeiros, pô qualquer carro do serviço público poderia ter feito o atendimento, e o q disse o arrogante médico ao telefone, não tem ambulâncias, e desligou o telefone. A, depois chegou a polícia militar, mas o homem estava morto. Quanto a responsabilidade por esse fato, com certeza vai ser como pingpong entre prefeito e governo do estado

  • pelos atendimentos dos nossos médicos, quero que venham todos.....agora quem garante que esses que viram são bons? a não ser que: os primeiros atendimentos sejam no Hospital LINBANÊS!

  • Que venha os médicos cubanos, sejam bem vindo ao Brasil, eles sim são exemplo para o mundo suas luta históricas, enquanto o estados unidos manda soldados para outros pais, semeando medo, horror e ferindo pessoas de bem, e cuba comunista disponibiliza médicos (as) para cuida do povo, para nós vermos a onde que está nossa solidariedade com o povo, até na medicina tem está divisão de classe, devemos lembra que é várias vidas que estão correndo risco, brasil deveria aprender muito com cuba...Agora a elite não vê a vida do ser humano como humano, vêem como mercadoria... , O que o capitalismo num faz com as pessoas..............

    • você chama de exemplo um governo que vende a mão de obra dos seus cidadão com mercadoria e explora o trabalho das pessoas! se você acha tão lindo porque não se muda para lá e vai trabalhar para o governo receber o seu salário ! é um absurdo e uma hipocrisia um pensamento como esse que acha que um governo que explora as pessoas é exemplo humanitário ! tem muito gente que acha cuba maravilhoso , mas não vejo eles querendo ir morar lá ! na verdade o que a gente vê são as pessoas tentando fugir de lá nem que seja nadando , para tentar chegar a um lugar onde as pessoas tenham direito de sonhar em crescer , melhorar de vida e tem seus direitos respeitados , então Heronildo VOCE deveria se mudar para lá e dá sua contribuição para a humanidade com 70 % do seu salário .

  • eu sei que; em Fortaleza falta médico sim, vá até um hospital público . todos aqueles que precisas um médico sabe que não tem ! se falta outras coisas eu não sei !

  • A melhor forma de prever o futuro e olhar pro passado. Os Medicos Cubanos javforam expulsos do Tocantins em 2005 por incompetencia. A Venezuela esta revendo essa politica. A Bolivia teve problemas serios com oftalmologistas cubanos. Os depoimentos aquitodos falam que os pobres merecem
    atendimento, mas nao vi ninguem aqui dizer qye vai ser paciente de um deles. Os unicos que Erao prejudicados sao os recem-formados brssileiros porque nao tem ecperiencia porque quem hanha dinheiro mesmo com a medicina continuara ganhando e muito mais. A forma mais eficiente de mostrar que alguem esta errado e deixar que ele siga seu caminho, portanto que venham os cubanos

  • eu se fosse um Prefeito acolheria Medicos vindo de fora o importante é cuidar da nossa população. seja bem vindo os Medicos de fora ficamos contente com seus trabalhos e sera bem vindo esperamos voçês e tem o nosso apoio.

  • Os CRM punem os que atuam fora da ética profissional? KKKKKKKKKKKKKKKK. Os CRMs são verdadeiras máfias corporativas que encobrem os crimes praticados pelos médicos.
    Por que em vez de se preocuparem coma a "escravidão" cubana não se preocupam com a escravidão dos médicos brasileiros empregados dos planos de saúde? A maioria de médicos empregados em clínicas são PJs e os caras ainda querem ter moral para criticar a relação de trabalho cubana.
    Os esportistas cubanos e os profissionais da saúde, entregam para os respectivos ministérios (não para o caixa central do governo) parte de seus ganhos, para que estes possam manter as politicas que sustentam e realimentam estas mesmas políticas de esporte e saúde. Uma postura solidária, em uma perspectiva social e socialista, coisa que nossos "empresários" médicos, imbuídos do neo-liberalismo, do individualismo mais exacerbado, do complexo de casa grande, nunca vão entender.

    • muda para lá Newton e repassa 70% do que você ganhar , para ajudar o pais ! deixa de hipocrisia , ficando aqui com o seu dinheiro para gastar como quiser e achando lindo os que não tem escolha nenhuma sobre os deles

  • FICO IMAGINANDO A DIFICULDADE QUE OS PACIENTES/MÉDICOS TERÃO EM SE ENTENDER. OS MÉDICOS BOLIVIANOS E PARAGUAIOS QUE ATUALMENTE JÁ ATENDEM EM ALGUNS HOSPITAIS PÚBLICOS SÃO DIFICEIS DE ENTENDER, QUE DIRÁ OS CUBANOS. E OUTRA COISA SER FERNANDO BRITO, ELES NÃO IRÃO RECEBER $ 10.000. ESTE DINHEIRO SERÁ REPASSADO AO GOVERNO CUBANO, SABE-SE LÁ DEUS QUANTO QUE ESTES COITADOS IRÃO GANHAR. O QUE SEI, É QUE PARA ELES INDEPENDENTE DE SE ESTAR GANHANDO OU NÃO, O IMPORTANTE É SAIR DAQUELE PAÍS ONDE AINDA IMPERA O FIDEL. E NÃO SEI SE É SORTE OU AZAR DOS BRASILEIROS EM TÊ-LOS AQUI. SE NOSSOS MÉDICOS TIVESSEM SEUS SALÁRIOS VALORIZADOS, COM CERTEZA NÃO PRECISARIAMOS IMPORTAR MÉDICOS.