Os trunfos de Cunha ainda não vão descer à mesa

Embora a maior parte dos comentaristas políticos tenha tratado como um assunto menor, Elio Gaspari, na Folha, dá repercussão a algo tão evidente que, já na primeira hora, era possível perceber.

As perguntas de Eduardo Cunha a sua “testemunha” Michel Temer não são indagações, mas um irônico “você não lembra, Michel?”

Diz  Gaspari que “as 41 perguntas de Eduardo Cunha a Michel Temer são o prenúncio do barulho que virá quando ele começar a colaborar com a Viúva, contando o que sabe.” E que as fez “sabendo que seriam rebarbadas por Moro”, mas “conseguiu o essencial: deixá-las no ar”.

Além do mais, evidenciou que Moreira Franco é mais para Temer que um simples escudeiro.

Temer sabe que Cunha, a quem Gaspari chama de “O Senhor das Respostas”, pode derrubar seu governo com algumas frases.

E Cunha sabe que o poder dos trunfos significa tê-los na mão e que, postos de uma vez sobre a mesa não decidem o jogo.

Como dizia o inesquecível Paulo Preto de José Serra, não se deixa um companheiro à beira da estrada.

Menos ainda numa cela em Curitiba.

 

 

Fernando Brito:

View Comments (3)

  • As perguntas elaboradas por Cunha a Temer são um recado óbvio. Os nomes, datas e endereços alertam Temer que ele possui balas na agulha. Cabe a Temer encontrar uma forma de aliviar a situação de Cunha, ou as balas serão disparadas.
    O objetivo das perguntas nunca foi provocar a auto incriminação de Temer, mas passar o recado de que ele corre perigo, se não agir para beneficiar Cunha. O recado é potencializado quando as perguntas são publicadas.
    Ao vetar as perguntas, mas permitir sua divulgação, Moro age com esperteza. Diferente de quando divulgou o grampo com a Presidenta, quando precisou contar com a omissão do CNJ para não ser punido, ele evitou o erro, mas fez com que o recado de Cunha a Temer fosse visto por todos. A bola está com Temer. O tempo está correndo para ele fazer sua jogada.

  • Cunha não fez perguntas, foram afirmações bem detalhadas, que expõem a corrupção que eles querem creditar ao PT. Salvo engano, quando tempo demorará para alguém do STF conceder-lhe um habeas corpus? E quem será esse "alguém"? CUnha deve ter um Royal Street Flush de Ouro nas mãos (10, J, Q, K, A) como no jogo de Pôquer. Como se diz no xadrez, CHECKMATE.

Related Post