O golpe que não podem nos dar

A carta-discurso de Dilma Rousseff tem muitas virtudes: a da verdade, a da legitimidade, a da lógica da soberania popular  pelo voto.

Tem um mérito, o de comprometer-se expressamente com o plebiscito por novas eleições.

Mas possui uma carência.

Já se foi a hora da argumentação conciliatória e arregimentadora.

Passou o tempo do esclarecimento do porque, sem crime de responsabilidade, não há razão legítima para o afastamento de uma governante eleita.

O golpe espera apenas a sua formalização legislativa, está dado e a parcela mais lúcida e esclarecida da população sabe que é um golpe.

O que é preciso fazer, agora, é dizer para que foi dado este golpe.

Dizer que este não é apenas um golpe contra a democracia.

É um golpe contra a soberania nacional.

É um golpe contra os direitos da população.

É um golpe contra o trabalho, em favor do capital.

É um golpe contra os trabalhadores nos seus direitos, inclusive o de se aposentarem de forma digna.

É um golpe contra a saúde pública, contra a educação pública, um golpe contra as políticas públicas de interesse social.

É um golpe a favor dos políticos, dos arranjos, da impunidade dos corruptos.

É, sobretudo, um golpe do passado contra o futuro.

Por isso, não pode nos derrotar sem gritos, dores e lágrimas.

Podem nos vencer, podem roubar-nos o poder que, afinal, nunca foi inteiramente nosso.

Mas não podem nos roubar a voz, o coração, o amor ao Brasil, ao povo brasileiro.

Podem nos derrotar hoje, mais é preciso que os desafiemos com a história, da qual o crime não escapa.

Podem nos  roubar os votos, com o golpe, mas não podem nos roubar o destino.

Podem nos tirar tudo, menos nossos sentimentos. E essa é a força que eles jamais terão.

Fernando Brito:

View Comments (25)

  • Nossa que textinho fraco, hein Britão?! Nem folhetim de novela mexicana têm tanto lugar comum e cafonice. Esse texto colava quando vc fazia colegial. " O capital contra o trabalho" aí meu Deus! Ele fez referência a Marx?! Esse danadinho sabe das coisas! Kkkkkkk! E o final?! "Podem nos tirar tudo....... Menos sentimentos..." mimimi........ Kkkkkkkk. Vou até tirar minha camiseta surrada do lulalá nasce um estrela! Meu CD do Belchior e minha Ponchete( tão brega quanto esse texto) e me unir a frente revolucionária contra o golpe! Viva!!!! Kkkkkk

    • A gente expressa o que tem de melhor. Vc por exemplo José, com este comentário demonstra a sua total incapacidade de sentir alguma coisa, em dizer alguma coisa que preste. A muito tempo o Fernando Brito vem dissertando todo seu inconformismo com este golpe. E tu? Aonde esteve este tempo todo? Batendo panelas?

  • A esquerda precisa aprender a vencer uma guerra que a direita vence quase sempre: a guerra da comunicação. Por isso que boa parte dos brasileiros são analfabeto políticos.

    • É questão de soberania e segurança nacional. Nosso país é refém da narrativa e propaganda fascista do oligopólio da mídia. Propagandas da CIA infestam a mídia golpista. Os midiotizados vêm de décadas de manipulação- sonâmbulos e zumbis.
      Não é a toa que Russia e China e vários outros investiram em seus meios de comunicação, só assim para ter voz no mundo e não depender ou ter sua voz distorcida por grupos de mídias que são controladas pelos negócios da CIA.

      • Mesmo a Inglaterra se deixou levar pela midia falaciosa e lascou um Brexit; e isso aconteceu somente porque parte da midia fascista assim trabalhou para que fosse ? Não, parte do povo queria escutar isso mesmo, logo, nem sempre a midia faz tudo.

  • O discurso dos golpistas e quem os apóia, é o mesmo, nunca se viu tanta corrupção no País, kkkkkkkkkkkkkkk, nunca sabíamos porque era tudo jogado embaixo do tapete, como está sendo jogado a propina e caixa 2 do temer, serra, Aécio e muitos outros, o que acho ilário, é que eles roubam e todo mundo acha bonitinho, que eu saiba não acharam nada contra Lula nem Dilma, porque se tivessem achado, do jeito que está a gana deles já os teriam prendido.

  • Ínclito e impávido jornalista Fernando Brito,
    vamos agir com certa diplomacia:
    como afirmou sábia e prudentemente o senador Roberto Requião:
    "Para usar uma linguagem eclesiástica, eu diria que é uma Carta pontifícia: ela tenta estabelecer uma ponte do Executivo com o Congresso Nacional. O pontífice é, acima de tudo, um fazedor de pontes."

    Respeitosamente,

    Messias Macedo

    NOTA:
    a luta renhida é com 'nois' aqui embaixo!

  • A gente mede a burrice e a falta de caráter das pessoas pela quantidade de "kkks" que elas escrevem no seu comentário. De que riem tanto essas criaturas?

    • São hienas e certamente não sabem muito bem o porquê de tudo isso. Triste.

  • Não devemos nos preocupar com golpes, pois o capitalismo em si já é um grande golpe. Resumindo, pra que, esta cagado um peido não é nada.

  • 2 jornais do pig esta noite já abriram fogo e olhe que as olimpíadas nem acabaram.
    Devem estar cheios de matérias prontas e operações para assim que os jogos acabarem.

  • ... Não houvesse certeza da vitória do Brasil, a presidenta Dilma Rousseff não teria o aval do senador Roberto Requião para falar em nome do Senado!
    Neste tópico, 28 senadores(as) é o Senado!

    O golpe subiu no telhado de zinco quente!
    Tremeis, golpistas!

    Viva o [verdadeiro] Brasil!
    Viva o honesto, leal, generoso, sapiente e impávido povo trabalhador brasileiro!

  • Dilma e Lula mostraram ao mundo que o impossível é possível aqui no Brasil. Copa do Mundo e Olimpíadas nos encheram de orgulho como jamais algum dirigente coxinha ousou atingir. Somos hoje o país dos Silva, dos Conceição, dos sobrenomes estrangeiros que adotamos, do povo que luta, que salta, que rema, que chuta, que vibra e que chora quando a nossa linda e respeitosa bandeira é hasteada. Nada é comparável ao que milhões de brasileiros sentem e estão se orgulhando nestes últimos dias. Tudo por causa de um mentor, sonhador e idealizador deste momento mágico que estamos vivendo. Sr. Luis Inácio Lula dos Silvas.

    • Detalhe: Coxinhas tentaram de todas as formas tirar o brilho da Copa com protestos, o famoso não vai ter copa, imagina na copa, foram as ruas pedir o impeachment, deixaram o governo acéfalo, conseguiram impedir a presença de Lula e Dilma na abertura tao sonhada das Olimpiadas, mas não conseguiram os seus reais objetivos: impedir a realização dos maiores eventos esportivos do mundo aqui no Brasil. Viva Lula. Viva Dilma. Viva os governos do PT.

Related Post