Empreiteiras do Lava Jato e o buraco do metrô em São Paulo

Os procuradores que foram à Suíça buscar os documentos oferecidos pelo Ministério Público de lá, com informações ligadas ao escândalo da Petrobrás, estão de parabéns.

Merecem o destaque que tiveram na grande mídia.

Nada como termos um Ministério Público atuante, vigilante e corajoso, enfrentando os poderosos.

É de se lamentar, todavia, que, no caso do cartel dos metrôs em São Paulo, conhecido como o trensalão, a postura tenha sido diametralmente oposta.

Ninguém foi à Suíça pegar documentos.

A Suíça enviou documentos ao Brasil, e os mesmos foram “esquecidos” numa gaveta do MP federal de São Paulo.

O procurador que esqueceu os processos numa gaveta acaba de ser perdoado por Gilmar Mendes.

É bom lembrar que o trensalão tem conexões com o escândalo das empreiteiras, porque são elas que abrem os buracos e fazem as obras.

Vocês lembram do escândalo do “buraco do metrô“?

O Consórcio Via Amarela, formado pelas empreiteiras Odebrecht, OAS, Camargo Corrêa, Queiroz Galvão e Andrade Gutierrez, era responsável pelas obras.

Em 12 de janeiro de 2007, um buraco gigante se abre em São Paulo, matando 7 pessoas, ferindo outras tantas e destruindo centenas de casas.

Ninguém foi punido até agora.

E olha que morreu gente, e tratava de um problema ainda maior do que pagar propina a funcionário de estatal.

O problema de usar material de baixa qualidade para fazer as obras.

Neste caso, nem sei se podemos acusar o MP de ter esquecido o processo numa gaveta.

A promotora Eliana Passareli, que assumiu o processo em 2009, explicou que a principal dificuldade está em ouvir as 112 testemunhas de defesa.

Pois é, mas dificuldade por que?

Teria faltado apoio da cúpula do Ministério Público?

O procurador-geral da República não quis dar declarações sobre o episódio?

Ou será porque a justiça, neste caso, não estaria sendo leniente, quase cúmplice?

Nem a mídia jamais fez pressão.

Não interessava, porque não atingia o PT.

Se houvesse investigação séria naquele momento, em 2007, talvez pudéssemos ter evitado alguns dos problemas vividos na Petrobrás.

As empreiteiras que tocavam as obras do metrô eram as mesmas flagradas, pela Operação Lava Jato, pagando propina a diretores ou ex-diretores da Petrobrás.

Seus comandos executivos eram os mesmos.

Possivelmente, o modus operandi na relação com o governo de São Paulo e as estatais era o mesmo.

Fernando Brito:

View Comments (20)

  • Por que o PT não protocola tudo isso no Gabinete do PGR??? Ou o PT acha que alguém está ligando REALMENTE para combater a corrupçâo, de qualquer lado?????

    Acorda PT.
    Os Senadores e Deputados da base aliada, exceto Collor, Requião e Jandira, não dão "um pio" !!!!! Apenas chorar no Tijolaço e no CAF de nada vai adiantar.

  • É que só matou pobre e destruiu casa de pobre. E "elite" não defende pobre. Elite quer é que pobre se ferre, de preferência, longe dela, para não feder.
    Esta casta lembra de pobre, quando precisa de um rim, um fígado, um coração, transfusão de sangue, aí sim eles viram "humanos" e pobre vira gente!

  • É porque as autoridades competentes para lidarem com os casos de São Paulo e tucanos em geral não têm interesse no desenrolar destes por motivos partidários e a velha mídia que poderia força-los a tocarem as lides, também tem interesse partidário. Então fica assim: se o caso for do PT, toda artilharia em cima. Se o caso for de tucanos, todo o judiciário senta em cima e a mídia bandida corre com seu manto protetor para abafar o caso. E não adianta reclamar.

    • Malú, enquanto o povo não for pra rua exigir investigações contra os políticos do psdb não tem jeito. Acredito que o Gilmar vai conseguir colocar o povo na rua com esse objetivo. Basta ele reprovar as contas da campanha da Dilma. Vai ser uma panela de pressão destampada antes de esfriar. Até na direita tem gente achando que vai dar merda se ele se juntar à turma do impeachment. Vamos aguardar pra ver. Abraços.

  • Nem a Globo mandou um enviado especial à Suíça para cobrir o trensalão, a ditadura midiática continua.
    Em tempo: se a Dilma não implantar a lei dos Meios de Comunicação, sinto muito, mas não voto mais nela, nem no PT.

    • Dilma.... implantar Lei de Meios?
      Tamos..... maus!!!!!!

  • Não envolve empreiteiras mas prevê ser lembrado. O incêndio da Boate Kiss em Santa Maria fará 2 anos em janeiro e até agora, nada. Tá,bém não envolve petistas. Se a prefeitura de Santa Maria fosse administrada pelo PT seria diferente?

  • Todos os crimes do PSDB são mil vezes mais graves que os do PT. Os crimes tucanos são no estilo das máfias, pois sempre tem mortes e 'queima de arquivo'. Plataforma P-36, onze trabalhadores mortos e ninguém punido. Buraco do Metro, 7 mortos, punição, idem! Lista de Furnas, Modelo assassinada. Inclusive na tal lista, validada por perícia da PF, tinha nome de um ministro das "instancias superiores" do judiciário....Novamente todos livres! Os tucanos são 'Os Intocáveis'! Até quando?

    • Depois da cratera do metrô, as empreiteiras mudaram o método de construção que tinham contratado. E, para fazer isso, receberam uma indenização milionária. Não sei se as famílias dos mortos receberam alguma indenização.

  • Eu sempre disse: enquanto ficarmos paralisados, demonstrando nos blogs ditos "sujos" a nossa indignação, nada acontecerá...É preciso que os movimentos sociais e as forças progressistas saiam as ruas e mostrem claramente o seu descontentamento, exigindo que se investigue todos esses escândalos que envolvem o PSDB. Exigindo que o judiciário não julgue seletivamente o que lhe interessa. Todas as vezes que conseguimos alguma mudança foi com a força do povo nas ruas. Acabamos de ver isso agora nas eleições recentes: sem a militância nas ruas, Dilma não ganhava. Não podemos exigir do PT e de Dilma que ajam por nós, pois os dois estão muito fragilizados e o golpe ronda o governo. Vamos às ruas...garanto que o judiciário, a PF, os políticos da oposição e a mídia golpista terão medo e se comportarão de modo bem diferente...

  • Alguém comentou aqui que o povo tem memória curta. Infelizmente não é este o problema. Se fosse só memória curta do povo seria fácil resolvê-lo, porém, o que existe é uma Justiça totalmente corrompida. Digo isto com total liberdade e consciente do que pode isto me acarretar. O Ministério Público (Estadual e Federal) está totalmente infestado de pessoas do mais baixo nível moral e totalmente desonestos. Portanto, esperar que alguém, na justiça brasileira, vai fazer alguma coisa séria, me desculpem. Desistam.... Da mesma forma que as notícias saem de forma totalmente selecionadas p/ a imprensa o mesmo acontece com a justiça brasileira. Julgam, condenam ou absolvem, dependendo de qual cor é sua filiação partidária. O resto é fumaça nos olhos do povo....

  • Fiz vários comentários em notícias políticas do site MSN. Como sempre, os comentários publicados de outros leitores eram todos contra o governo. Algum tempo depois voltei às mesmas notícias e...surpresa: todos os comentários foram apagados.

Related Post