Sempre cumprindo o seu “dever” de informar a população, a imprensa brasileira deixou passar hoje mais forte a abalizado desmentido ao que disse na ONU o presidente Jair Bolsonaro na Assembleia Geral na ONU, quando disse que era “uma falácia” o aumento do desmatamento na Amazônia e atribuiu, essencialmente, aos índios o aumento das queimadas.
O ex-diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espacial, Ricardo Galvão, em depoimento à Comissão de Meio Ambiente disse o contrário.
Ele relatou que “dados do Inpe apontam que de janeiro a agosto desse ano a área desmatada foi o quase o dobro do mesmo período do ano passado” e que as queimadas são mera consequência do desmatamento.
Galvão, num longo testemunho, além de descrever toda a excelência técnica do Inpe – da qual nós não fazemos senão uma pálida ideia – relatou todas as pressões que sofreu do Governo Bolsonaro.
Os avisos foram dados:
” [Mostramos] unidades de conservação, terra indígena, com aumento absurdo de invasões pelo discurso permissivo da Presidência da República. Eles sabiam. Talvez não gostaram de ter essa informação. Em maio, não foi só o alerta como também as coordenadas do local e tudo, mas sem ação nenhuma [do governo].
O vídeo é longo, mas eu o disponibilizo para quem tiver um interesse mais profundo na questão.
View Comments (8)
Luciano Huck tá vindo com muita pompa, deixa vim ! Desmascarar gente dessa qualidade nem precisa muito tempo , mesmo com ajuda dos seus companheiros da globosta ! Ele faz o lata velha para ele mesmo ! Aqui no nordeste a lata velha já sendo preparada que ele aguarde no palanque !
O discurso do Bolsonaro é o material para análise mais rico produzido até agora por todo este período golpista. Nunca o mundo do golpismo brasileiro se revelou de maneira tão completa. Sintético e revelador, curto e grosso, uma explosão de enunciados farsescos e também de algum sincericídio. A partir da entonação típica de sargentos grosseiros a falarem para trêmulos soldados rasos, até o enunciado de cada frase, de cada palavra, tudo deve ser motivo de atenta observação e de sérios estudos. Cada mentira ali presente trai uma maneira particular de ver o país e o mundo, uma corrente subterrânea de apoios, um conjunto furioso e arrogante de ações moldadas para modificar a realidade em favor de uma ideologia espúria. Todos os pontos de vista mostrados ali são calçados em uma visão política fechada e vedada à democracia. Se o mundo está reto, é necessário entortá-lo impiedosamente. Planos, conspirações, fantasias ensandecidas, paranoias infantiloides, tudo está ali depositado, para objeto do atento exame dos estudiosos.
Realmente sao os indios em sociedade com funcionarios da funai e ibama q desmatam e plantam 200 300 mil hectares de soja.
Espero q o mundo de o troco no Bozo comprando soja argentina paraguaia . Mesmo q parte dela seja de area devastada mas so por tirar aquela certeza cinica de empresrios do agronegocio sobre a segurança alimentar ser mais importante q o futuro do planeta e outras discussoes do tipo. Estados Unidos exportam soja p China? Pois é...
E o gozado é que toda a soja, como a riqueza do petróleo, em curto espaço de tempo poderá deixar de ser uma produção de brasileiros para o bem do país. Como no neo-colonialismo agrícola que exauriu a África, toda a produção, a distribuição e sua gerência estarão nas mãos de gigantes multinacionais dos negócios alimentícios, que se aproveitarão amplamente do desmatamento feito pelos tabaréus brasileiros, e que provavelmente serão tratadas com regalias, salamaleques e benefícios que nenhuma das antigas empresas do agronegócio do país jamais recebeu.
O que os bozolóides e direitóides estariam dizendo se Dilma ou Lula pronunciassem "empreendorismo" e "usufluir" num discurso?
Cevado pela matilha que lhe bate continëncia, pelos Generais come-dorme , por Bannon , Olavo de Carvalho, Eduardo Embaixapeiro e Carluxo, BolsoNabo babou de ódio na ONU. Até a baba deste psicopata é perigosa....
Se ele é contra as políticas do atual governo, por que votou nele?
Não estou brincando!! A maior parte dos servidores do INPE votou no atual governo!!! Não me impressionaria, se soubesse que o ex-diretor desta instituição tenha votado também. Se não deixarmos a marca na testa destas pessoas, voltarão a praticar o mesmo ato político, pois fingirão que não têm culpa de nada. NÃO TENHAM PENA!!!!
A arrazoado do Messias é um prato cheio para psiquiatras. Como todo psicopata, ele mente, mente, inventa números que vem à cabeça e vai em frente. Um discurso cheio de naftalina com cravo da Índia. Ninguém fica perto.
O secretário-geral da ONU deveria mandar prendê-lo por mentir para o planeta todo.