A era da prisão-espetáculo voltou?

 

Se o senhor Paulo Bernardo praticou, de fato, as falcatruas de que o acusam, pague por elas.

No mundo civilizado é – ou deveria ser – assim: acusação, defesa, julgamento e pena (ou absolvição).

Prisão se justifica quando há algum elemento de surpresa na ação, que permite coleta de provas que, de outro modo, seriam destruídas.

Como, por exemplo, aconteceu em Pernambuco, onde o “bote” sobre vários empresários – alguns laranja – era necessário à apreensão de documentos. Ainda assim, com erro de planejamento, porque acabou permitindo que um deles, não localizado, tenha aparecido morto em circunstâncias ainda não esclarecidas.

Ainda não se sabe o que vão alegar para a ação surpreendente contra o ex-ministro.

Muito menos para as “conduções coercitivas” de pessoas que sequer haviam sido, uma vez que fosse, chamadas a depor, como no caso do ex-ministro Carlos Gabas. Gabas, pessoa com que me relacionei nos tempos em que estive no governo federal, é do tipo que, se convidado a depor, responderia: quando é que vocês querem me ouvir, agora?

Não escapa a qualquer policial, promotor ou juiz que o fato de ele ser marido de uma senadora, Gleisi Hoffmann,  que faz a defesa de Dilma na Comissão de Impeachment tem um alcance político que vai muito além dos atos que suspeitam que tenha praticado.

Mais uma razão para a prudência na abordagem.

Mas a prudência, quando interessa, é porta de lado em nome do espalhafato político.

No momento, a única coisa que se percebe é que voltamos a era da prisão-espetáculo, onde o se quer prender, mesmo, é  a atenção pública, para que ela não se volte para aquilo que não é o desejo de grupos metidos até o pescoço na corrupção da política.

Fernando Brito:

View Comments (38)

  • Sim. Prisão espetaculo.

    1. O caso é velho. A Lava Jato estava em silencio havia semanas. Por que agora?

    2. Para abafar o caso Cunha, que pelo jeito continuará a ser nosso presidente.

    3. O PT SP também foi invadido pela Lava Jato.
    Ou seja, a ação é marketeira.

  • Vai se aproximando a data da votação do impeachment, há senadores indecisos... O grotesco circo da lava jato tem que voltar a realizar suas funções semanais a tempo de serem exploradas pela mídia golpista durante todo o fim de semana. Sem uma "revolução francesa brasileira" esta merda de país não vai mudar.

    • Concordo e tem que remexer a merda toda. Revolução é revolução. Não existe revolução seletiva em que se poupe este ou aquele partido, este ou aquele político ou instituição. É prá remover todo o entulho, executivo, judiciário, legislativo e destruição sumária da imprensa golpista. E que se salgue o terreno depois.

  • Esse seu ódio careca safado é porque v não aproveitou a era lula que todas ganharamnmuito dinheiro menos voce pode ir atraz que você é uma pessoa mal sucedida recalcada. vá trabalhar vagabundo.

  • O Leonardo Attuch, do "brogsujo" Brasil 171, ops!, 247 também entrou na dança!!!

    • Apesar de você, amanhã há de ser outro dia.

      Eu pergunto a você, onde vai se esconder da enorme euforia?

      Como vai proibir, quando o galo insistir em cantar?

      Água nova brotando e a gente se andando sem parar.

  • Cara, o nosso pré-sal já era. Tá na mão deles. Corrupção é o caramba, só o que querem são os 9.000.000.000.000 de dólares do Pré-Sal.
    Quem não interferir na apropriação da nossa riqueza pelas companhias estrangeiras, não será punido. O PT quis que o dinheiro do Pré-Sal fosse pra educação e saúde do nosso povo e deu no que deu.
    Quero ver daqui a décadas quando os EUA abrirem os arquivos secretos... terá muita gente que ficará mal na fita.

  • ... O Estado de Sítio ganha contornos pra de lá DEMoníacos!
    Os próximos seremos 'nois'!
    Os nazigolpistas irão fechar o regime!
    A repressão generalizada será violentíssima!
    Só a comunidade internacional poderá nos salvar!...

    Sem querer ser pessimista já o sendo:
    infelizmente, concordo!
    Acabou!

  • Por que será que toda vez que um petista vai preso, o dileto blogueiro clama por todas as fases do processo e considera uma heresia a prisão provisória. Vi aqui neste blog (ou "brog", segundo Capiau) várias acusações e pedidos de prisão de Cunha, Jucá e cia depois que deixaram de apoiar o governo petista. Fernandinho, mô fi, teu jornalismo é tão jornalismo quanto o que PHA faz (enquanto não é metralhado em ataque soviético judicial). Rapaz, você perdeu seu São João! Mais um petista preso, marido de Gleisi, aquela que defendeu os petistas que roubaram para o PT, para o projeto, e não para enriquecimento pessoal. huahuahuahuahua

    • Midiota otário, não aprendeu ainda? Vai se aproximando a data da votação do impeachment, há senadores indecisos… O grotesco circo da lava jato tem que voltar a realizar suas funções semanais a tempo de serem exploradas pela mídia golpista durante todo o fim de semana.
      E pra isso conta com a ajuda de otários como vc!

  • Deixa no ar que os petistas que apoiarem Dilma serão todos presos. Opositores presos, golpe consumado?

  • "No momento, a única coisa que se percebe"..........
    Percebo também que a mulher de Paulo Bernardo, senadora Gleisi Hoffmann é uma das principais ativistas contra o golpe.
    Essa pressão contra o marido terá a ver com a sua atuação?
    Sabemos que está aberta a temporada de compra de senadores bem como a de repressão e chantagens......
    (sem contar que já apareceu neguinho morto em motel, à moda de PC Farias)

    • emerso57, a senadora Gleise Hoffmann tem desmascarado os golpista na comissão do golpe. Eles tem passado muitos vexames diante das colocações da senadora, portanto, teriam que atacá-la de alguma forma. Foi o que fizeram, pois só jogam sujo esses golpistas.

  • Explicado a visita do ministro do PCC ao Moro(so)?
    Enquanto isso Eduardo Cunha fazendo coletiva de imprensa e sua mulher passeando no shopping

Related Post