A “retomada da economia”, que viria com a queda de Dilma, que passou para o final de 2016 e agora está marcada para o segundo semestre de 2017, pode estar mais longe.
A coluna de Lauro Jardim , em O Globo, hoje, diz que, de novo, a arrecadação federal afundou, o que indica que a atividade econômica, obvio, não esquentou como a temperatura no verão.
No texto, que reproduzo no alto do post, fala-se em “primeiros números”. Nem tão primeiros assim, pois a arrecadação é, hoje, apurada em tempo real, restando apenas pequenos valores que não são integrados. E quando se fala em “bem abaixo do esperado”, ou se esperava muito – o que não é o caso – ou o tamanho do problema é enorme.
Na contramão do que andam dizendo os colunistas de economia, que transferem acriticamente a data da retomada e não explicam que as quedas do final do ano vêm diminuindo apenas porque a base de comparação é também muito menor, aqui, na sexta-feira, já se disse que a Arrecadação em queda é pior do que parece.
View Comments (5)
A retomada da economia só ocorrerá quando houver mudança da política econômica. As medidas recessivas (iniciadas por Joaquim Levy e aprofundadas radicalmente por Meirelles) resultarão em recessão, desemprego e miséria. Os bancos lucram, mas até para eles há um limite. Lembremo-nos da crise de 2008.
Estou mantendo o consumo no mínimo possível. Colaborarei com a ruína desse governo corrupto e ilegítimo e seus apoiadores do tucanistão, a tal FIESP. Já aderi ao movimento Consumo Zero de desobediência civil até a queda desses corruptos e que aprendam a respeitar a democracia e o povo brasileiro. Essa é a única e verdadeira forma de lutar. Só cairão por aí. Não esperem nada da justiça, do congresso ou da mídia.
Também aderir ao consumo zero com excecão do básico. Só compro o que for necessário. O que sobra no orçamento ponho na poupança.
Nada de gastar esta tudo congelado.
Os golpistas não congelaram os gastos públicos por 20 anos? Nada mais justo retribuir de volta congelando o consumo e poupar o máximo possível.
Nada vou dar meu dinheiro suado do meu trabalho pros golpistas. Não mesmo.
Sempre anunciam a retomada do crescimento mas não dizem de onde virá. Municípios e estados não estão contratando, só demitindo. A união só fala em fechamento, como no BB que fechará várias agencias dia 10/02/2017. Depois o predador atacará CEF, BNB e onde mais o deus mercado mandar. O desemprego aumenta, as vendas do comércio caem, a produção na indústria também cai. O número de vendedores ambulantes aumenta diariamente nas ruas das cidades. Até quem presta serviços por conta própria reclama do sumiço dos clientes. Os juros continuam nas alturas. A PETROBRÁS agora só contrata empresas corruptas do exterior. De onde virá o crescimento ?
O que restará ao brasileiro após a completa destruição da nossa incipiente rede social está retratado no filme "Eu, Daniel Blake":
http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Cultura/Eu-Daniel-Blake-se-voce-e-pobre-a-culpa-e-sua-/39/37623