Espião-chefe trabalha em sala cópia da Star Trek

Esse post é de humor, mas verdadeiro. O blogueiro Glenn Greenwald comenta, em seu post de hoje, um artigo publicado (só para assinantes) pela prestigiada Foreign Policy, no qual se conta uma curiosa história sobre o general Keith Alexander, diretor-chefe da NSA, a principal agência de espionagem do governo americano. Ele contratou um design de hollywood para modelar a sala na qual trabalha, pedindo que imitasse a sala de comando da espaçonave do filme Star Trek.

Greenwald conseguiu fotos da sala junto a uma firma de arquitetura que ajudou na construção do projeto.

Traduzo a conclusão de Greenwald sobre mais estas “extravagâncias” do serviço de espionagem dos EUA:

Qualquer olhada casual na história da humanidade prova quão profundamente irracional é acreditar que se pode atribuir a instituições super-poderosas uma responsabilidade ilimitada para exercer vigilância sobre os indivíduos, sem prestar contas a ninguém e com pouca transparência. Quanto mais orgulhosamente eles ostentam sua doentia arrogância, mais irracional ela se torna.

Fernando Brito:

View Comments (15)

  • Esse diretor da NSA é uma pateta, responsável por medidas e atos patéticos.

    Que país é esse que foi se tornar o mais poderoso do mundo? Minha nossa! Mas um dia a casa cai, e esse império vai ruir. Os homens estão começando a aprender o significado de civilização, e em uma nova humanidade não terão espaço excessos de arrogância, prepotência, maldade, deslealdade, ganância, etc.

    • Na primeira geração, os Klingons foram inspirados nos Russos.

      • E quando o comunismo caiu, por coincidencia o Imperio Kinglon se uniu a Federação Interestelar na segunda geração da serie. :)

  • Estava lendo em outro site que estas fotos não são da NSA, mas do Army's Intelligence and Security Command, quando o general Alexander comandava o mesmo (antes da NSA). Dificilmente alguém iria conseguir tirar fotos dentro de uma instalação da NSA - mesmo para uma revista de arquitetura.

  • Essa bobagem mostra bem o caráter infantil de quem é responsável por um cargo de tamanha importância estratégica. O espião americano acredita nos blockbusters que Hollywood despeja no mundo em busca permanente e marqueteira de corações e mentes. Deveria assistir ao filme Planeta dos Macacos. Se o conhece, provavelmente não entendeu nada ou saiu antes do final surpreendente.

  • Vivem na Ilha da Fantasia, porém a realidade já começa a bater à porta...

  • É hora do Brasil declarar guerra aos estados unidos.
    Mais do que na hora.
    Eles são os maiores inimigos dos povos americanos desde sempre.

  • Então Obama aí vai meu comentário pra vocês colocarem na sua lista de perigosos: Vocês são uns patetas infantis. Vão catar coquinho na ladeira e tenho mais o que fazer. E se vocês invadirem este país para roubar nossa água ou nosso petróleo serei o primeiro a pegar em armas contra a Disneylandia. Salve o povo brasileiro e salve Lula e a Dilma e salve a Petrobras.

  • Eu, no lugar dos "coxinhas", viraria avestruz: enfiaria a cara num buraco. Bem-vindos, médicos cubanos, formados em Medicina, em Gente e em Coração.