Espionagem no Planalto: vamos aceitar banditismo em nome da Justiça?

A Folha, com 36 horas de atraso, publica a história do pedido da promotora Márcia Milhomens Sirotheau Corrêa, do Ministério Público do Distrito Federal que se valeu de um ardil imoral para ter acesso às comunicações telefônicas do Palácio do Planalto, misturando as coordenadas geográficas da sede do governo brasileiro com o pedido de investigação de supostos telefonemas entre José Dirceu e um interlocutor na Bahia (!).

Se gastou este tempo para checar onde eram as coordenadas constantes do documento da promotora, não precisava.

Levaria cinco minutos para verificar, num dos muitos sites onde você  injeta as coordenadas e a imagem do local indicado – para ver onde era o local indicado na representação da Dra. Márcia Corrêa.

Fiz isso num deles, o de  a uma empresa ambiental, a Biologika, e obtive  a imagem que reproduzo acima.

É chocantemente real, não uma versão de teoria da conspiração. Aliás, está muito perto de caracterizar uma conspiração.

O estranho é que a Folha não tenha gasto este tempo para ir ouvir os dirigentes do Ministério Público sobre o ato da sua integrante.

Ou Ministros do Supremo sobre o comportamento ardiloso que a fez passar por cima da hierarquia da instituição e pedir a quebra do sigilo telefônico da Presidência da República.

O Poder Judiciário e os órgãos a ele conexos, como o MP, não são lugar para banditismo.

O Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, tem a obrigação legal de afastar esta senhora preliminarmente e abrir apuração sobre os motivos de seu ato ilegal.

O que é isso, uma baderna legal?

Basta um Sua Excelência escrever uns numerinhos num ofício e qualquer local – seja a sua casa, seja, ainda mais grave, o gabinete presidencial – terá o seu sigilo telefônico quebrado?

Esta promotora não foi interpelada pelo jornal? Não deve ser difícil, pois ela tem um endereço de trabalho conhecido e próximo.

Vai dizer que foi “um engano”, com graus, minutos, segundos e centésimos de segundo de coincidência?

Que o diga, então, numa investigação formal, porque o que fez não é uma brincadeirinha.

Ou a doutora vai dizer que isso é perseguição política?

Se o Ministério Público Federal, fiscal da lei, e o Supremo Tribunal Federal, corte suprema do Judiciário, não se importam com uma burla desta gravidade, nenhum dos dois está à altura de suas missões.

Ou então estamos vivendo um cenário em que o partidarismo e a impunidade nas violações não permite que se diga que temos Justiça no Brasil.

Fernando Brito:

View Comments (61)

  • Oi, Fernando: Não tenho a menor dúvida: infelizmente, a consolidação do golpe está a caminho. Como evitá-lo??? Abs.

    • A Globo consegue filmar dentro do palácio ou dos ministérios com as câmeras com zoom. Como eles conseguem? Lembram do top top?
      Enquanto o jn fazia a reportagem um cinegrafista conseguiu imagens logo após a noticia mostrando o ministro fazendo top top para a globo

  • O próprio Planalto precisa reagir, sob pena de abrir precedente extremamente perigoso!

    • De fato, não existe um troco telefônico pelo qual já não tenha passado alguma conversa do palácio e, portanto, todo escuta é ilegal

  • É a fatura a ser paga pelo silêncio do planalto.

    Sou engenheiro e trabalho com coordenadas geográficas no dia-a-dia e afirmo que não há possibilidade de erro ou engano. Se esse dado está no processo, ele entrou de alguma forma. E adianto uma coisa ... se não teve entrada de dados no processo e de repente do nada mudou as coordenadas ... alguém tem que pagar por improbidade administrativa. É uma coisa muito séria e o Janot tem que manifestar pra achar o culpado.

  • Infelizmente, esse governo tem demonstrado incompetência para reagir aos ataques diários da midia golpista, dos fascistas e da oposição raivosa.
    O mais incompetente de todos é o ministro da Justiça, porque a essa altura ele já deveria ter protocolado Mandado de Segurança para barrar tal absurdo.
    Nem a presidência da republica estão respeitando mais. Concordo com um leitor dessa coluna: é golpe a caminho.

  • 2014 será o ano mais sangrento da política brasileira desde a redemocratização. Tudo será aceitável, menos a vitória da Dilma. A sorte deles é que eu acho que a presidenta está tranquila com a derrota, tanto que não reage mais...

    Digo e repito, mesmo com a certeza de que em outubro teclarei 13 na urna eletrônica: Dilma é fraca, covarde e despreparada para o nível da guerra política que se trava no Brasil. Ela foi o maior erro do Lula!

    • Que é isso Alexandre? Vou te liberar do voto na Dilma, pode escolher um da oposição que lhe agrade.tenho certeza que testemunhos como esse seu a Dima dispensa.

      • Dilma é fraca sim!! Ela simplesmente quer gerenciar pois tem muita competência para isto e o vem fazendo muito bem mas para governar o Brasil não basta ser uma boa gerente e sim uma boa política, coisa em que ela peça demais. Dilma não faz política e isso é um erro que pode custar muito caro.

      • Marcelo, se enxerga cara! Quem é você para me liberar ou não de fazer alguma coisa! Sou petista desde que comecei a votar em 2002. Se você olhar minhas redes sociais, verá que atuo como um militante virtual aguerrido defendendo o PT!

        Minhas críticas a Dilma são feitas apenas em espaços como esses com o objetivo de mobilizar ainda mais a militância. Ademais, o fato de ser petista e de, apesar de não gostar dela, votar em Dilma em outubro não me deixa cego e incapaz de enxergar a sua fraqueza no bom combate político.

        • [ verá que atuo como um militante virtual aguerrido defendendo o PT!] O petismo não tem disto. Ainda nem descobriram o que venha ser internet

        • Se é assim Alexandre, por que você não dá um rolé, tira uns dias de folga. Pois comentário como o seu, que se diz eleitor do PT, vale por dez do Reinaldo Azevedo, e você pode ser confundido com um farsante infiltrado aqui no blog.

  • Cadê o ministro Gilmar Dantas a reclamar do Judiciário policialesco tentando cercear a democracia?

    O ministro Gilmar Dantas está esperando o áudio e o vídeo do grampo? Com certeza que não, esse juiz de má fé concorda com a quebra ilegal do sigilo telefônico de membros do Governo e do PT.

  • A "justiça" brasileira, a caixa preta que o próprio povo, que banca até regalia de membros da "justiça", não consegue enxergar precisa passar por uma urgente reforma em favor da JUSTIÇA e das LEIS do BRASIL.

  • Se a Folha não faz, porque não você, Fernando. Interpela o Janot, mande perguntas para ele. Quem sabe, força! Alguém precisa reagir, será que o PT e o Planalto ficarão estáticos?

  • Infelizmente o Ministro da Justiça é fraco, vem apanhado já
    faz tempo e fica caladinho.

Related Post