Há hoje, no Estadão, uma matéria que deveria ser lida por todo brasileiro e brasileira sérios, que não gostam de discutir o serviço público com a estupidez supérflua de bêbados de botequim.
Mostra quanto a promessa de Aecio Neves em cortar um terço dos cargos comissionados representaria de economia.
0,4% da folha de pagamentos.
40 centavos em cada 100 reais gastos.
Mas o repórter Daniel Bramatti foi mais fundo.
Mostrou que Lula tornou obrigatório que boa parte do cargos fosse provida por funcionários de carreira.
E é, em escala muito maior: mais de dois terços dos ocupantes dos cargos mais elevados são de servidores concursados.
Entre outras razões, além das cotas legais, porque os salários dos cargos dirigentes na administração direta são muito mal remunerados.
Não falo por teoria, mas por vivência própria.
Fui Chefe de Gabinete de um Ministério, até pouco mais de um ano.
O vencimento, para administrar uma máquina de sete mil funcionários, não chegava a R$ 10 mil, no ano passado.
Sem plano de saúde, sem FGTS e com um auxílio alimentação que não chegava a R$ 25 por dia.
Posso mostrar os contracheques a quem o desejar.
É claro que parecerá muito (e é) perto de um humilde trabalhador de salário mínimo. Mas também parecerá piada perto de qualquer gerente de empresa.
Conseguia sobreviver, pagar pensão alimentícia e atender às necessidades especiais de meu filho porque recebia um pouco mais como gratificação por integrar conselhos (raríssimos) ligados ao poder público.
Muitos dos funcionários subordinados a mim mais que eu, por aquele cargo.
Os servidores dos cargos comissionados, além de só serem nomeados depois de investigação – não podem ser processados, não podem ter execuções judiciais e nem mesmo estar devendo uma prestação das Casas Bahia, porque negativação no SPC e Serasa significa veto da Casa Civil – também se sujeitam a responder, pessoalmente, por qualquer gasto irregular – não necessariamente desonesto, apenas irregular – feito pela administração.
Aécio Neves sabe de tudo isso, pois administrou um Estado e cortou na carne dos servidores mineiros, embora tenha se permitido luxos como um aeroporto de lazer eventual em Cláudio.
Não deveria levar para a campanha, embora tenha familiaridade a isso, conversas de botequim.
View Comments (24)
Isso é parte da campanha "Renuncia, Aécio!" que a mídia começou a adotar para que Marina (com o apoio e votos deste) vença e no primeiro turno! Esse é o golpe, Brito.
O Aécio virou pó...
O boy morreu interessa é pau na lagartixa ops;Bagrina.
Isto mesmo, pessoal. O Aébrio virou Pó. O Itaú, Jorge Soros, Natura Globo, Band, Sbt, Rede Viva, não apostam mais no "volume morto" de MG.
A Maga do Mogno Amazônico é a escolhida pela mão de deus. Então a luta é com os dois pés no peito dela, ou o `Povo Brasileiro volta a ser um monte de números para os Americanos. Tchau Petrobas, pré-sal, Pronatec, Bolça Família, Luz Para Todos, Minha Casa Minha Vida...ufa cansei. Trabalha esta Dilma. Dilma não é "showoman" mas que usa desodorante...ah, isto usa, e bastante.
O problema é que Dilm e o PT abdicaram de lutar contra o PIG.. agora terão de rever isso, ainda dá tempo.
Essa é uma retórica antiga do PSDB, mas na prática todos eles descem o pau nos servidores efetivos e de carreira, arrocham o salário, cortam benefícios e até mesmo material básico de expediente, com o objetivo de atulhar a máquina com apaniguados e cabos eleitorais.
Uma olhada simples nos Diários Oficiais dos Estados em que governa o PSDB ou mesmo na imprensa regional dá pra ter uma idéia real da coisa.
Agora o que interessa mesmo são algumas considerações a respeito da nação que faço aos marineiros :
O que Marina Silva a redentora vai fazer com :
O projeto Aramar ?
O Pre-sal ?
O Mercosul ?
A UNASUL ?
A CELAC ?
Os BRICS ?
Hidrelétricas em construção e necessárias a construir ?
Mais Médicos ?
MInha Casa Minha Vida ?
Remodelamento das Forças Armadas Brasileiras ?
Novo avião de transportes da FAB/Embraer ?
Pronatec ?
Ciência sem Fronteiras ?
Com as mais de 400 novas Escolas Técnicas Federais ?
Com a vigilância e controle da Amazônia ?
Coma a Agricultura Familiar ?
Com a produção de carne ?
Com as hidrovias ?
Com as ferrovias ?
Enfim, só para começar é isso ! Marineiros , respondam .
Olha, não é o eleitor que tem que responder o que ela vai fazer com todos esses programas. É ela mesmo quem precisa responder. O plano de governo dela é bem simples e de fácil compreensão. Está lá tudo que ela vai fazer, mas eu posso resumí-lo aqui: desenvolvimento sustentavél, expansão econômica, decência e ética, pessoas boas e honestas, visão estratégica, IMPRENSA LIVRE (fiz questão de escrever em maiúsculo), respeito aos cidadãos e ao seu dinheiro e construção de uma ponte pra um futuro muito melhor. É isso o que se pode esperar da candidata Marina Silva.
Tá parecendo o discurso de Marina.
Vou melhorar a Moral do Povo Brasileiro.
Vou faze-los honestos.
Vou faze-los bondosos.
Vou faze-los ambientalistas.
Vou faze-los educados.
Vou faze-los saudaveis.
Vou faze-los informados.
Vou faze-los livres.
Vou faze-los pais zelosos.
Vou faze-los cidadões civilizados.
Vou faze-los respeitadores do meio ambiente.
Vou faze-los membros das forças armadas.
Vou faze-los cientes do pagamento do Imposto de renda.
Vou faze-los bons seres humanos.
Vou faze-los contra o aborto.
Vou faze-los virgens antes do casamento.
Vou faze-los respeitaveis no casamento.
Vou faze-los respeitaveis com a cidade.
Estamos falando do Estado Brasileiro..
E isto ela não aguenta, entrega fácil a direita!!
Rapaz, agora senti firmeza. Marinheiro legítimo. Deixa o Aecin ver isso. Vai ficar triste.
O Aécio já era, Gustavo. A Marina tem condições reais de derrotar Dilma, e pra derrotar o PT vale votar em qualquer um.
Não sei se você tem consciência disto, mas teu ódio vai derrotar o BRASIL!!!
aecio e bçablarina,ambos representam os banqueiros, a midia, interesses estrangeiros...VAMOS A LULTA NOS BLOGS
Pelo menos no que toca a parte de produção de energia, a coisa vai ficar feia, pois Marina não considera a importancia desse ítem paro o desenvolvimento da industria, da necessidades das pessoas para suas vidas e o desenvolvimento economico de maneira geral. O tempo de governo vai servir somente para viabilizar energia suja de bagaço de cana e investir muito dinheiro para produzir a carríssima energia solar, em substituição a energia da agua. O resto o itau de Neca faz com o seu banco central independente. Tiste assim.
Aécio já se foi e a turma aproveita para se fingir que não sabe para não ter que fazer a obrigação que tem com os petistas: bater em Marina. E deveria ter dito quando e que ministro foi assessor. além disso, para certos cargos não é salário que importa, mas os extra que fazem gente até milionários. E mais : dinheiro pública é para se gastar sem pena, não é economizar nada, sempre aumentar gastos mais e mais
A loja de departamentos "Leader" está fazendo uma propaganda em suas lojas em torno de uma personagem fictícia "coincidentemente" chamada Marina e com um fundo musical que canta "siga a moda, siga Marina". Isso é legal?
Um decreto do Lula, com base no inciso VI do artigo 84 da Constituição, pode ser revogado por Aécio. Mas independente disso, a economia com o corte é mínima, já que apenas 1,4% do orçamento geral da união é destinado à administração direta. A economia com a redução do tamanho do Estado (refiro-me aos cortes nos gastos sociais) é que seria grande, e esse é o projeto de Estado do PSDB, projeto neoliberal que visa reduzir impostos e incentivar a iniciativa privada, objetivando o crescimento do PIB, e só muito no futuro a redução das desigualdades sociais.
Esse futuro é algo como....quando a eternidade acabar !
Pesquisa DataTempo feita em Minas entre os dias 21 e 25 de agosto: Pimentel 34% x Pimenta 21%. Nesse sábado o jornal O Tempo publicará os resultados de intenção de voto para presidente. Suponho que Aécio aparecerá em segundo, atrás de Dilma. Nem em "seu" Estado o tucano vencerá.