Estadão diz que delação não é prova bastante. Há placas se movendo…

Um amigo pergunta no Facebook se alguém lê os editoriais do Estadão? Nas respostas, além da engraçada “só o revisor”, faltou dizer: os Mesquita.

São menos importantes por quantos o leem o que se diz, mas por quem diz o que diz.

E por sabermos que, cada vez mais rapidamente, a opinião do dono do jornal vira a opinião de quem escreve o jornal.

Hoje, o Estadão publica um destes editoriais que vale a pena ser lido. É o que diz que ser “muito oportuna a decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4.ª Região afirmando que colaboração premiada, sem outras provas, não basta para condenar um réu“.

A decisão do TRF manifesta uma exemplar sintonia com a lei. No art. 4.º, § 16 da Lei 12.850/2013 é expresso: “Nenhuma sentença condenatória será proferida com fundamento apenas nas declarações de agente colaborador”. Diante da clareza da lei, não é possível transigir e achar que, em algum caso excepcional, haveria a possibilidade de condenar alguém com base apenas em delações premiadas. A corrupção e a impunidade não serão vencidas com manobras interpretativas da lei. Justamente por ser tão urgente conferir outro grau de respeito à lei urge ser muito estrito na aplicação da lei, também quando ela não agrada a todos.

É muito pedagógico que um tribunal decida pela absolvição de um réu por falta de provas, mesmo havendo delações premiadas que o apontem como culpado. Na decisão de absolver não há uma afirmação definitiva de que o crime pelo qual ele foi acusado não foi cometido. Diz-se apenas que o Ministério Público (MP), mesmo tendo obtido várias delações premiadas, não produziu as provas necessárias.

Não há, claro, em todo o texto, qualquer menção ao caso de Lula, o mais exemplar daqueles onde nada há senão a delação (neste caso ainda sendo negociada) de um delator. Também é claro que é Michel Temer quem habitava a mente da pena que escreve por seu patrão.

Mas é também é evidente que o diagnóstico não pode deixar de incluir o ex-presidente, por tamanha evidência de que só é isso, e à undécima hora, depois de quase dois anos de processo, porque apareceu um desesperado disposto a dizer que o apartamento do Guarujá estava “reservado” para Lula, seja lá o que isso signifique.

São sinais que se começa, ao menos em parte da mídia, a se “descanonizar” a República de Curitiba. Não será suficiente para evitar a previsível sentença de Moro, nem o prazer mórbido com a condenação de Lula.

Mas é um sinal de que, para salvar os seus, talvez seja necessário poupar seu desafeto.

Fernando Brito:

View Comments (17)

  • Na atual conjuntura ditatorial, nem as provas concretas estão valendo.

  • Fugindo um pouco do assunto, não se esqueçam que amanhã tem Greve Geral gente. Total apoio a Greve Geral.
    A melhor forma de se fazer uma Revolução sem precisar derramar sangue é fazendo Greve, greve e mais greve. Todo mundo ( ou a maioria) cruzar os braços para que não seja gerada riqueza no país. Comercio e Industria paradas, ninguém compra, ninguém produz. É só cruzar o braços, nada mais.

  • Acho engraçada a boa-fé do Fernando Brito...o editorial da casa-grande não serve para a senzala, ou serve? Aguardemos, portanto.

    • Concordo! Casa-grande é casa-grande, senzala é senzala! A absolvição do Vacari justificará a do Cunha, o que 'deus nos livre' se delata!!!

    • A casa grande está simplesmente dependendo seu lado e seus protegidos.... Uma incontrolável "língua de fogo" começou a lamber os intocáveis

  • Atos programados para a Greve Geral de amanhã ...

    https://www.brasildefato.com.br/2017/06/26/greve-geral-confira-a-agenda-de-atividades-da-proxima-sexta-feira-30/

    Acho que ter deixado de lado as pautas DiretasJa e Fora Temer não parece ser uma boa solução. Essas pautas não deveriam se deslocar das pautas trabalhista/prividência. Isso parece um reflexo direto da divisão/racha da esquerda sobre apoiar ou não Lula. Eh um erro, uma burrice extrema: estão repetindo os erros da esquerda no UK e nos USA; realmente os progressistas perderam o pé com essas divisões centradas em varios umbigos, perdem de vista o todo ... Uma pena ...

  • O ESTADÃO (de coma) está certíssimo. Delação não é prova, a menos que seja contra o PT. Gravações e malas de dinheiro, então, nem se fala, pois estas também não provam "porra" nenhuma. Mas uma conta no exterior, em nome de outro, também vale como prova. Os "mesquitas da dengue" devem ter enlouquecido.

    • A Waldvogel, outro dia, disse que essa história do Loures não prova nada contra o Temer! Pode ser iniciativa própria do flagrado com mala de $.
      Que engraçado; o Temer pode não saber o que seu assessor especial faz na calada da noite, o Lula, certamente, sabia o que fazia a quadrilha da Petrobras!

  • Estas placas se movem há muito tempo. Placas de fossas fecais...

  • Camaradas.

    Isso é pura firula, vão condenar o LULA sim, assim como fizeram com o Dirceu e o Vaccari, simplesmente por serem do PT. Não esqueçamos que o Delcídio ( canalha aleijão ) foi sumariamente encarcerado pelo Teori ( que pagaria com a vida os serviços prestados à Casa Grande ou seria Cosa Nostra ? ) uma vez que era filiado ao PT, enquanto o aécio tem seu julgamento adiado ad aeternum pelos digníssimos ministrecos do STF, obviamente já trataram de soltar sua camarilha para continuarem as tramas criminosas.

    Essa lenga lenga toda da Fsp / Estadão tem, como única função salvar a pele dos pares , psdb/pmdb e seguir a vida como sempre foi, muita verba, muita cortesia, muitas compras estatais de papel higiênico impresso e roubalheira.

    Ao POVO os brioches !!!! Não sem motivos , voltamos a viver um enorme fuga de cérebros do Brasil, tudo vai voltando ao velho leito natural, de sermos um neo-colônia yankee com o povinho bunda escravizado e tentando se virar roubando carteiras em ponto de ônibus ou traficando drogas para os proprietários muy ricos de helicópteros e aviões.

  • Agora é tarde, Inês é morta. O Estadão e seus padrinhos tucanos podem esbravejar à vontade. Depois que a politicagem tomou conta da Justiça, com o empurrão da mídia golpista, qualquer delator pode dizer o que quiser e será aceito pelos juízes. Condução coercitiva liberada, vazamentos e grampos ilegais liberados. Tudo foi lindamente planejado por eles para destruir o PT. Só que agora não dá mais para botar o gênio de volta na garrafa. O artigo de Lênio Streck é bem didático para explicar essa desgraça.

Related Post