Ao contrário de Moreira Franco, cuja a abjeção permitiu dizer ao colunista Jorge Bastos Moreno, antes mesmo da retirada do corpo de Teori Zavaski do mar, que Michel Temer ia escolher logo o seu substituto no Supremo, o ocupante do Palácio do Planalto não deve falar sobre isso até que terminem as cerimônias fúnebres do ministro morto.
Mas não muito.
Porque há uma situação, a partir de segunda-feira, que se poderia definir como “quem saca mais rápido” entre ele e Cármem Lúcia para decidir quem ficará com a relatoria da Lava Jato e como controle do detonador das delações da Odebrecht.
Carmem Lúcia tem de encontrar apoio interno para uma decisão de redistribuição imediata do caso entre os atuais ministros da Corte, antes que Temer torne pública a sua indicação para a cadeira que pertencia a Teori.
Se o fizer depois, sua atitude será lida como não apenas como o um capitis diminutio (expressão que os juristas usam quando se quer retirar a autoridade ou a importância de alguém) ao futuro colega, mas uma manifestação pública de desconfiança no indicado presidencial.
Temer, porém, também tem problemas para executar seu movimento, muito além do decoro de esperar o luto correspondente.
Como se vê na “nota de pesar” do ex-líder de Temer no Senado no Facebook, vai ser preciso dar garantias ao grupo de senadores – e o grupo é grande – envolvido na Lava Jato de que o novo ministro será “camarada”. Nem tanto porque eles possam cometer a ousadia de recusar o nome – o que não ocorrerá – mas de fazer um processo que deixe sequelas e ameace os 3/5 que Temer precisa na casa para seus projetos.
Há um lobby para sustentar uma “queda para cima” do atrapalhado e autoritário ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, que ainda agradaria o PSDB e o descontente Geraldo Alckmin. E ainda completaria a obscura simbiose entre Polícia e Justiça.
Mas a crise penitenciária parece, por ora, ter eliminado essa possibilidade, por ter exposto a incapacidade e a ferocidade do cidadão.
Em condições normais de temperatura e pressão, estaria fora. O problema é que as condições de temperatura e pressão no Brasil estão longe, muito longe, da normalidade.
Sendo assim, é provável que Gilmar Mendes, a esta hora, já esteja desembarcando no Brasil, vindo de suas férias com direito a carona no Haagens Air presidencial, para não deixar – ou dificultar – uma ação rápida de Cármem Lúcia.
A Praça dos Três Poderes, nestes tempos de abertura do país, bem poderia passar a se chamar OK Corral, aquele de Tombstone, dos velhos filmes de faroeste.
View Comments (32)
dói demais viver em um lugar onde eu sei que se fosse o lula que tivesse proferido tais palavras, hoje estaria sendo investigado pela morte de teori zavasck, e dói é saber que uma parcela da população estaria ensandecida pedindo a prisão do lula pela morte do juiz.
O Brasil é terra de milhões de idiotas. Aqueles do Aécio e seu adesivo.
E isso dói muito. É muito analfabetismo político para uma nação soberana.
Ontem, na sessão espírita, o médium recebeu o Celso Daniel, que enviou a seguinte mensagem aos ainda encarnados:
Claro que a Lava Jato não termina, mas será adiada, principalmente pela questão da homologação da delação da Odebrecht, que envolve muitos "amigos". Para quem tem foro privilegiado isso só adia as coisas. Mas quem não tem e quer ter (ou pelo menos quer ser candidato para se apresentar como perseguido político), alguns meses podem ser a diferença entre a condenação do Moro e a confirmação em segunda instância e a cadeia. Para quem pensa assim, também ajudaria antecipar as eleições, como ontem mesmo estava defendendo o führer de um partido sócio da ditadura cubana, das FARC e de outras "organizações" que teriam tecnologia para realizar um atentado ou derrubar um avião.
O chupa rola de golpista não podia perder a oportunidade de escrever merda.
E aí seu filho da puta fascista, como vai a cadela vadia da sua mãe e o bandido arrombado do seu pai? Já estão presos por botarem um safado inútil como você no mundo? Avisa pra cadela vadia que qualquer hora eu dou uma passada lá.
vai arrumar um emprego decente pra poder sustentar sua familia com dignidade, todas estas coisas muito raras no pais!!
Tu não negas a estirpe, PATETA GOLPISTA. De onde tu tiras tanta inspiração pra escrever bobagens? Tu enfias o dedo lá naquele lugar e cheiras para se inspirar?
Ernesto, seus comentários excedem a burrice e muitas vezes passam a ser crime.
Fernando Brito deveria pegar o IP e os dados dessa gente, reunir as afirmações que eles fizeram e depois ver se eles são capazes de provar em um tribunal.
"O Haiti é aqui." Aquele país foi destroçado pelas nações poderosas e é o que é hoje por causa disso. O futuro dirá o mesmo sobre o brasil.
Concordo com você Carlos. Somos o Haiti da vez. Quanto ao imbecil que anda vendo o Celso Daniel pelos cantos. ... Ele, o Aécio e esse Brasil/Haiti, se merecem.
Se a veja mandar ver o fantasma do Celso Daniel, eles veem; se a veja mandar comer merda, eles comem; se a globo mandar ficar de quatro e arriar as calças pros gringos, eles arriam. São umas bestas! Por conta de idiotas deste tipo é que perdi totalmente a crença em que seja possível o brasil progredir com este arremedo de democracia que existiu aqui. Pessoas totalmente despreparadas, de baixa capacidade intelectual acabam se tornando massa de manobra nas mãos do pior tipo de gente que existe, em qualquer país. Dar direito de opinião e até de ter alguma participação política a este tipo de gente é pedir pra viver no atraso.
Seremos o Haiti ou qualquer um daqueles países africanos pobres, porém repletos de riquezas, do futuro.
ERNESTO: além de analfabeto político, acabas de te revelar um analfabeto em questões religiosas. Isso que você postou jamais foi ou será visto no espiritismo. Essa é mais uma de suas alucinações e aberrações que você posta aqui. Antes de falar bobagens pesquise sobre o que você quer dar como "modelo". Sua estupidez e ignorância salta aos olhos. Mas se você é crente, está desculpado, pois crentes costumam opinar sobre tudo que não conhecem.
O Brasil não é para AMADORES!!! Quer melhor jeito de eliminar alguém, sem deixar provas!
Estancar a sangria é pratica da Oligarquia
Quando Teori anulou a gravaçao de Lula e Dilma deram o endereço dele ou filho para esculhambar o ministro só não lembra quem não quer.
OK CORRAL ...Traduzindo: Zona de PUTARIA...aquele bairro, em qualquer cidade com número suficiente de frequentadores, emque se escolhe qual "casa" ficar freguês...Em Brasília quase não tem...na praça dos 4 poderes...tem que colocar a Grobo nisto...Niemeyer, por ser "cumunista" não fez o Palácio da Facção Marinho...mas nem precisou... a famíglia usa os tres palácios existentes...
Será que precisa desenhar para entenderem?