A estratégia da repetição, do cansaço e da delação chave de cadeia

Depois de um dia iniciado ainda no escuro, nesta quarta-feira dantesca da “democracia policial” do Brasil, acompanhando os sites e com a Globonews  buzinando nos ouvidos, é difícil ser capaz de fazer raciocínios muito objetivos, ainda mais com duas horas de depoimento de Lula para assistir, para não ficar preso aos recortes da Globo.

Então vou falar da impressão que me fica de tudo o que já assisti.

A primeira é de choque, certamente. Não é fácil, quase aos 60 anos, ver o país que você ama entregue ao policialismo.

Hoje, 70 ou 80% das chamadas dos sites são sobre prisões, delações, depoimentos judiciais e relatórios policiais.

Claro, isso nos 50% dos sites que não é ocupado por  abobrinhas e “celebridades”.

A segunda, é a miséria usada para acusar Lula.

No “maior caso de corrupção da História mundial”, tudo o que se tem contra ele é uma apartamento que não é dele, um terreno “doado ao Instituto Lula” que não é do Instituto Lula, um sítio que não se prova que é de Lula e – ah!! – um apartamento alugado na luxuosa cidade de Saint Bernard de les Champs, uma Avenue Foch  de pobre.

Será que não passa por alguma cabeça ainda comprometida com a lógica tachar de pessoalmente corrompido a um homem que não tem nada que se possa chamar de faustoso?

Ouço as moças da Globo dizendo que Lula estava impaciente. Queriam Lula com o “fair-play” de Palocci, fazendo um negócio teatral em troca do perdão judicial?

Será que uma pessoa normal, honesta, com a vida dedicada ao serviço público – afinal, não é como agente  (oi servidor) público que está sendo julgado? – passar dois anos e meio sendo acusada de tudo e diante de alguém que o condenou a nove anos e meio de cadeia como um gatinho? Só mesmo se for um canalha…

Mas a estratégia é essa: cansar Lula, repetindo acusações, sacando acusações de gente ansiosa para escapar da cadeia que se comemora a cada decretação? Que buscam fazer com que perca a energia que, milagrosamente, ainda mantém depois dos 70 anos.

Será que ainda não perceberam que não irão quebra-lo?

Nunca vi, depois de tantos anos, tamanha crônica de uma tragédia anunciada.

 

Fernando Brito:

View Comments (47)

  • Tenho orgulho de poder contar para os meus netos que nessa época triste do Brasil não estive do lado de traidores e nem do quadrlhao do Temer/cunha/Gedel.

    • Glórias a Deus. Eu tb. não deixei ser enganado por essa mídia golpista. E por esses canalhas, canalhas, canalhas!
      Acompanho td por aqui, pelos (blogs) digo eu. E tenho ficado com meu coração partido de ver tantas covardia sendo feito com Lula!

  • Muito bom o artigo. Mas,pergunto, o que tem o Guliver a ver com tudo isso?

  • Pelo amor de Deus, seria pedir demais? Que tal uma acareação entre Lula e Palocci? Ficar só de lero-lero fica difícil. Tem que partir para a ignorância...

    • Desculpe, mas não concordo.
      Não tem que ter acareação. O que prevalece é: acusou, tem que provar.

  • Será que é tão difícil entender um "pacto de sangue'" de 300 milhões e um apartamento e um sítio é equivalente, em termos terremos, a 300 reais e uma paçoquinha e uma bala de goma? Precisa de um meme de facebook para o MP entender que não faz sentido?

  • Digite aí uma senha para a liberdade de delatores macomunados com o MP que desejam ardentemente a liberdade e precisam gastar seus dólares roubados do povo brasileiro. Vou dar uma dica: Tem quatro letras, começa por L e termina por A.

  • Grande e Eterno Presidente! O LULA somos NÓS! Sempre votei no PT, voto e, SEMPRE votarei. Viva LULA! Viva o POVO! Viva o que ainda resta do Brasil! PT Saudações!

    • Nilda, pra você poder votar em Lula, ele deve estar ao menos elegível. Já pensou nisso?

  • Depois de um ano,em cana o Palocci entrega a mãe,a mulher,os filhos entrega o que for preciso haja vista ser ele um imoral inescrupuloso.

    • O que uma caninha não faz com o cidadão em apuros, heim? Eu vou fazer um leilão, quem da mais pra mim sair da prisão, e tão fácil, porque eu vou resistir, não é Sr. Palhoci?

  • A canalhice é tanta que até um pouco de ênfase na indignação foi arrancada com pinça do contexto, dissecada e reproduzida em escala gigante para distribuição nas centrais de propaganda suja. Mas a verdade é que nada disso tem mais eficácia. A opinião pública tem uma crescente fatia cada vez mais independente da opinião das mídias empresariais e de seus espelhos nas redes sociais. O que se viu ontem foi que as multidões se aglomeravam para ver e ouvir Lula, e todos os canais não tradicionais fervilhavam com informações e transmissões diretas vindas de lá, enquanto a Globo News se dedicava ao modorrento STF em sua seção sobre o Janot e o resto da mídia estava às moscas. Mas causa um certo temor pensar sobre o novo capítulo do Golpe que virá, depois destas constatações, já que estamos em um estado de exceção disfarçado, porém em vias de entrar em processo de deixar de fingimento para assumir abertamente e plenamente sua verdadeira condição. A luta pela redemocratização será dura, mas vai vencer.

  • Outro processo que chega ao final.

    Agora serão as alegações finais

    E... pomba!

    Pra Lula, juiz imparcial é o que lhe absolve.

    É o que fecha os olhos pras relações promíscuas que teve com empreiteiras.

    • E em quem mesmo Quino votou nas últimas eleições? e nas próximas em quem mesmo ele vai votar? olha ali para a lente da verdade e nos responde?

    • Diz ai, Ornitoquino, vais votar em quem, oh paladino da justiça e dos bons costumes.

      • É Quino, diz aí que se vai fazer. Vais votar no Bolsonaro pra te defender?

    • É triste ver gente que em troca de migalhas ou mesmo de graça, por conta da doutrinação que sofreu desde a mais tenra idade, se presta a tomar partido daqueles que estão traindo um país. Não se engane, na época da Inconfidência Mineira você estaria entre aqueles que tomaram partido de Joaquim Silvério dos Reis e da coroa portuguesa.

      • Exatamente!!!! Traidores da pátria!!! Podemos aplicar à eles as ordenações Manuelinas? Seria interessante ver os ratos abandonarem o navio após os primeiros....

    • Para alguns, juiz imparcial é o que dá sentença por "convicções" (como disse o juizeco ao responder a Lula).
      Assim sendo, Moro é, real e indubitavelmente, "imparcial"!

    • Voce, quino, é um palerma. Tenta esconder a sua hipocrisia, pois voce é um critico da corrupçao seletiva. Voce se locupleta com a "programaçao" Global, para se inocentar(ou aliviar a sua conciencia - esta opçao entre parentese, pois voce precisa ter uma conciencia, para esta ser aliviada) por explorar a mao-de-obra quase escrava, que voce utiliza, na sua casinha pequeno-burguesa. E vai votar no ex-capitao terrorista, pela mesma razao. Os que defendem o status-quo, de uma sociedade hipocrita e fragmentada. Voce se ver na globo, todos os dias.

      • Bolsonaro será nosso presidente, você querendo ou não, Ruy.

        Quanto ao ídolo de vocês, até o PT sabe que não irá a lugar nenhum, e cogita Haddad e Wagner para substituí-lo em uma campanha presidencial.

        • Baixa densidade intelectual agravada por uma dose diária de manipulação mediática dá nisto, Um Perfeito Idiota.

Related Post