“Estratégias” militares na Folha beiram a alucinação

Em 2037, o Ministro da Defesa “sofrerá um ataque com antraz”.

Dois anos depois, “grupos ultranacionalistas do Sudeste Asiático, irritados com protagonismo do Brasil, atacam o Rock in Rio com vírus da Sars”.

A França manda tropas para a Guiana e pretende invadir a Amazônia a partir dali, enquanto a China tenta montar uma base militar na Argentina.

Não, não é o Samba do Crioulo Doido, de Stanislaw Ponte Preta, em escala global.

São, segundo a Folha, os pensamentos dos oficiais das Forças Armadas. colhidos pelo Ministério da Defesa “com 500 entrevistados em 11 reuniões no segundo semestre de 2019” para formular a minuta de “Cenários de Defesa 2040”.

Uma imensa bobajada, porque formulada a partir de dois princípios estúpidos.

Um, o que não são nossas reservas de petróleo na costa o principal risco à soberania que enfrentamos. Talvez, até, porque já pensamos em entregá-las docilmente.

Dois, que a ameaça à Amazônia é militar e, mesmo neste caso, desconsiderando que a Venezuela tem suas defesas voltadas para o outro lado, porque é do Caribe e da Colômbia que lhe vêm as ameaças e que esta, a Colômbia, é a única força bélica – pelo número de tropas (comparável às brasileiras), pelos equipamentos (dos EUA) e pela experiência de guerra na selva – que poderia operar nas franjas da fronteira, porque ocupação, quando se fala em Amazônia, é em geral inviável.

Idem, na velha ideia de “integrar para não entregar”, a invasão de garimpeiros e madeireiros que este governo patrocina é, de fato, a razão mais preocupante para imaginar que indígenas fossem aliar-se a estrangeiros.

Falam num “escudo de mísseis”, patrocinados pelos norte-americano que nos “salvaria”. Não é possível que estejam falando sério, porque a vastidão de alvos no Brasil é algo que exigiria milhares de lançadores – ou estão achando que é como Israel, que tem uma área igual à de Sergipe?

Em matéria de vetores, nosso problema é que mal engatinhamos em produção de mísseis e estamos amarrados numa proibição de que seu alcance não exceda a 300 km, o que não chega a nenhum ponto estratégico, exceto ao Paraguai.

Importante é que dos quatro cenários imaginados, um só é de paz.

E nenhum deles considera o exército que mais ganha território no Brasil hoje: a milícia.

Fernando Brito:

View Comments (25)

  • Eita preula!!!
    Ideologia olavista até o talo.
    Olha só, daqui a pouco os seguidores dessa seita de doidos vão se armar contra o Criador, pq a terra é redonda e que os movinentos de rotação e translação é à 'esquerda'.
    O Criador é comunista porraaa!!!
    Kkkkk _("/)__/

  • Tanta paranoia e sequer mencionaram a ameaça REAL: o falso ataque alienígena que o Pentágono está preparando há anos com o objetivo de acelerar a corrida armamentista e os lucros da indústria de armas! Isso sim é uma previsão realista!

  • Uma espécie de brincadeira de guerra ou de mocinho e bandido, ou então Tarzan e a Chita, que quem tem mais de 50 certamente lembra de ter feito com os coleguinhas.
    Os milicos com falta absoluta do que fazer , além de ter que lustrar diariamente as malditas botas,marchar, bater continência e dar ordem unida, se voltam para a infância, onde pelo menos a gente brincava mas não recebia um dinheirão para fazer aquelas peraltices.

  • E o senhor,ainda veicula os CANALHAS ARGUMENTOS DESSA GENTALHA?Ora,sr.Fernando,não perca seus tempos,com BOBAJADAS.

    • Também acho, Marco. O problema é quem quem paga este hospício somos nós com nossos impostos. Militares que não têm guerra para guerrear inventam uma. Eles têm que encontrar uma justificativa para a própria razão de ser.

  • PRIMATAS,sujeitos treinados como câes na obediência cega a seu superior ,não deveríam ser autorizados NEM SEQUER a elaborar o plano de investimentos de um condomínio .
    QUE DIREMOS ENTÃO DE SER AUTORIZADOS A ESTABELECEREM POLÍTICAS DE DEFESA DE UM PAÍS !!!!
    Dessa organização entreguista,sabuja do império,cara,incompetente,INÚTIL ,QUE NÃO PRODUZ RIQUEZA NENHUMA E É MANTIDA PELO SANGUE E SUOR DA POPULAÇÃO A QUAL SUBMETEM ,nada sai de productivo ,a não ser para o Tio Sam.
    Daí saíram os genocidas da ditadura,o genocida de haitianos Heleno,o miliciano estuprador, o mulão,a lista é longa e lamentável.

  • Realmente, isso ai é para rir ou então chorar. Níveis de indigência menta de escala astrofísica permeiam a milicada insana, a julgar pela Felha... Are those guys on Drugs???

Related Post