A estridência das pesquisas na hora do silêncio

As pesquisas, nesta reta final, montaram os cenários finais das eleições municipais.

Como a estranha democracia brasileira tem um partido dominante, o PM (Partido da Mídia), coadjuvado pelo  seu coligado de sempre, o Partido das Pesquisas Eleitorais e o recém chegado Partido do Judiciário, os partidos políticos propriamente ditos foram demolidos e não há contraditório possível.

Vivemos, portanto, sob o tacão da “cognição sumária” que nos é imposta.

Há dois anos, escrevi neste Tijolaço:

Já uma vez citei por aqui um velho comercial de biscoitos que perguntava:  vende mais porque é mais fresquinho ou é mais fresquinho porque vende mais?

Essa é uma questão clássica em pesquisas eleitorais porque, com o enfraquecimento dos partidos e a interdição do debate político por uma mídia organizada na forma de partido único (em que os jornais e tevês discordam entre si, na política ou na economia?), conservador e medíocre, não há dúvida de que as pesquisas acabam sendo o principal balizador de boa parte do eleitorado.

No Rio e em São Paulo, sobretudo, isso é nítido.

Importa menos o que as pesquisas mostram do que os que as “pesquisas querem”

Começo pelo Rio.

Jandira Feghali foi detida ao começar sua curva de crescimento. Seu eleitor, com um grau maior de consciência política, não quer Crivella (mais por razões de fundamentalismo religioso que políticas) , não quer a continuidade do clã Cabral (parece que morreu sua era, parece…). Uma parte dele vai migrar para Freixo, tangido pelas pesquisas.

Pedro Paulo foi difícil de “empurrar” como alternativa a Crivella, mesmo quando se fez este esforço. Ao contrário do que muitos possam pensar, não foi a história da agressão à mulher que o derrubou. Foi o estado de falência do Governo do Estado, gerido pela mesma máquina cabralina que tinha Eduardo Paes na ponte de comando que transformou o funcionalismo – não apenas o do Estado, mas de todos os níveis – numa muralha imensa contra ele.

Como Crivella não é um “agregador” ao voto da classe média,  as pesquisas deixaram “à mão” alternativas para o voto da direita.

Índio, Osório, Pedro Paulo e até (toc, toc, toc)  o improvável Bolsonaro ficam de  “surpresas plausiveis”.

Se conseguir passar um dos três (pouco mais difícil quanto ao Bolsofilho) para o segundo turno, a direita, que tem cativos um terço dos votos cariocas, vai demolir Crivella no segundo turno.

Se não, e caso se confirme, hoje, uma “Onda Freixo” – ondas são comuns no Rio de Janeiro – o candidato do PSOL  passa a ter chances no segundo turno, se conseguir espraiar-se para o eleitor mais pobre, com mais idade e com menor grau de instrução, algo paradoxal num candidato de esquerda.

Por isso, dificilmente se verá Crivella caminhar para uma posição pró-Temer.

Já em São Paulo, tornou-se evidente que “seguravam” Haddad, para deixar  “pronta” qualquer opção para que não fosse ele o candidato da esquerda num segundo turno.

Este bloqueio foi feito pelas pesquisas  com Marta e Erundina que, de maneiras opostas, nutriam-se da memória das administrações petistas que lideraram.

Mas, por isso mesmo, têm o bloqueio dos ódios que por isso despertaram, mais a primeira que a segunda. A Marta soma-se o peso da “identidade” oportunista que buscou com Temer, da qual agora ela e ele tentam se livrar.

Na reta final, a realidade vai emergindo, embora o eleitorado mais popular tenha, durante toda a gestão e ainda agora, dificuldade em absorver o lado “modernidade” com que Fernando Haddad quis marcar sua gestão, onde as “pautas” da classe média se impunham como prioridades e polêmicas.

Até os “marqueteiros”, esta gente de inteligência movida a dinheiro apenas, pediram e imploraram para manter Lula  longe de sua campanha. A tal ponto que, com todas as ressrvas que se possa ter, houve momentos em que ele não era o favorito nem na parcela onde  prevalecia a simpatia pelo PT.

A direita, embora dificilmente vá perder no segundo turno paulistano, torce agora por “liquidar a parada” no primeiro e/ou que Celso Russomano ou Marta, ambos com a língua de fora na reta final,  não deixem o prefeito petista ficar em segundo.

Porque o Partido da Mídia deseja um massacre e isso se descaracterizaria com a segunda colocação (e até um segundo turno, mesmo intransponível) de Haddad.

João Dória dispensa comentários. É o retrato mais “fofinho” da elite paulistana e dos que a têm como modelo. Medíocre, picareta, tão bonzinho que pode dispensar até o salário… Há outras formas de ganhar dinheiro com o poder público…

Dentro de 40 minutos, abrem-se as urnas e este Tijolaço se cala diante delas, exatamente omo não fazem os inimigos da democracia, que mostraram dramaticamente que não tem qualquer prurido em violar a vontade eleitoral da população.

PS. Manifestei meu voto e manifesto sempre minhas opiniões. Não são as únicas. E faço questão de divulgar as do meu amigo e parceiro de tantas postagens, Marcelo Auler. São diferentes na forma, idênticas no conteúdo.

Fernando Brito:

View Comments (67)

  • Grande Brito, você é um cidadão e jornalista exemplar.

    • DERROTA DA COXINHADA !!!!!!

      Derrota da mídia venal e criminosa !!! Derrota da vaza-jato e do CANALHA moro e seus procuradores !!!!!

      HADDAD no segundo turno em SAMPA !!!!!!!

  • Uma coisa a direita e os cartéis financeiros não vão poder impichar: A imprensa marginal, única verdadeira, a dos blogs de esquerda. Além desta excelente reportagem do Sr. Brito, o DCM, por exemplo dá conta que o temerário governo amentou em 2479% a verba de propaganda para a editora da não-veja.

  • Em que pese o poder da mídia, teremos 2º turno em São Paulo e com o tempo de TV dividido em igualdade, será muito difícil a "massa cheirosa" sustentar seu fofinho. Se a Marta pender pelo lado dele, será melhor ainda para o Haddad. Temo que a Vaza a Jato possa aprontar mais uma das suas, lembrando que Haddad foi lembrado de passagem pelo Rei Moro Primeiro e Único. Ele poderá agir na reta final. Vale lembrar que FHC sentou na cadeira do gabinete com o apoio da mídia e depois, a mesma mídia foi obrigada a divulgar o Jânio desinfetando a cadeira do gabinete.

    • ... Ademais,
      haverá tempo para 'nois' difundirmos a verdade factual:
      a própria Polícia Federal oficialmente já informou que JD não se trata do grande líder e preso perpétuo político José Dirceu.
      Portanto, toda a convicção (sic) leva para o mais provável:
      JD é, na verdade, o DEMoTucano almofadinha e, por óbvio, [mega]corrupto João Dória 'Senior'!

      Para completar a vitória das forças progressistas, populares e democráticas,
      'nois' iremos provar que o 'Italiano' do Listão do PROPINÃO da Odebrecht é o gângster mafiosíssimo eduardo CU(nha) do comparsa usurpador 'disenterino' decorativo nazifasciterrorista, INFAME antinacionalista/entreguista &$ golpista TEMERário/TEMEro$$$o!

      Mãos à obra!

      E até a vitória sempre!

  • Sobre as "pesquisas outras" que o *PIMG omite descarada e criminosamente!
    *PIMG (Partido da Imprensa Mafiosa &$ Golpista)

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Outro delator da Lava Jato relata ‘ordem superior’ para beneficiar empresa ligada a filho de FHC

    Postado em 2 de outubro de 2016 às 08:09

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/outro-delator-da-lava-jato-relata-ordem-superior-para-beneficiar-empresa-ligada-a-filho-de-fhc/

    • LÁ VEM O MATUTO QUE SENTE CHEIRO DE GOLPE DESDE O DIA EM QUE NASCEU EM PINDORAMA

      ... Em condições normais de temperatura e pressão [mais] este escabroso caso não viria ao caso, imagine num contexto criminoso de fase 'Boca de Urna' da Operação midiático-golpista 'Lava [DEMoTucano/PMDBosta a] Jato'!...

      Definitivamente, nesta joça de republiqueta do CU(nha) TEMERário/TEMERo$$$o do Mundo a Justiça está condenada!
      E 'DESmoroLIZADA', literal e metaforicamente!

      • O jornalista e escritor Osvaldo Bertolino demonstra que *omertá é, na verdade, o modus operandi da 'PORCA-tarefa' da Operação midiático-golpista 'Lava [DEMoTucano/PMDBosta a] Jato'!
        *omertá: o código de honra das organizações mafiosas italianas

        https://www.youtube.com/watch?v=lxnPIRLQt40

        • Ainda sobre "canalhices, canalhices, canalhices"!

          $$$$$$$$$$$$$$$$$$

          Orçamento de Temer tem corte brutal na reforma agrária

          Corte no orçamento de 2017 do governo prevê redução brutal de repasses de verbas para importantes programas federais relacionados à questão agrária, além de vários ministérios e órgãos responsáveis por ações nessa área, direcionadas a pequenos agricultores, índios, comunidades tradicionais, entre outros; a Funai terá o menor orçamento dos últimos dez anos e a metade do que foi em 2007

          02/10/2016

          (...)

          FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/258176/Or%C3%A7amento-de-Temer-tem-corte-brutal-na-reforma-agr%C3%A1ria.htm

  • Tinha decidido não votar , mas hoje vou votar no meu partido o PT. Irei reafirmar que, ao contrário que o golpistas acreditam o PT vive e renascerá mais forte do que nunca, que após esse inverno tenebroso para democracia brasileira, a pior que já presenciei, muito mais degradante que a de 64, essa esperança de uma vida melhor para todos, esse sentimento de solidariedade, de amor pelo Brasil, de clamor pela democracia pode estar soterrado, mas não morto e voltará tal como a natureza o faz na primavera, pois isto está na alma, no caráter do homem que não é fascista, e isso nem Moro e nem a mídia conseguem matar.

    • Clap, clap, clap!
      E de pés!
      E tenho absoluta convicção!
      Convicção no bom, responsável e salutar sentido!
      Portanto, não no sentido canalha, capcioso e covarde dos procuradorezinhos de merda da 'PORCA-tarefa'!

      Hasta la Victoria Siempre!
      Mesmo porque a luta contra o nazifasciterrorismo é interminável/inesgotável!

        • Salve, valente guerreiro de sempre Luiz Mattos!

          Lamento o fato de o amigo ter se distanciado dos debates nos blogues 'sujos'!
          A sua valorosa presença faz muita falta!
          Mas, respeito a sua decisão!
          E, óbvio, não precisa se justificar!

          Felicidades ao amigo!

          Hasta la Victoria Siempre!

          Messias Macedo

      • Só a revolução e o paredão pra resolver a situação. Até rimou.

  • Estão falando em voto útil baseando-se em pesquisas,poderia falar da ingenuidade de articulistas em relação as pesquisas me espanta ver o quanto "doutos"jornalistas acreditam em pesquisas.
    Poderia falar dos que vivem "martelando"que a esquerda é desunida,estes, dias atrás gritavam que PT nunca foi esquerda talvez por isso acharam palatável apanharmos tanto do Piçol e seus apaniguados da direita por mais de uma década,não sou assim tão rancoroso mas jamais me esqueci das vezes que apanhei e sempre digo que quem apanha não esquece,não me esqueci do tapa na cara que tomei de um investigador hoje delegado aposentado decrépito,jurei a ele aos 14 anos de idade que um dia me vingaria e fui encontra-lo na cidade de Bauru anos atrás mas ao ver seu estado deixei pra lá e prefiro que o enfisema o mate aos poucos.De minha parte teria muita dificuldade em votar no Piçol mesmo que um terremoto se avizinha-se.Mas,vou falar da censura sendo imposta nas redações pelos patrões o que comprova o que sempre disse;a censura na ditadura era interna.Como um jornal canalha cede viaturas para a ditadura transportar seres humanos ao frigorífico reclamaria de censura?A Mídia ficou toda ela milionária na ditadura,até o homem do baú ganhou uma rede de TV e gritava aos domingos: "Este é um País que vai pra frente".

  • Otima materia, Fernando. Eu vou de Jandira, mulher inteligente, integra e confiavel. Enfrentou a Globo em seu covil (ate lenbrou-me do saudoso Leonel). Nao me sinto confortavel de praticar voto util... e fazer o que as "pesquisas" querem, como dito na materia.

  • O blog Os amigos do Presidente Lula destrinchou o truque da rede golpe que prejudicou Haddad e favoreceu os candidatos golpistas. Vale a pena dar uma olhada. E todo mundo que tiver a oportunidade de fazer aquilo que Jandira fez no Rio, deve repetir a denúncia.

  • Todos que defenderam Dilma naquela votação esdrúxula do impeachment merecem o nosso apoio e a nossa confiança no dia de hoje e os que a incriminaram o nosso cruel repúdio. Hoje somos PT, PC do B, PSOL, PSTU, Rede sem Marina, PDT, PMDB do Requiao e da Kátia Abreu e todos que não viraram as costas para a Democracia. Viva a grande esquerda nacional!

  • Notícia do Conversa Afiada: "temer procura novo Ministro da Justiça." "Essa Porra" procura mesmo é Justiça

Related Post