EUA espionou governo para obter vantagens no pré-sal

Agora é quase oficial. O próprio Greenwald deu uma série de pistas em seu post de ontem. A NSA, agência de informação ligada ao Departamento de Defesa, espionou a nossa presidência da república, a Petrobrás e o governo como um todo, para obter informações vantajosas sobre as novas jazidas de petróleo na costa brasileira. E possivelmente outras informações de cunho estratégico para a economia brasileira.

Greenwald publicou um comunicado recente da NSA, divulgado no Washington Post, no qual a agência admite que andou bisbilhotando por aí, mas afirma que, à diferença da China, jamais o fez visando ganho financeiro.

“Tomem nota disso”, ironiza o blogueiro, para logo em seguida lembrar que um dos maiores problemas da NSA e do governo americano, desde o início dos vazamentos feitos por Snowden, é que suas defesas em resposta às reportagens são rapidamente desmentidas pela reportagens seguintes.

E fornece uma pista: a reportagem que irá ao ar no Fantástico hoje, com novos vazamentos, revelará que esse último comunicado da NSA foi o mais mentiroso de todos.

Os brasileiros devem tomar cuidado para avaliarem com justiça a gravidade desse tipo de espionagem. Os EUA não espionam o governo brasileiro, e virtualmente todos os brasileiros, apenas por curiosidade, mas para melhor saquearem as nossas riquezas. A consequência dessa violação, portanto, é dificultar o nosso desenvolvimento e a superação de nossas mazelas.

O país terá que responder a essa agressão com investimentos maciços em tecnologia da informação e segurança cibernética. É uma boa oportunidade, aliás, para ampliarmos o volume de recursos investidos em pesquisa tecnológica e iniciarmos, em parceria com outras nações em desenvolvimento, esforços para construir uma indústria tecnológica livre das garras do Tio Sam.

 

Fernando Brito:

View Comments (8)

  • Uma coisa que me espanta é que, mesmo depois deste incidente, o incentivo ao software livre (principalmente em áreas estratégicas, como comunicação e defesa) não foi colocado na pauta.
    De acordo com este link, http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=22655 o NSA gasta 250 milhões por ano tem parceria com diversas empresas para introduzir backdoors em seus softwares que lhe permitam espionagem. Pois bem, 90% dos computadores do país utilizam windows, que é um sistema operacional proprietário. Depois desta história aí, é paranóia demais temer que o windows já vem de fábrica com backdoors que permitam a espionagem? Não é meio óbvio que precisamos investir pesadamente na adoção de software livre, principalmente em setores sensíveis? Mas ninguém nem sequer fala nisso.

  • Mas é urgente remover mo Ministério das Comunicações e da Casa Civil a família Bernardo!

  • O governo Obama e sua turma não têm pudor. Espionam escancaradamente.

  • Se me permitem, a concorrência para renovação da frota de Aeronáutica, Exército e Marinha também são do interesse dos americanos.

  • Acho que isto reforça necessidade do BRASIL DENUNCIAR OS EUA NA OMC, ONU e OEA e banir qualquer empresa americana em relação o PRÉ SAL.