Estão ocorrendo muitos relatos de que páginas políticas do Facebook estão sendo arbitrariamente apagadas, e o critério tem atingido apenas um lado.
O internauta Victor Javier Ventura, que mantinha a página Falando Verdades, com mais de 17 mil fãs e alcance médio de 1,5 milhão de pessoas por semana, acaba de ter seu direito de expressão violado pela empresa norte-americana.
E agora está bem claro: todas as páginas apagadas continham críticas, a maioria bem humoradas, ao senador Aécio Neves.
A guerra eleitoral, pelo jeito, começou há algum tempo. É triste, todavia, que um dos lados da guerra prefira lutar desta maneira, censurando o adversário.
Ventura observa que o outro lado do espectro, a direita, ligada ou não ao PSDB, mantém dezenas, ou mesmo centenas de páginas, com fortes críticas à Lula, Dilma, ao PT, à esquerda, e nenhuma dessas páginas jamais foi apagada ou censurada.
Recentemente, Jefferson Monteiro, editor da página de humor Dilma Bolada, quase saiu do Facebook ao ter uma postagem sua arbitrariamente apagada. Tratava-se, mais uma vez, de uma montagem de humor sobre Aécio Neves.
O que está acontecendo?
A gravidade deste fato deve ser avaliada com seriedade pelos que lutam pela liberdade de expressão no país, porque essas páginas, antes de conterem críticas bem humoradas a determinadas figuras, contém trabalho acumulado, às vezes ao longo de anos.
Por mais irreverente que seja uma fanpage, há milhares de pessoas trabalhando e militando em torno dela, visto que toda “curtida”, todo compartilhamento, todo comentário, é manifestação de um desejo, uma emoção, uma opinião. Por trás da crítica, há um debate de ideias, ingrediente essencial à democracia.
Apagar uma página sem justificativa é uma violência. Alguém precisa fazer alguma coisa contra esse tipo de truculência virtual.
View Comments (23)
"Feicibuque" viajando de trensalão para higienópolis?
E por onde anda o ministro Bernardo???
A césar o que é de César.
Abandonem o Facebook, deixem só os reaças por lá.
Aecim, vai dar trabalho, mas será vencido.
Agora falar a verdade sobre Aécio Neves, você poderá ser banido dos comentários de qualquer site ou blog, começou uma guerra através das mídias.
Não sejamos hipócritas, se o facebook tirou a página do ar é por que tinha conteúdos que feriam a política do mesmo. Grande parte dessas páginas são fakes montados pela esquerda para atingir o PSDB. Fakes não são permitidos, assim como páginas que destratam personalidades, e que usem imagem/nome de pessoas sem autorização. Se as pessoas dessem a cara a tapa na rede e fizessem críticas sem se esconder atrás de codinome e fakes, a disputa seria muito mais limpa.
Como você sabe de tudo isto Ana!
Já mandou alguma mentira sobre pessoas
para outras....
Eu recebo muitas mentiras da direita via e-mail.
E sabe o que é melhor....os caras da direita acreditam.
è hilario.., passem para frente senão Deus vai te castigar,
se passar o Cerra vai te dar uma viagem com tudo paga
para Miami.
Realmente, algumas postagens que fiz não apareceram no meu Feed de notícias, apenas na linha do tempo. Imagine, censura em plena democracia, pode isso?
Penso que o facebook não passa de mais um instrumento de coleta de dados das pessoas e pelo visto ,oque foi feito recentemente contra os brasileiros em que seus dados foram entregues ao governo dos EUA.As opiniões são apenas um chamariz ,para ter acesso ao seus dados. Temos que ter me mente que não existe democracia ou liberdade de expressão dentro da iniciativa privada , apenas o interesse dos seus proprietários e seus patrocinadores .
Os gringos estão a toda. Querem por que querem o controle do Sul do continente, nem que seja com um consumidor de substâncias ilícitas. Tinham o Noruega. Não gostaram da independência dele. Seria um recado e tanto para o novo usuário na presidência do que ocorre quem sai da famiglia.
a Marina est
a sendo usada pela direita para dividir o PT.o psb esta seguindo a mesma linha ,os dois juntos vao prestar um grande serviço a Rede globo e ao PSDB. parabens esato num otimo caminho sigam em frente.