No seu artigo de hoje no Estadão, para bom entendedor, Fernando Henrique junta-se ao grupo do “é preciso estancar esta sangria” da Operação Lava Jato.
“Digo há tempos que o sistema político atual (eleitoral e partidário) está “bichado”. Sou defensor das ações da Lava Jato e sei que sem elas seria mais difícil melhorar as coisas. Mas não nos iludamos: sem alguma forma de instituição política e sem políticos que a manejem, não será suficiente botar corruptos na cadeia para purgar erros de condução da economia e da política. Que se ponha na cadeia quem for responsável, mas não se confunda tudo: nem todos os políticos basearam sua trajetória na transgressão nem todos os que financiaram a política, bem como os que receberam ajuda financeira, foram doadores ou receptores de “propinas”. Se não se distinguir o que foi doação eleitoral dentro da lei do que foi “caixa 2”, e este do que foi arranjo criminoso entre governo, partidos, funcionários e empresários, faremos o jogo de que “todos são iguais”.
Se fossem, que saída haveria? Está na hora de juntar as forças descomprometidas com o crime – e elas existem nos vários setores do espectro político – para que o bom senso volte a imperar e para que possamos recriar as instituições, entendendo que no mundo contemporâneo a transparência não é uma virtude, mas um imperativo e, por outro lado, que se não houver meios institucionais para decidir e legitimar o que queremos não sairemos da desilusão e da perplexidade.
Não é hora só para acusações, é hora também para a busca de convergências.
Mas, espere aí, Fernando Henrique…Não era esse o discurso que se fazia e que era acusado de ser cobertura para um desejo de “parar a Lava Jato”? Quando se dizia que as coisas estavam sendo conduzidas de maneira que quebraria a economia brasileira, faria paralisar o país e explodiria o emprego, não se era acusado de “cúmplice” das empreiteiras?
Agora que se derrubou o governo eleito, é “hora para a busca de convergência”?
O senhor acha que é possível “juntar as forças descomprometidas com o crime” com a cassação justamente daquela a quem não se acusa de crime algum, senão de “pedalada fiscais” que já se desmoralizaram com a perícia e com vagas alegações de que decretos orçamentários estariam em desacordo com a meta fiscal, o que, no insuspeito dizer de Elio Gaspari, “derrubaria todos os governantes, de Michel Temer a Tomé de Sousa”?
E é de supor que o senhor pretenda que dentro destas forças esteja o PSDB, cujo o presidente nacional, seu pupilo Aécio Neves, sobre o qual pesam já mais de uma dezena de acusações de delatores, que vão de Furnas às obras do centro administrativo de Minas Gerais.
Como é possível crer na honestidade em quem aponta o dedo para os outros – “Há responsáveis, mas não vem ao caso acusar. Provavelmente alguns deles, se forem intelectualmente honestos, estão se perguntando: por que não vi antes que endividar irresponsavelmente o País, mesmo que a pretexto de aumentar momentaneamente o bem-estar do povo e criar ilusões de crescimento econômico, é algo ruinoso, que as gerações futuras pagarão?” – se o seu próprio governo fez isso em escala estratosférica e elevou a dívida pública, que era de 28,4% em 1995 para a 55,9% no final de 2002?
Que cara de pau!
É por isso que Fernando Henrique é desmontado por Mehdi Hasan, jornalista inglês da Al Jazeera, numa entrevista que, infelizmente, ainda não está legendada na rede. Mas você pode ver o desastre acompanhando o vídeo (ao final do post) e lendo a tradução comentada feita por Pablo Villaça no Facebook. É uma saia-justa a um incoerente quase que do princípio ao fim.
Habituado a entrevistas com jornalistas brasileiros, que se limitam a levantar a bola para que ele corte em movimentos ensaiados, FHC teve suas posições confrontadas por um âncora da Al Jazeera (…)
No espaço de apenas dez minutos. o ex-presidente se embaraça repetidas vezes, chegando a contradizer a narrativa que seus comparsas golpistas vêm insistindo ao falar do “impeachment”.
Aliás, FHC já abre a entrevista admitindo que Dilma NÃO cometeu crime “no sentido penal”. E completou “ela cometeu um crime POLÍTICO”. O que não deixa de ser interessante, já que não há nada na Constituição que defina “crime político” ou o impeachment como pena.
Aí o entrevistador aponta que FHC pedalava 300 milhões POR ANO, inspirando a seguinte e inacreditável resposta: “No meu caso, foi diferente. Estávamos nos ajustando”.
Em seguida, o âncora aponta como Cunha, Temer e demais cúmplices são acusados de corrupção e pergunta se FHC não vê ironia no fato destes liderarem o “impeachment”. O ex-presidente começa a gaguejar, murmura algo sobre “foi o ‘povo’ que liderou” e diz que talvez Temer/Cunha sejam oportunistas. É então que o entrevistador o interrompe e diz: “Ok, então você aceita oportunismo” e muda de assunto.
TOIM.
O que vem a seguir é a melhor isca. “O senhor disse que o impeachment foi por causa do povo. 58% do povo quer que Temer saia. Você apoia o impeachment de Temer, então?”
FHC começa a gaguejar e tenta mentir sobre a pesquisa. Entrevistador o corta e o corrige. O seguinte diálogo é travado:
FHC: “Eu não conheço essa pesquisa”.
“Estou te informando agora.”
“Você precisa ter mais informações.”
“O SENHOR é que não conhecia a pesquisa!”
Mas o melhor momento: o jornalista aponta que a Lavajato revelou corrupção na Petrobrás na época do governo FHC e este enlouquece:
“No, no, no. I protest!” E diz que foi denúncia “política”.
E dá um piti que vocês não imaginam. Têm que ver pra crer.
A seguir, entrevistador fala da gravação de Jucá dizendo que precisam tirar Dilma e colocar Temer pra parar o sangramento da Lavajato. FHC primeiro tenta mudar de assunto; entrevistador insiste. O político então diz (juro): “Qual foi o resultado (da conversa)? Zero.”
“ZERO”?! O resultado foi EXATAMENTE O QUE ELES DISCUTIAM NA GRAVAÇÃO!
Para finalizar, o entrevistador menciona a investigação sobre a denúncia de que FHC usou a Brasif pra pagar mensalmente a ex-amante na França.
FHC: “É mentira.”
“Então por que está havendo investigação?”
“Porque o PMDB pressionou politicamente o MINISTÉRIO DA JUSTIÇA!”
Em outras palavras: o cérebro de FHC para de funcionar sob a pressão.
Que entrevista DESASTROSA. Em resumo: admitiu que não há razão criminal pro impeachment; que a questão é só política; …que todas as denúncias contra Dilma são reais, mas contra ele são motivadas politicamente e ainda gaguejou, deu piti e não soube responder.”
View Comments (19)
É muito sem vergonha: "eu gostei deste cara e paguei a educação para ele". É assim que ele se refere ao filho dele. Esta é a índole do PSDB...eh Lula, eh Dilma, vocês queriam ficar amiguinhos desta turma, né? Vocês também tem culpa pelo o que acontece em nosso país agora. Dilma ainda acredita que é só usar o controle remoto? Covardes e traidores!
Procurou-se Lula no Triplex, achou-se a Mossack e o triplex da Globo.
Procurou-se o PT na JBS, achou-se o Meirelles e PMDB.
Procurou-se o PT na LavaJato. O PSDB é que pede arrego.
Encontraram todos os ladroes ricos na Zelotes, trataram de escondê-los.Chamaram Lula a depôr só para sacanear.
Aguardo a delação de Cunha e o afastamento dos 150 deputados comprados pelo Golpe do PSDB e Milenium e PMDB. E estes confirmem a compra de votos pela FIESP.
Espero a delação da Odebrecht. E delate todos os caciques do PSDB, senão não vale.
Na votação do golpe na Câmara, houve denúncias até de que deputados que não estavam dispostos a votar e já estavam fora de Brasília teriam sido levados de jatinho por empresários para votarem. Isso seria muito fácil de se comprovar se ocorreu de fato ou não, mas até hoje não se falou mais nada sobre isso. Se houve essa mudança de voto de última hora e a condução à Brasília bancada por empresários, isso caracterizaria corrupção e suborno e anularia a votação do golpe.
"De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, o aliado de Temer, Eliseu Padilha (PMDB-RS), teria garantido que não haveria problemas com faltas ou atrasos pois empresários disponibilizaram jatos para parlamentares pró-impeachment" http://www.revistaforum.com.br/2016/04/17/empresarios-disponibilizam-jatinhos-para-que-deputados-pro-impeachment-possam-votar/
17/04 às 22h45 - Atualizada em 17/04 às 23h16
Ministro da Justiça manda PF investigar compra de votos para impeachment
Empresários ofereceram jatinhos para levar deputados a Brasília para votação -http://www.jb.com.br/pais/noticias/2016/04/17/ministro-da-justica-manda-pf-investigar-compra-de-votos-para-impeachment-2/-
-http://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2016/04/epoca-negocios-ministro-da-justica-quer-investigar-uso-de-jatinhos-por-deputados-pro-impeachment.html-
O que mais se poderia esperar desse oportunista picareta, assim conhecido desde os anos 50. Alguém que quis, inclusive, roubar o crédito do trabalho acadêmico que pertence ao chileno. Alguém que roubou o crédito pelo plano real, do qual, realmente só participou através de crime de falsidade ideológica ao assinar notas de reais que começaram a circular no final de junho 94, quando ele havia deixado de ser ministro em abril 94; alguém que corrompeu - para sempre - o congresso (200 mil reais por cabeça, não?) para ter a reeleição; alguém que usa e abusa do sofisma, das mentiras, de não ter vergonha, para transferir (Freud explica) a sua (dele) irresponsabilidade para os outros. Baita hiena.
No, no! He (FHC) is a liar! I protest
Estamos assistindo o ocaso de um patife, que no seu ocaso mostra-se ainda mais patife.
E continua o mentiroso de sempre. Estão aí publicados, documentados e nunca desmentidos os livros de Rubens Valente e Amaury Ribeiro Jr. como prova do mentiroso, cínico e cretino tem sido FHC ao acusar os outros daquilo que ele próprio fez e continua fazendo.
Como intelectual foi mais um farsante do que um elaborador. Ao fim e ao cabo apenas usou o lutro intelectual que "chupou" de seu orientador, Florestan Fernandes, para dar milho ao pavão que habita sua mente.
FHC um dos homens mais corrupto do Brasil, ao lado de seu parceiro e sócio, Serra, na destruição de nossas estatais. Uma coisa que os brasileiros jaamaais deveriam esquecer. Um hipócrita, mentiroso, manipulador e corrupto. PSDB como eu já disse muitas vezes, somente subirá a rampa do Planalto de novo através de um golpe, jamais pelas urnas. Ele conseguiu provar para os brasileiros, por A+B que, não estão nem aí para o país, o que eles querem é se locupletar. Medíocres e sem moral alguma. Os anti-Brasil e como disse o Aécio, num lapso: PSDB é o maior partido de oposição ao Brasil. Nunca um lapso revelou tanta verdade.
Nós, brasileiros , atentos a história do país, jaaamaais esqueceremos quem foi e quem é FHC, junto ao seu par Serra: o Maior Vendilhão das nossas estatais, a preço de banana aos EUA, de quem são legítimos representantes aqui no Brasil. PSDB nunca mais subirá a rampa do Planalto pelo voto, pelas urnas. Daí o motivo do golpe, criminosamente preparado, para tal.
FB.... hahahahahaha.... sorry, but Fgagacê virou comediante ?! Cara, fiquei com vergonha alheia. Pensei em enviar para meus amigos ingleses mas eles não entenderão nada. Ele só gaguejou e respondia tudo saindo pela tangente. Qto ao filho que não é seu mas que ele sustenta porque gosta dele, foi hilario... BABACA, mil vezes BABACA, além de falar um inglês péssimo!! Como essa excrescência pode se achar no direito de mencionar o nome de Dilma e Lula? Lula está tão acima dessa figura que uma entrevista com Lula em português seria um sucesso só contando com seu imenso carisma e inteligência rara. Enfim, valeu porque agora muitos estrangeiros que ainda tinham dúvidas poderão avaliar o nível desse estrume, digo, político golpista. Valeu pela gargalhada !! Quero ver esse cara sendo escrachado para o resto de sua vida... affff...
Não para, não para, não para não. Agora que a a água começa a bater na bunda deles, quereecolete de salva-vidas. Segue essa joça aí, doa a quem doer. Não descansaremos enquanto não virmos a metade da Câmara e do Senado punidos com o rigor que eles merecem, de preferência na cadeia. Se o pais atravessa esta crise dos infernos, a culpa não é só do PT, mas de todos os partidos que compuseram e formaram esta Republiqueta de Araque que temos. Precisamos saber quem são e como agem os verdadeiros corruptos e corruptores de todos os partidos, desta política asquerosa que só faz é aniquilar a economia e a esperança dos brasileiros. Espertinho o FHC, quer que o PT pague a conta sozinho? Não sinhô. Chegou a vossa vez.
Nao sabia que "agressing" eh palavra! E "moving a process" tampouco existe, a nao ser que o processo esteja em um carrinho com rodinhas e voce o estiver empurrando pra la e pra ca!
Esses ingreis ai eu nao conheco ainda nao!
A entrevista eh realmente uma catastrofe.
É que FHC aprendeu ingrês na escolinha do professor Gilmar.
Para FHC, Dilma "cometeu um crime POLÍTICO”. Por isso é que se fala em golpe, em ditadura do PIG, em ditadura do Judiciário tucano, em ditadura dos picaretas do Congresso e dos traíras. Porque crime político é o que existe nas ditaduras, não em democracias. Hoje, como disse o próprio entreguista FHC, cassa-se mandato de presidente eleita por "crime político". Por imposição externa associada ao entreguismo golpista interno, temos esta democracia de fachada crime político, presos políticos, denuncismo calunioso e seletivo, e impeachment político (golpe).
O crime político de Dilma foi ter derrotado o decadelatado Aécio Neves, tucano Bicudo, e impedido a farra das privatizações e dos entreguismos desde o início de 2015.