FHC, o marechal tucano dá o comando: sangrem Dilma para matar Lula!

A entrevista de Fernando Henrique Cardoso à Folha – acho que a milésima que ele concede no mês – tem uma diferença das outras 999.

Lá no final, ainda que com a hipocrisia, o velho tributo do vício à virtude, ele abre seu pensamento:

“(…)vou dizer uma coisa arriscada: o Lula perde hoje. Hoje [se Dilma cai e fazem novas eleições], o Lula perde. Mas eu não penso eleitoralmente. Não vou dizer: ‘Então vamos fazer o impeachment porque o Aécio [Neves] ganha, o Geraldo [Alckmin] ganha, ou eu ganho‘. Tem que pensar o país. Não estou dizendo que nunca vai se chegar a tal ponto [do impeachment]. Não sei.”

Todo o resto da entrevista, da qual falo adiante,  segue um roteiro, mas neste momento FHC teve um um arroubo de sinceridade, deixa sair  – negando – a verdade.

Esta é a “conta” que sua mente faz: como chegar às eleições com um quadro que dê vantagem eleitoral aos tucanos e – de pasmar! – até a uma possível reencarnação do faraó das privatizações.

Todo o restante é a construção do cenário que deseja: uma Dilma fraca, uma coitada, pagando pelos erros de Lula – o alvo real – que vai de muletas até o fim do mandato, conduzida pelo Ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

O primeiro psicanalista que você encontrar na esquina dirá, lendo a entrevista, que Fernando Henrique transpõe o passado para o presente e o enxerga como uma repetição do que se passou em seu segundo mandato, onde o papel de Levy era desempenhado pelo presidente do Banco Central, Armínio Fraga.

Afora o ato falho de citar-se como candidato – que está mais para seus desejos que para uma estratégia – o que FHC deixa claro é que não fecha as portas para a aventura golpista e seus protagonistas:

Agora, quem está processando a Dilma por algo que ela fez? Não tem. Quer dizer que não venha a acontecer? Não sei. Estamos numa situação de ponto de interrogação. Dependemos do calor da rua, do avanço do processo judicial e da mídia.

Mas sua aposta é aquela que se apontou: a ingovernabilidade, a paralisia de Dilma, amarada a uma política econômica de austeridade que lhe desgaste e mantenha “as ruas” em estado de agitação e  enfraqueça Lula, mesmo que ele se mantenha afastado e até divergente disso.

O marechal do entreguismo é bom de estratégias. O que não o impede de, em certos momentos, ir ao armário, espanar a empoeirada faixa presidencial e devanear com as saudades do tempo em que existia.

Alguém viu, nas furiosas marchas do dia 15, onde atéo retorno da ditadura se pedia, algum cartaz dizendo “Volta, FHC”?

Fernando Brito:

View Comments (38)

  • EX-TESOUREIRO DE SERRA E FHC CAI NO SWISSLEAKS

    Entre os nomes de políticos citados nas contas secretas do HSBC na Suíça consta o do empresário Márcio Fortes, primeiro vice-presidente do PSDB-RJ; ex-tesoureiro de FHC e José Serra, ele nunca declarou ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) a existência de suas três contas internacionais; em 2000, ele foi a pessoa física que mais doou ao partido; durante a campanha de Serra à Presidência, em 2002, Fortes usou notas frias e o PSDB chegou a ser multado em R$ 7 milhões; o político tucano também foi capa da revista Exame, como o presidente do BNDES que incentivava as privatizações; além dele, também foram citados no caso o ex-prefeito de Niterói Jorge Roberto Silveira (PDT-RJ), o bilionário Lirio Parisotto, suplente de senador pelo PMDB-AM, duas irmãs do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) e os filhos do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB-MG)

    26 DE MARÇO DE 2015 ÀS 05:37

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/174655/Ex-tesoureiro-de-Serra-e-FHC-cai-no-Swissleaks.htm

    • FALA, MATUTO!

      Muito bem!
      Coragem, essa palavra!
      Ou esses procuradores do ‘miniSTÉRIO’ Público e juízes mequetrefes de primeiras instâncias imaginam que são inimputáveis, que não devem satisfação a quem os paga, ou seja, o nosso dinheiro público?!…

      ... Mesmo porque enquanto o primeiro Tucano...

      O primeiro Tucano de uma série interminável (sic)...

      Enquanto o primeiro Tucano não for devidamente engaiolado (idem sic), a [eterna] oPÓsição ao Brasil "cada vez mais criará asas" para voos cada vez mais altos nas intentonas fascigolpistas - e atrocidades/ilegalidades contra os inimigos!...

      • Esse Fernando Henrique cheira mal. Ele foi um filhote do Pinochet. Logo após o golpe militar no Brasil, correu para o Chile, abrigando-se sob a proteção do seu amigo Pinochet. Por lá ficou com o seu "queridinho" Çerra (o famoso 'cerráqueo' das ambulâncias) onde aprendeu a fazer golpes. Como não tem o que falar, abre a boca para descaracterizar os políticos do PT. Se esse Fernando Henrique se recolhesse a um mosteiro provavelmente seria bem sucedido nas suas reflexões baixas. Talvez seja uma oportuna sugestão para esse senhor que não tem boas idéias!

        • Pelo que sei ele usou um dinheirinho da Fundação FOrd, e seu amigo Serra também.

  • FHC foi escalado para atacar Lula todo dia, é provocativo e chama pra briga. A máxima dele foi dizer que não houve nenhuma acusação de corrupção na Petrobrás durante o governo dele, como se isso o abonasse. Como diria PHA: quá, quá, quá, quá, quá, quá.

  • Gostei do roupão de dormir dele. Com ele é bom de prognóstico, certamente Lula voltará em 2018 e será, novamente, presidente.

  • Obrigado Fernando Brito, por dois motivos: por ter "estômago" para ler a folha, ainda mais levantando a bola para esse hipócrita, e por esse maravilhoso Tijolaço.
    Assim tenho poupado meu fígado...e ainda leio comentários inteligentes.Bom dia para todos e todas.

  • Ou o Lula está planejando a reação ou está fugindo da briga! O fato é que o único que pode salvar o projeto independente de país que queremos chama-se Lula da Silva. Dilma Rousseff é uma decepção: fraca, covarde e incompetente!

    Volta Lula!

  • Canalha! Escória maldita! Vida longa para sentir na pele toodddos os males contra nosso querido trabalhador Brasileiro!

  • Se, se, se....A vaidade não tem cura e a inveja é uma merda!...

    É Lula de novo em 2018!...

Related Post