FHC repele diálogo. Mas quem quer falar com múmias?

No dia 19 de agosto de 2002, o então Presidente Fernando Henrique Cardoso reuniu-se com Lula, Ciro Gomes, Anthony Garotinho e seu pupilo José Serra.

O Brasil tinha quebrado – já era a terceira vez, no seu governo – e o príncipe cardosiano queria apoio para um desesperado pedido de empréstimo de US$ 37 bilhões – 25% disso, cash – junto ao FMI, ao Banco Mundial e ao Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Embora Fernando Henrique, àquela altura, fosse um governante desmoralizado e em final do seu (último) mandato, nenhum dos seus adversários deixou de ser respeitoso, de ouvir seus argumentos e de apoiar, claro que com ressalvas, os entendimentos do governo que ele (ainda) exercia.

Agora, no governo Dilma, as dificuldades são incomparavelmente menores.

Não há eleições à vista, que pudessem justificar uma atitude radical de evitar o diálogo.

E, a um simples boato de que o Governo pretenderia abrir um diálogo com o PSDB, Fernando Henrique sai a distribuir coices.

Usando expressões padrão “Reinaldo Azevedo” como o tal “lulo-petismo” que, certamente, provocaria urticária se pronunciado na sua Sorbonne.

Diz que não se deve “salvar o que não deve ser salvo”.

Talvez a frase seja apropriada à presença dele em qualquer conversa, porque isso seria salvá-lo da condição de morto-vivo da política.

De qualquer forma, a ausência de Fernando Henrique em qualquer diálogo construtivo sobre o Brasil é um sinal positivo.

Fernando Henrique é o horror do passado no presente, conservado pelos meios de comunicação e pela hipocrisia nacional  como o gelo conservou as múmias do vulcão mexicano encontradas há dias.

É um espectro, uma visão horrenda a nos lembrar que existiu, de verdade.

Fernando Brito:

View Comments (37)

  • Fernando Brito: vc é um craque da caneta, ou melhor do teclado. Que texto!

  • Que estória é esta de pacto com FHC..
    Mas que merda..
    Isto ocorreu de verdade, alguem conversou
    comigo..
    Porque de repente, estou malhando o Velho
    (coisas que não faço), e ele esta no meu
    lado na passeata..
    Katia Abreu
    Retirada de direitos do Aposentados
    Amizadinha com FHC..
    Daqui a pouco será Aécio..
    E os tongos aqui...segurando no pau da
    bandeira...

  • FHC não virou nada, não construiu nada, é mesmo um morto vivo, que só existe na mídia golpista, e só até a próxima eleição, depois nem os golpistas vão querer mais.

  • FHC e tao podre e nefasto,que ate o que ele escreve tem Mau Halito!!!!Com certeza,pela descomposicao organica bacteriologica,desta mumia falante.Vade retro Satanas,tua cova te espera......

  • É o que eu sempre disse (e desde 2003) que o finado FHC morreu e não sabe que está na qualidade de finado!

  • Não vou falar mal de FHC, porque também já sou um idoso- embora bem novo do que ele - e, portanto, entendo que os mais velhos devem ser respeitado, Agora, q

  • Mas quem quer pacto com o FHC? pelamordedeus! Já não nos bastam o Cunha, o Renan, o Cardosão que não serve pra nada, o Rebelo falando besteira, o Mercadante, o Janot e o Moro juntos, etc e tal, ainda temos que aguentar isso! O FHC deve estar se referindo à Petrobras, que ele não quer salvar de jeito nenhum, prefere fatiar e vender. De preferência a preço de banana, como fez com a Vale. Ora vá plantar batatas, seu cretino! Nem o pessoal da Sorbonne atura ele, ninguém chama pra coisa nenhuma. Ele não era o tal que ia ser convidado para a ONU quando saísse do governo? cadê?

  • Bravo Fernando!Esse sujeito é uma pústula maligna da política no nosso país.

Related Post