FHC: “serve qualquer um, menos eles”.

A entrevista do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao jornalista Kennedy Alencar é para esclarecer quem ainda pudesse ter dúvidas.

O  único projeto da direita brasileira, em 2014, é derrubar o modelo de desenvolvimento experimentado pelo Brasil há dez anos.

Para isso, serve qualquer um como candidato a Presidente.

É por isso que Fernando Henrique diz não se importar que Aécio Neves, eventualmente, perca a posição de segundo colocado para Eduardo Campos e, com isso, a chance de disputar a Presidência num segundo turno.

“Eu acho que o Eduardo tem que se encorpar, se ele não se encorpar nós não teremos segundo turno”, diz, admitindo que a situação ficou complicada sem quatro candidatos.

Para isso conta com que o apoio de Marina Silva a Campos “vai ajudar, e é bom que ajude mesmo”.

Em outras palavras: admite que Dilma e Lula têm a maioria e que qualquer coisa é válida para que ela não se torne absoluta e os leve à vitória no primeiro turno. O resto é secundário, inclusive quem terá as responsabilidades de dirigir o país.

Fernando Henrique, de forma oblíqua – nem tanto, aliás – revela o caráter plebiscitário que terão as eleições de 2014, talvez mais intenso que a de 2010, quando não se podia, ainda, caracterizar o voto em Marina Silva como de oposição a Lula.

Agora, é o “todos contra eles”, a qualquer preço.

O restante da entrevista deve ser assistido com generosidade, pela impressão de fraqueza, física e intelectual do ex-presidente que, talvez pelos problemas de saúde, tenha exponenciado a falta de projetos e ideias para o Brasil.

Mesmo em relação a Serra, perdeu a arrogância com que se expressava há três meses, quando o tratava como descartável.

O problema é que Serra voltou a mostrar as garras, hoje, falando para uma platéia partidária…Mas isso é assunto para o próximo post.

Abaixo, a pergunta-chave das dez de Kennedy Alencar.

 

Fernando Brito:

View Comments (25)

  • Com esse imbecil apoiando e falando as asneiras que lhe são peculiares é Dilma mole mole em 2014. Fale bastante velho gagá pois assim estará ajudando a campanha do PT. KKKKKKKKKKKKKK

  • Não perdôo um homem que manteve um filho bastardo em Portugal escondido e depois chorou lágrimas de crocodilo no enterro da esposa. Não perdôo o que fez com nossa Vale, setor elétrico e energético, e telefonia, hoje pagamos caro por serviços péssimos. Não perdôo por quebrar nosso país para enriquecer meia dúzia de especuladores, banqueiros e lambe-sacos de EEUU. Não perdôo você, seu filhadaputa, mas desejo que viva muito para experimentar em vida o ostracismo, o repúdio e o desprezo de seu próprio povo, seu Fujimori brasileiro, dê graças de se livrar de uma cadeia por lesa-pátria, seu merda.

    • Minha querida Aline, esse cara vai viver muito para ver tudo de bom que ele podia fazer e negou, em troca de afagos e minguados. Quando só os muito próximos lhe enaltecem, é sinal que sua moral esta pra la de FUJIMORE. Enquanto isso a REDE GLOBO vem tratando ele como se fosse uma "CRIANÇA sem ESPERANÇA", um bandido, fascinora, um traidor do povo brasileiro. Se fosse na ARGENTINA ele estava...

  • FHC está acostumado a aconselhar num tom professoral que todos esqueçam o que escreveu, o que falou e por ai vai. Ele tem muita sorte de ser bem tratado, ter saúde e 'sorte de ter tanto dinheiro' (na realidade, não posso dizer que é bem uma sorte). A sorte mesmo é de quem, muito atento, não se deixa engabelar por seu discurso e cair numa debilidade mental e política antes do tempo. Ele vai ficar rouco e gagá de tanto repetir o discurso do esquecimento. Fala sempre o previsível e nunca esquece o script. Ele funciona como a velha raposa que tem seu 'galinheiro geral' em São Paulo. Vinte anos de poder e aí vem o 'mestre', esperto mestre, falar em alternância de poder. Cuida mais do seu galinheiro paulista que as coisas estão fugindo do controle, venerável e esperto mestre!

  • Eia aí a disputa entre o ruim e o péssimo: os traíras Marina e Eduardo Campos, que devem o que são ao Lula, e os entreguistas tucanos.

  • fernando, o pequeno, é apenas o despachante dos interesses americanos.

  • Me desculpe, Fernando, pelo seu trabalho, mas a muito tempo não tenho estômago para assistir este pulha...

  • Me remontei à época dos depoimentos para a CPI do mensalão, com Delúbio Soares gaguejando, FHC parecia estar dopado também, será?

  • Esse Kennedy outro dia não sei o porque, ele entrevistava o Aébrio, porem ele fazia as perguntas e ele mesmo respondia, depois , o entrevistador e o entrevistado riam, o Aébrio esfregava as mãos, como quem estava ansioso e ao mesmo tempo meio perdido, como quem não estava muito consciente. Quanto ao FHC, mim surpreende como ele se sujeita a qualquer coisa para estar na midia, ibope não dá, mais a imprensa lhe deve muitos favores, outrora no PMDB, um grande Partido Politico, acabar o resto de seus dias num Partido Nanico, ligado a outro Partido nanico que vem da Ditadura, e com todo o patrocinio da Globo, que como ele já sabia, por ser filho de Militares, tambem apoiou o golpe, logo tem a ver com as mortes e desaparecimento de inocentes, alem de não apresentar o DARF.