Finalmente a mídia será enfrentada? A resposta de Lula à Época

institutolula

O Instituto Lula publicou hoje um texto sob o título “As sete mentiras da capa de Época sobre Lula”.

Só o fato de não ter como título “Nota de Esclarecimento” já seria animador.

Porque mentira é mentira e só deve virar “inverdade” quando a gente está se cuidando de não receber um processo daqueles com pobres razões e ricos advogados.

Nem vou entrar nos temas levantados pela revista, porque a revista Época e a imprensa, de forma generalizada, hoje está criminalizando ir a uma festa de aniversário.

Deixo que o leitor siga o texto do Instituto.

Mas é animador que se tenha deixado de lado a afetação “republicana”, de responder com pelica às bordoadas mais grosseiras.

Muito mais ainda aquela teoria esdrúxula de “não vou responder para não dar cartaz a este tipo de coisa”.

Foi assim que “transformaram” o filho do Lula em dono de fazenda, jatinho, frigorífico, etc…

Nem é o caso de discutir “regulação da mídia”, porque este tema jamais se aplicou à jornais e revistas, embora queiram fazer crer que isso seria censura.

Mas é preciso restabelecer o que foi revogado na prática pelo Supremo, numa infeliz decisão.

O direito de responder.

Esta “aberração autoritária”, segundo uma imprensa que quer falar o que quiser e só se quiser apresentar o contraditório.

As sete mentiras da capa de Época sobre Lula

A revista Época, em nota assinada pelo seu editor-chefe, Diego Escosteguy, na sexta-feira (1), , reafirmou o que está escrito na matéria “Lula, o operador”, como sendo correto e verdadeiro. Como a nota do seu editor é uma reiteração de erros cometidos pela revista, apontamos aqui as 7 principais dentre as muitas mentiras da matéria de Época.

Primeira mentira –  dizer que Lula está sendo investigado pelo Ministério Público.

A Época afirma que o Ministério Público abriu “uma investigação” na qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria “formalmente suspeito” de dois crimes. Época não cita fontes nem o nome do procurador responsável pelo procedimento.

O Núcleo de Combate à Corrupção da Procuradoria da República do Distrito Federal não abriu qualquer tipo de investigação sobre as atividades do ex-presidente Lula. O jornal O Globo, do mesmo grupo editorial, ouviu a propósito a procuradora Mirella Aguiar sobre o feito em curso e ela esclareceu: há um “procedimento preliminar”, decorrente de representação de um único procurador, uma “notícia de fato”, que poderá ou não desdobrar-se em investigação ou inquérito, ou simplesmente ser arquivada.

A mesma diferenciação foi observada pelo jornal The New York Times e pela agência Bloomberg. O The New York Times chamou de “preliminary step” (um passo preliminar) e não de investigação.

Isso não é um detalhe, e para quem preza a correção dos fatos, faz diferença do ponto de vista jurídico e jornalístico.

Ao publicar apenas parcialmente o cabeçalho de um documento do MP, sem citar os nomes do procurador Anselmo Lopes, que provocou a iniciativa, e da procuradora Mirella, que deu prosseguimento de ofício, e sem mostrar do que realmente se trata o procedimento, Época tenta enganar deliberadamente seus leitores.

Segunda mentira- Lula seria lobista

No início da matéria a revista lembra um fato: Lula deixou o poder em janeiro de 2011 com grande popularidade e desde então, não ocupa mais cargo público. Segundo a revista, Lula faria lobby para privilegiar seus “clientes”. Que fique bem claro, como respondemos à revista: o ex-presidente faz palestras e não lobby ou consultoria.

A revista Época colocou todas as respostas das pessoas e entidades citadas nas suas ilações no fim da matéria, que não está disponível na internet. Por isso vale ressaltar trecho da resposta enviada pelo Instituto Lula:

“No caso de atividades profissionais, palestras promovidas por empresas nacionais ou estrangeiras, o ex-presidente é remunerado, como outros ex-presidentes que fazem palestras. O ex-presidente já fez palestras para empresas nacionais e estrangeiras dos mais diversos setores – tecnologia, financeiro, autopeças, consumo, comunicações – e de diversos países como Estados Unidos, México, Suécia, Coreia do Sul, Argentina, Espanha e Itália, entre outros. Como é de praxe as entidades promotoras se responsabilizam pelos custos de deslocamento e hospedagem. O ex-presidente faz palestras, e não presta serviço de consultoria ou de qualquer outro tipo.”

Os jornalistas Thiago Bronzatto e Felipe Coutinho, que assinam o texto, chamam Lula de “lobista em chefe”.  A expressão, além de caluniosa, não condiz com a verdade, e revela o preconceito e a ignorância dos jornalistas de Época em relação ao papel de um ex-presidente na defesa dos interesses de seu país.

O que Lula fez, na Presidência e fora dela, foi promover o Brasil e suas empresas. Nenhum presidente da história do país liderou tantas missões de empresários ao exterior, no esforço de internacionalizar nossas empresas e aumentar nossas exportações.

Terceira mentira – sobre as viagens de Lula

A “reportagem” de Época não tem sustentação factual. A revista afirma que nos últimos quatro anos Lula teria viajado constantemente para “cuidar dos seus negócios”. E continua: “Os destinos foram basicamente os mesmos – de Cuba a Gana, passando por Angola e República Dominicana.” 

Vamos deixar bem claro: o ex-presidente não tem nenhum negócio no exterior. E, ao dizer “a maioria das andanças de Lula foi bancada pela construtora Odebrecht”, mente novamente a revista. Não é verdade que a maioria das viagens do ex-presidente foi paga pela Odebrecht. Repetimos trecho da nota enviada para a revista: “O ex-presidente já fez palestras para empresas nacionais e estrangeiras dos mais diversos setores – tecnologia, financeiro, autopeças, consumo, comunicações – e de diversos países como Estados Unidos, México, Suécia, Coreia do Sul, Argentina, Espanha e Itália, entre outros. Como é de praxe as entidades promotoras se responsabilizam pelos custos de deslocamento e hospedagem.”

Mesmo sem ter obrigação nenhuma de fazê-lo, as viagens do ex-presidente estão documentadas no site do Instituto Lula e as suas viagens ao exterior foram informadas à imprensa.

De novo, diferente do que diz a revista, depois que deixou a Presidência, Lula viajou para muitos países, e o mais visitado foi os Estados Unidos da América (6 viagens), onde entre outras atividades recebeu o prêmio da World Food Prize (http://www.institutolula.org/lula-recebe-nos-eua-premio-por-trabalho-de-combate-a-fome), pelos seus esforços de combate à fome, em outubro de 2011, e do International Crisis Group, em abril de 2013,  por ter impulsionado o Brasil em uma nova era econômica e política (http://www.institutolula.org/lula-recebe-premio-em-nova-york-por-impulsionar-o-pais-a-nova-era-economica-e-politica). 

Nos EUA encontrou-se ainda, por duas vezes, com o ex-presidente Bill Clinton –que também tem o seu instituto e também faz palestras. 

Dois países empatam no segundo lugar de mais visitados por Lula após a presidência: o México e a Espanha (5 visitas cada um). No México, além de proferir palestras para empresas do país, Lula recebeu o prêmio Amalia Solórzano, em outubro de 2011 (http://www.institutolula.org/lula-recebe-no-mexico-o-premio-amalia-solorzano) e lançou, junto com o presidente Peña Nieto, a convite do governo mexicano, um programa contra a fome inspirado na experiência brasileira: http://www.institutolula.org/lula-no-mexico-eu-vim-aqui-dar-um-testemunho-e-possivel-acabar-com-a-fome-do-mundo . 

Na Espanha, Lula recebeu os prêmios da cidade de Cádiz (http://www.institutolula.org/cidade-espanhola-de-cadiz-premia-lula-por-combate-a-pobreza),  o prêmio internacional da Catalunha (http://www.institutolula.org/lula-recebe-24o-premio-internacional-Catalunha), e o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Salamanca (http://www.institutolula.org/lula-recebe-titulo-de-doutor-honoris-causa-da-universidade-de-salamanca-na-espanha).

Os leitores que eventualmente confiem na Época como sua única fonte de informação, não só não foram informados desses prêmios, como foram mal informados sobre as atividades do ex-presidente  no exterior.

Sobre os países citados pela revista, Lula esteve, desde que saiu da presidência, três vezes em Cuba, duas em Angola, e somente uma vez em Gana e na República Dominicana, os dois países mais citados na matéria.

A revista diz serem “questionáveis” moralmente as atividades de Lula como ex-presidente. Em primeiro lugar, como demonstrado acima, a revista está mal informada ou informando mal sobre tais atividades (provavelmente os dois). Por exemplo, a revista acha moralmente questionável organizar, na Etiópia, um Fórum pela Erradicação da Fome na África, junto com a FAO e a União Africana (http://www.institutolula.org/e-preciso-investir-nos-pobres-para-acabar-com-a-fome-disse-lula-a-uma-plateia-de-15-chefes-de-estado-africanos)? Esse evento não foi noticiado pela Época, nem pela Veja. Mas foi noticiado pelo jornal britânico The Guardian (em inglês – http://www.theguardian.com/global-development/2013/jul/01/africa-brazil-hunger-lula). 

Ou em Angola, país citado pela Época, a revista acha moralmente questionável fazer uma grande conferência, (http://www.institutolula.org/lula-em-angola-e-possivel-para-qualquer-pais-acabar-com-a-fome) para mais de mil representantes do governo, do congresso, de partidos políticos e de ONGs, além de acadêmicos e jornalistas angolanos, reunidos para ouvir sobre as políticas públicas de Angola e do Brasil para reduzir a pobreza e promover o desenvolvimento econômico?

Ou em Gana participar de um evento organizado pela ONU, lotado e acompanhado pela mídia local, novamente sobre combate à fome (http://www.institutolula.org/e-plenamente-possivel-garantir-que-todo-ser-humano-possa-comer-tres-vezes-ao-dia-diz-lula-em-gana)? 

Parafraseando a revista, moralmente, o jornalismo de Época, que mente para seus leitores desde a capa da revista, é questionável. Mas será que à luz das leis brasileiras, há possibilidade de ser objeto de ação judicial?

Quarta mentira – sobre a visita de Luiz Dulci à República Dominicana

A revista Época constrói teorias malucas não só sobre as viagens do ex-presidente, mas questiona e faz ilações também sobre a visita do ex-ministro e diretor do Instituto Lula, Luiz Dulci, à República Dominicana em novembro de 2014. A revista foi informada, e publicou que o ex-ministro viajou ao país para fazer uma conferência, mas não que era sobre as políticas sociais brasileiras. Deu entrevistas à imprensa local e foi convidado pelo presidente Medina para uma conversa sobre as políticas sociais brasileiras, das quais o presidente dominicano é um admirador. A revista registrou apenas como “versão” que Dulci foi convidado pelo Senado do país. Todos os documentos do convite e da viagem estão disponíveis para quem quiser consultá-los.  O que a revista não fez antes de se espantar com o interesse no exterior sobre os  êxitos do governo Lula.

Quinta mentira – a criminalização da atividade diplomática do Brasil em Gana

Época relaciona como denúncia “dentro de um padrão”, um comunicado diplomático feito pela embaixada brasileira no país um ano antes de Lula visitar Gana, enviado em 30 de março de 2012. Lula esteve em Gana apenas um ano depois de tal comunicado, em março de 2013. É importante lembrar aos jornalistas “investigativos” da Época, que em março de 2012, Lula estava se recuperando do tratamento feito contra o câncer na laringe, que havia sido encerrado no mês anterior. 

Quanto ao telegrama de Irene Gala, embaixadora do Brasil em Gana, a resposta do Itamaraty colocada no fim do texto da Época, malandramente longe da ilação contra a diplomata, é cristalina sobre não haver qualquer irregularidade nele: “O Itamaraty tem, entre as suas atribuições, a atuação em favor de empresas brasileiras no exterior. Nesse contexto, a realização de gestões com vistas à realização de um investimento não constitui irregularidade.”

É lamentável que o grau de parcialidade de certas publicações tenha chegado ao ponto de tentar difamar funcionários públicos de carreira por simplesmente fazerem o que é parte de suas atribuições profissionais. Seria como criticar uma embaixada brasileira por dar apoio a um jornalista da Época, uma empresa privada, quando o mesmo estivesse em visita a um país.

Sexta mentira – a criminalização do financiamento à exportação de serviços pelo Brasil

A revista criminaliza e partidariza a questão do financiamento pelo BNDES de empresas brasileiras na exportação de serviços. É importante notar que esse financiamento começou antes de 2003, ou seja, antes do governo do ex-presidente Lula. 

Sobre o tema, se pronunciou o BNDES em comunicado (https://www.facebook.com/bndes.imprensa), e também a Odebrecht  (http://odebrecht.com/pt-br/comunicacao/releases/nota-de-esclarecimento-01052015). A questão foi analisada em textos de Marcelo Zero (http://www.pt.org.br/ignorancia-ou-ma-fe-amparam-desinformacao-do-mp-publicada-pela-epoca/) e Luís Nassif (http://jornalggn.com.br/noticia/na-epoca-o-alto-custo-da-politizacao-do-ministerio-publico-federal), que lembrou que a publicação irmã de Época, Época Negócios, exaltou a internacionalização das empresas brasileiras em outubro de 2014.

Sétima e maior mentira – o “método jornalístico” de Época

Bolsas de estudo pomposas nos Estados Unidos pagas por institutos conservadores (http://www.institutomillenium.org.br/blog/instituto-ling-concede-mais-27-bolsas-de-estudos-exterior/ ) valem pouco se o jornalismo é praticado de maneira açodada, com má vontade e parcialidade, de uma forma mentirosa. 

Não é a primeira vez que o Instituto Lula, ou outras pessoas e entidades tem contato com o método “Época” de jornalismo (que não é também exclusivo desta revista). Resumindo de forma rudimentar, o método constitui na criação de narrativas associando fatos, supostos fatos ou parte de fatos que não têm relação entre si, e que são colados pelo jornalista, construindo teorias sem checar com as fontes se a realidade difere da sua fantasia.

Poucas horas antes do fechamento, quando pelos prazos de produção jornalística provavelmente a matéria já está com as páginas reservadas na revista, capa escolhida e infográficos feitos, o repórter entra em contato, por e-mail, com as pessoas citadas na matéria. Em geral sem contar sobre o que realmente o texto se trata (Época não perguntou ou mencionou a iniciativa do Ministério Público). Não há interesse real em verificar se as acusações, em geral muito pesadas, se sustentam e justificam o espaço dado ao assunto ou o enfoque do texto.

Mesmo que a tese do jornalista não se comprove, a matéria não será revista e será publicada.  Na “melhor” das hipóteses, as respostas das pessoas e entidades envolvidas serão contempladas ao final da matéria, e este trecho não será disponibilizado online (e muitas vezes não é visto com cuidado por jornalistas de outros veículos que dão a “repercussão” do fato). É feito assim, primeiro porque a revista não teria nenhuma matéria para colocar no lugar, e segundo porque isso poderia afetar o impacto político, bem como a repercussão em outros órgãos de imprensa e nas mídias sociais. 

Foi exatamente isso que a Época fez. Contatou o Instituto Lula, a partir de Brasília, três horas antes do fechamento. Haviam duas opções: falar por telefone ou por e-mail. O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, para registrar inclusive as perguntas e respostas à revista, optou por responder por e-mail, lamentando que não houve a possibilidade de esclarecer as dúvidas da revista pessoalmente (http://www.institutolula.org/resposta-do-instituto-lula-a-revista-epoca ).

É importante registrar que Época ou não ouviu, ou não registrou o outro lado de todos os citados na matéria. Cita e publica fotos de dois chefes de Estado estrangeiros, John Dramani Mahama, de Gana, e Danilo Medina, da República Dominicana, ambos eleitos democraticamente e representantes de seus respectivos países. E não os ouve, nem suas embaixadas no Brasil. 

Mais absurdo ainda porque, em tese, a revista Época deveria seguir os “Princípios Editoriais do Grupo Globo”, do qual faz parte, e que foram anunciados  para milhões de brasileiros, no Jornal Nacional (http://g1.globo.com/principios-editoriais-do-grupo-globo.html ).  

Como a revista não parece respeitar o jornalismo, diplomatas, chefes de estado dominicanos ou ganenses, ou ex-ministros e ex-chefes de estado brasileiros, melhor lembrar a recomendação de um norte-americano, Joseph Pulitzer, sobre os danos sociais da má prática jornalística. “Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária e demagógica formará um público tão vil quanto ela mesma.”

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

53 respostas

  1. Brigar com cafajestes é como bater em puta no bordel. A revista Época tem a característica e o caráter dos dois: Cafajestes e Bordel. Sabe p oq eu vai acontecer? Nada. Eles não tem vergonha de ser sem vergonha pois são Cafajestes e Putas.

    1. E a Época ainda importou da Veja um produtor de “jornalixo” sem resquício de escrúpulos, premiado com bolsa de estudos pelo Instituto Millenium, para levar sua linha editorial ao fundo do poço…

    2. Não creio que foi oportuno desmerecer e comparar Putas com jornalixos da mídia golpista. As profissionais do sexo merecem respeito. E Puta não se bate (aliás em mulher alguma), isso é coisa de machista covarde metido a valentão.

    3. Irineu,
      Com todo o respeito, com essas afirmações você está ofendendo as profissionais do sexo. Elas não são “sem vergonhas” e merecem respeito.

  2. Os jornalistas Thiago Bronzatto e Felipe Coutinho, que assinam o texto, chamam Lula de “lobista em chefe”.
    Por todas estas razões, além de outras razões conhecidas, nosso Conselho decidiu conceder ao senhor o título de Doutor Honoris Causa da nossa Sciences Po. Estou encarregado de dizer ao senhor da nossa deferente admiração e peço que aceite este título, certamente inútil à sua gloria, mas que nos honrará e que nos permitirá dizer que, graças a homens como o senhor, a política pode ser respeitada e ensinada.
    Jean-Claude Casanova
    Presidente da Fundação Nacional de Ciências Políticas.
    O guru docês, o ociologo FHC, já ganhou alguma vez no exterior um elogio destes????
    Chora cambada, chora.

  3. É a soberba de uma Famíglia mafiosa de Mídia, que conta com a PRECIOSA colaboração
    -pra dizer pouco- de um Judiciário partidarizado, elitizado e golpista. Não fosse isto, caberia bela indenização por dano moral. Moral…na Globo???

  4. Isto só faz exercitar a esquerda.
    por que nós da esquerda temos quem nos defenda..
    E eles..tem quem hein.
    Bravo Fernando

  5. Matou a cobra e mostrou o pau. Deve ser dificil ser jornalista nessa revista. Imagina os amigos desses jornalistas, que sejam honestos, virem uma resposta dessa. O que eles devem falar entre si. Que vergonha. Como as pessoas se prestam a um papel destes. Mas a verdade sempre aparece.

  6. A GLOBO ME DÁ NOJO. A intenção da elite não é apenas acabar com o partido, mas enfraquecer toda esquerda e escravizar o trabalhador. Acordam, trabalhadores. Com todos os defeitos inerentes ao ser humano, o PT é o partido melhorou a qualidade de vida de muitos brasileiros. Saia da zona de conforto e defenda as suas conquistas antes que a elite, atraves dos partidos de direita (PSDB), as tire.

  7. Para mim respostas em blogs pouco adianta (pouco visualizadas por grande parte da população)
    Rede globo,com seus jornais e revistas, veja,etc dizem o que querem, mentem descaradamente e dai?
    Teria valor se as respostas fossem dadas nesteslixeiros com o mesmo destaque.

  8. Para qualquer pessoa pública, o melhor a se fazer é ter um site ou blog pra deixar as perguntas e respostas disponíveis imediatamente quando solicitadas pela mídia. Assim, faz-se a publicidade do fato, sem o viés partidarizado, e antecipadamente a qualquer factóide que queiram criar.

  9. Grande resposta! Por favor, Lula, Dilma, Etc: comecem a fazer isso sempre.
    Não deixem as mentiras sem resposta.

  10. Se os trabalhadores não forem pra rua e meterem medo nessa canalha nada vai acontecer. Se o povao nao tomar conta do pais sera eternamente esvravo. Na democracia a minoria canalha tem medo do povo. Foi assim que a Franca virou 1o mundo.

  11. O Instituto Lula deveria demandar na justiça o direito de publicar suas respostas sobre “as mentiras da Época” na própria revista, com o mesmo destaque de capa que a revista reservou ao anúncio da reportagem. Se são comprovadas as mentiras com as quais a revista engana o eleitor e também prejudica quem é enlameado com suas mentiras, nada mais democrático é trazer a verdade ao leitor com o direito de resposta. Mas, é bobagem, estou sonhando com o nosso estado democrático de direito.

  12. Doeu? não, até que enfim! Então, a partir de agora, desçam a ripa democrática do contraditório nessa corja do terrorismo da desinformação, sem dó, nem piedade, pois eles, nós e todos os brasileiros não sócios ou aspirantes a Casa Grande, sabemos muito bem porque estarão merecidamente apanhando.

  13. É essa bosta de jornalismo que a família Marinho oferece ao povo brasileiro por décadas. Mas como tudo na vida um dia isso acaba e o fim está perto.

  14. O que fazer com esse detrito de maré baixa? O que tem que ser feito mesmo é alguma coisa para mudar o rumo do modelo de atuar do MP, da Policia Federal e dos Juizes. Já não a o menor respeito dessas instituições quando o alvo é o PT

  15. Karl Popper diz na obra conjunta com John Condry: ” TELEVISAO: UM PERIGO PARA A DEMOCRACIA” – Ed. Gradiva – Portugal

    “A democracia consiste em submeter o poder político a um controle. É essa a sua característica essencial. Numa democracia não deveria existir nenhum poder politico incontrolado. Ora, a televisão tornou-se hoje em dia um poder colossal; podemos mesmo dizer que é potencialmente o mais importante de todos, como se tivesse substituído a voz de Deus. E será assim enquanto continuarmos a suportar os seus abusos (…) Nenhuma democracia pode sobreviver de não pusermos cobro a esta onipotência. ”

    Bem, ontem, anteontem e bem muito antes de ontem, e sempre, neste país as revistas, jornais e especialmente as redes de televisão da elite escravista ( e a Internet dos Uois e Globos) mentiram e continuam a mentir e a fazer politicagem. As revistas, os jornais e o polvo gigantesco denominado Rede Globo continuarão a mentir amanhã e depois, e depois, até que se ponha cobro ao abuso. Esqueçam, eles não irão parar. Estão exclusivamente a serviço da Casa Grande e dos seus donos, a convencer os escravos a tomarem chibatadas e agradecerem aos seus patrões por não lhes baterem mais. Casa Grande que saliva para atirar, de uma vez por todas, a imensa senzala dos trabalhadores brasileiros na fossa abissal da qual vem sendo retirados paulatinamente há décadas, às custas de sangue, sofrimento,suor e muitas lágrimas. Esta monstruosidade está para acontecer no nariz de um governo trabalhista que optou por colocar um infiltrado, de nome Bernardo, no Min Comunicações e não teve coragem de peitar o monstrengo marinho. Some-se este caldo nefasto a uma elite nojenta, corrupta, acomodada e incompetente, que fala uma coisa (iniciativa privada) e faz outra (socializa os prejuízos) a um sistema em que predomina a estirpe da Casa Grande em todos os 3 Poderes (o Judiciário é filho da Casa Grande até mesmo com os alforriados), e teremos a perfeita receita de um país colônia e definitivamente saqueado, por eras sem fim.

    1. Até que enfim uma resposta corajosa e de bom tom. Aguardamos agora o devido processo legal contra a “revista”. Há que enfrentar o pig em todos os campos.

  16. Nasci no Nordeste e nele vivo desde 1949. Tenho 66 anos completados em março de 2015. Passei por várias situações de governança no nosso Brasil. A SOBERANIA DO NOSSO POVO, proclamada Constitucionalmente, pelos nossos legítimos representantes em eleições diretas e democráticas é ameaçada permanentemente pela “… nossa elite tacanha e seus sequazes “como diz, Darcy Ribeiro. Monstros que atormentou /atormenta o usufruto pleno de todas as minhas idades e as de minha gente. Por exe. Todos os dias passeio pela rede social que a elite citada, chama de “suja”, para me certificar como anda o Brasil sonhado e esperançado por toda minha vida.
    Dia 1º e 02 de maio, por motivos pessoais. não tive tempo de entrar na Internet. No dia 02, me encontrei com uma pessoa que amo muito e que é, Agente da Polícia Federal. Na saída do encontro, com o qual conversava sobre a parcialidade doentia das investigações da PF e MP falou agressivamente – “… o Brasil só melhora quando Lula e Dilma for para a cadeia. O BNDES vem ai com tudo.”. Hoje, dia 04/05 estou de volta ao passeio aos blogs sujos e mais calma. Viva Lula! Viva Dilma! Viva a força de brasileiros (as) de Boa Vontade!

    1. Prezada Iara
      Dilma e Lula já estiveram na cadeia e o Brasil era bem pior. Tempos em que os do alto tinham licença para enriquecer com facilidade, além de torturarem e matarem opositores, bastando, para tanto, um desafeto dedo duro qualquer delatar. Tempos em que as “organizações” globo sacanearam todos os concorrentes enquanto vendiam um Brasil ufanista sem denunciar que o custo de uma Itaipu foi o triplo do preço previsto e ninguém podia falar nada. Agente de PF, pois sim…sei,sei.

    2. Com 66 anos de idade e ainda não aprendeu a escolher a quem deve amar.
      Difícil viu senhora, esse tal ai que a senhora encontrou no dia 02 não merece amor de nenhum ser humano e menos ainda de qualquer um animal.

  17. li acima que só os “midiotas” leem este tipo de publicação, mas o problema é que são muitos!e por não existir um rebate por parte do governo é que cresceu a PF e o MPF que já eram contra o PT viram que era chutar cachorro morto foram pra cima. Olha só quem tá lá próximo o cunha demitiu o diretor de informática da camara por ter fornecido alguns registros que ele não queria que fossem veiculados. pronto quem mais vai contra ele na casa??? vc’s acham que o beto “hitler” perdeu votos no PR? doce ilusão.v Lembram do “Pinheirinho” olha a votação do xuxu nas últimas eleições.

  18. Quer dizer então que essa nojenta e asquerosa revista, a imunda Época,que mais parece o vômito da Veja, acha que fazer lobby a favor do Brasil, divulgar e promover o país no exterior e trazer investimentos para cá , É CRIME ?????
    Qual é a nacionalidade desses vagabundos ignorantes?
    Eles estão a serviço de qual máfia?

  19. O maior erro do PT. Não se envolveu com a regulamentação dessa mídia. Agora corre atrás do prejuízo que já está feito. Essa mídia lixo deita e rola e a TV repercute. Vi essa infamia da Época sendo repercutida na Record (TV) por várias vezes antes de 1º de maio. Uma lastima.

  20. Imaginem agora se essa acusação de lobista chefe se voltasse para os srs. FHC, Serra e Aécio que, sempre, sem-pre, às vésperas de eleições presidenciais, são personagens de encontros com empresas como a Chevron, banqueiros e operadores de grandes e lucrativos negócios? Não ia ter como negar que eles estavam negociando os valores de campanha e dos negócios espetaculares em caso de vitória. Basta levantar o material na mídia da época. Ou essa turma acha que a gente é cega? Aliás, FHC, além de mandar esquecer o que ele escreveu, é seguidor daquela máxima: Faça o que eu digo, não faça o que faço.

  21. A nota do Instituto Lula está ótima. Faltam ações na Justiça, esses moleques precisam sentir no bolso para começarem a respeitar o direito alheio.

  22. :
    Ouvindo A Voz do Bra*S*il e postando:
    * 1 * 2 * 13 * 4
    *************
    Um poema (acróstico) para Dilma Rousseff, a depenadora de tucanus :
    .
    D ilma, coração valente,
    I magem de todo o bem em que se sente
    L ivre o amor maior pela brasileira gente
    M uito humana e inteligente
    A PresidentA do nosso Lula 2018 de novo Presidente
    :
    D uas vezes contra o espectro atro
    I nscreveu já seu nome na história
    L utando contra mídia venal & Cia e seu teatro
    M ulher forte de mais uma vitória
    A deixar tucanus na ó-posição de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! de quatro ! ! ! ! DE QUATRO ! ! ! !
    .
    * * * * * * * * * * * * * Lula 2018 ! ! ! ! Ley de Medios Já ! ! ! !

  23. Enfrentar a mídia com notinha? Tem que processar a revista e exigir direito de resposta na própria revista… Com esse tipo de resposta eles vão continuar fazendo a mesma coisa…

      1. Não, o judiciário de Marte… Claro que é esse… O mesmo que condenou a Globo a exibir a resposta do Brizola no Jornal Nacional…

  24. Nassif desvendou quem manipula vazamentos selietivos no pmpf. É anitgo colaborador do dieguito da época ora fazendo servico (?) terceirizado através da Oficina da Palavra.mpf terceirizou relações publicas para sucursal do pig.

  25. Antes tarde do que nunca! Tivessem os enfrentado quando estavam no portão, não estaríamos vivendo estes tempos. Só agora que eles ameaçam derrubar a porta, vem a reação! Mas ainda é tempo! Eles só estão assim, valentes e ousados, porque nunca enfrentaram resistência. São covardes, e fogem ao primeiro enfrentamento! Dá-lhes, Lulão!!!

  26. Brito , faz pelos menos quatro anos, que bato na covardia dos companheiros petistas. E alguns chegavam a dizer que eu não era petista. Ajudei a formar este partido, e nunca deixei de dar o troco na mesma moeda. E nem por isso, fui mais ou menos prejudicado. O certo é que em alguns cargos que tive antes, hoje não mais e faz tempo, qualquer toupeira hipócrita que viesse com …mimi.. Era cassete na hora e altura, ah, e alguns processos, que nunca deram em nada, como regra. Resultado sempre me respeitaram….agora. Não sei se já não é tarde…..mas antes tarde do que nunca. E quem não tiver ou a coragem ou condições de bater, caia fora do governo e da direção do partido….

  27. São cães que ladram e se comportam arrogantemente!!!

    Dezesseis anos fora do Palácio deixa a famiglia marinho em desespero.

    A senzala ocupou e tomou conta do Palácio e o PAÍS segue em frente muitÍssimo BEM!!!

    Aí reside o desespero da UDN(marinhos, mesquitas, frais, setubals, moreira salles…)

  28. Tenho a impressão que Lula, Okamoto, Dulci, queriam ficar quietinhos lá no instituto fazendo o bom trabalho deles (e Lula lendo, agora que pegou gosto), mas não adianta. Não deixarão em paz. O destino do Lula é o desassossego, e já que não deixam ele quieto, partiu pro desafio no 1o de maio, inclusive contra a mídia. Vai voltar à ativa, andar por esse Brasil e enfrentar essa gente.

  29. Bateu, levou é por aí, chega de dar corda a enforcados, a mídia falida precisa criar factoides a gosto do conservadorismo para vender revista, jornal ou ter ibope.Tenho deixado minha página no facebook a serviço das matérias dos blogs progressistas,tendo em vista que os “amigos reacionários” só se (des)informam via mídia tradicional. Tem surtido efeito mostrar que para cada factoide tem um desmentido, uma versão diferenciada, boas argumentações e contraprovas, que desconstroem a narrativa de “verdade única” que mídia golpista já não consegue mais levar adiante. Acabou o domínio do pig,sobre a narrativa dos fatos, melhor dizendo.;

  30. Os trabalhadores precisam sair da zona de conforto. Ou saem ou perdem as conquistas desses últimos 12 anos, e aí serão obrigados a saírem de todo jeito, só que aí perdendo. A elite odienta brasileira está babando para detonar os trabalhadores e os pobres do Brasil. Acordem, trabalhadores, e vamos à luta!

    PROGRAMA DO PT HOJE. IMPERDÍVEL, MARAVILHOSO!
    http://www.brasil247.com/pt/247/poder/179662/Em-v%C3%ADdeo-do-PT-Lula-mira-%E2%80%9Cretrocesso%E2%80%9D-do-PL-4330.htm

  31. Revistas desse naipe galopam para o ocaso, por isso apelam por audiência. Quem melhor para despertar interesse senão o grande LULA? Revista lixo.

  32. Até quando continaremos covardes, aguardando os efeitos de uma lei e seus operadores que só favorecem unica e exclusivamente seus pares? Tô de saco cheio de tanto ” Não perdoe 7 , mas 70 x 7 vezes…” ou ” Se lhe baterem no rosto, ofereça a outra face…”
    O pior é que quem mais se ferra, sempre é o pobre, é o povo!!!

  33. Deveria ser sempre assim para todos os temas de calunia e difamação da mídia. Estes panfletos agridem a todos e fica por isto mesmo quando no muito uma notinha de rodapé “Errata nossa” não é justo.

  34. Eu estou cansada de contradizer o que as pessoas falam sobre o PT, a Dilma e o Lula. Eu falo, falo, e não adianta nada, ninguem acredita.
    Porque? Eu falo exatamente o contrário do que a imprensa oficial divulga. Eles acreditam na Globo é claro. Vamos nos unir para mostrar a verdade ao povo. Vamos ensinar sobre política, assim eles não vão falar tanta asneira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *