Financial Times: o Brasil já ganhou a Copa

Parece que a Copa está dando um resultado inesperado. Está nos fazendo conhecer a nós mesmos pelos olhos do mundo. E dando oportunidade ao mundo para nos conhecer com os próprios olhos.

Quando a Copa terminar, alguma coisa estará bem diferente na relação entre o Brasil e o mundo, entre o mundo e a imprensa brasileira, entre nós e a mídia.

E qualquer coisa que mude isso, que chacoalhe a quase ditadura midiática que vivemos, será bem vindo.

*

Sobre o artigo do Financial Times que diz que o Brasil já ganhou a Copa

Por Paulo Nogueira, no Diario do Centro do Mundo.

Um artigo do Financial Times circula nestes dias pela internet. O título é: “O Brasil já ganhou a Copa”.

Ao contrário de textos do FT críticos à política econômica do governo, este não é objeto de exaustiva repercussão na mídia e seus comentaristas.

Regra número 1: a mídia repercute apenas notícias negativas, numa seleção minuciosa que não admite exceções.

O artigo do FT sublinhava o que já é de amplo conhecimento: a Copa foi um triunfo.

A extraordinária surpresa se deveu menos aos fatos, em si, e mais à campanha feroz movida pela imprensa.

Num dos momentos apoteóticos dessa campanha, Jabor disse que o Brasil mostraria sua incompetência em organizar um evento de tal magnitude.

Mesmo jornalistas de outra natureza que não a de Jabor se deixaram contaminar pelo sentimento apocalíptico. Poucas semanas antes da estreia do Brasil, depois de visitar o Itaquerão num jogo do Corinthians, Juca Kfouri previu, na ESPN, o caos.

O FT falou naquilo que todos sabem: os brasileiros são um povo encantador. O francês rosna para você. O inglês ignora você. O brasileiro sorri e dá um tapa nas suas costas.

Para os jornalistas estrangeiros, e os turistas, cobrir a Copa nas cidades com praias foi uma experiência única. “A Copa tem que ser sempre no Brasil” foi uma frase várias vezes repetida.

Também para os jogadores estrangeiros o Brasil foi, em geral, uma festa. Viralizou um vídeo em que futebolistas alemães torciam num hotel, ao lado de brasileiros, na disputa de pênaltis entre Brasil e Chile.

O ganho em termos de imagem para o Brasil é inestimável. A “publicidade” gratuita que a mídia internacional deu ao país com seus textos e vídeos não tem preço.

Não é que o Brasil tenha passado por uma metamorfose súbita na Copa. É que a mídia, já faz um bom tempo, retrata um país que não existe.

É a Banânia, uma terra da qual devemos todos nos envergonhar. Segundo a mídia, somos corruptos, somos infames, somos linchadores, somos violentos, somos canalhas, somos ignorantes.

Falta alguma coisa? Ah, sim: somos feios.

O Brasil monstruoso da mídia não é, evidentemente, uma obra do acaso. O objetivo é convencer os incautos de que, com outra administração, viraremos um paraíso, mais ou menos como o Brasil que a Globo mostrava na ditadura militar.

Ou, tirados os exageros, como o Brasil sob a ótica dos jornalistas, turistas e jogadores estrangeiros que vieram para a Copa.

O país tem desafios monumentais para se tornar uma sociedade avançada, é certo. Os extremos de opulência e miséria ainda são intoleráveis, a despeito da redução da desigualdade verificada nos últimos anos.

Um “choque de igualdade” tem que percorrer o país.

Mas não somos a Banânia da mídia.

Melhor: a Banânia está representada apenas numa área. Na própria imprensa. A mídia brasileira é, em si, a Banânia que, ardilosamente, ela finge que o Brasil é.

Fernando Brito:

View Comments (9)

  • A Mídia Golpista(Jovem Pan,Veja,Globo,FSP,OESP,IstoFOI,SBT,Bandeirantes,TV Cultura SP) é o maior Câncer da nossa Sociedade.Somente curaremos, quando as Pessoas não politizadas, encontrar a dose certa do medicamento

  • O maior sinal de ignorância é não compreender o sarcasmo :)
    "I went out for a walk in Manaus, turned off an ugly industrial street and suddenly saw the great river lapping at the end of a cul-de-sac. A man in shorts was standing in the water, shampooing his hair. Roosters pecked through rubbish. I communed with them for about five minutes. "

  • tudo isso é certo tb pra mim.
    Nao é pra estragar mas, fique alerta!!
    amigos – a situaçao está criada. So tem cachorro grande agora.

    E entre canarinhos e portenhos, se ambos passam tem potencial problema e se nao passam idem, idem: pela disputa do 3º lugar, esta em BH. E a pior delas: se Brasil perde e Holanda tambem.
    Ninguem esta falando de publico, e é bom que nao fale mesmo. Esquemas mto fortes de segurança tem que ser pensados e executados nas tres capitais maiores do sudeste. Nao quero nem mais saber de bastidores fifa…A copa tem que terminar bem, enquanto Copa! Olho aberto gente e PAZ para todos.

    Responder

  • Aos que torceram contra e que ainda torcem para que ocorra uma catástrofe até o final da Copa, aos verdadeiros boçais desse País que mandaram a nossa presidenta, a MULHER Dilma, tomar no c..., à corja de jornalistas que ofendeu nosso País não só não acreditando do que somos capaz, mas, também, fazendo uma propaganda suja e imoral contra o governo e que, após a Copa, irão se refestelar com o sucesso da mesma, meu mais profundo DESPREZO! À Folha de S.Paulo, Estadão, O Globo, Rede Globo de Televisão, ao Jornal Nacional, revistas Época e Veja as minhas sinceras condolências: vocês são a excrescência da imprensa brasileira.

  • Estamos colhendo o que não plantamos - uma imprensa alternativa ao que está aí.

    Onde estão as antas? Hibernardo e Helena Chagas.

    Vai continuar assim ou vai haver uma mudança?

    O Lula, a Dilma, o PT, vão tomar alguma atitude?

  • Com certeza absoluta, esta copa assustou os neocons americanos. Eles pensavam que só a guerra tem o poder de unir o povo de um país. Ficaram espantados ao verem os próprios torcedores americanos se rasgarem de emoção nas arquibancadas dos estádios brasileiros, coisa que gostariam que eles fizessem quando houvesse mais uma das guerras que americano algum aguenta mais. Agora, eles não têm outra opção senão tentar dominar o mundo do futebol.

  • Este reportesinho, chamado juca kfouri, pensa que sabe tudo, ele é um horror.

    • justiça seja feita, o Juca ja mudou no decorrer da copa. O cara nao é tao ruim assim.

Related Post