O procurador Carlos Fernando de Souza, mentor e decano da garotada da Lava Jato, volta a deitar falação aos jornais, do alto de sua cátedra de “ciência política” , para dizer que o problema brasileiro é “um sistema político disfuncional”.
Jogue-se fora todas as décadas de estudo sobre economia e sociologia, o problema estrutural do Brasil é a corrupção, não a dependência, o atraso, a marginalização das massas, a drenagem dos recursos naturais, o talhe excludente de uma sociedade de castas, sem mobilidade social – exceto para a microparcela que ascende pelo marajanato estatal – e nada disso.
Há uma nova corrente de política econômica propondo um milagre para salvar o Brasil.
“Precisamos resolver isso. É possível manter um bom desempenho econômico por um, dois, cinco anos por conta de commodities, boom no exterior, entrada de dólares. Mas basta uma queda, e o sistema político disfuncional vai se revelar e desestabilizar a situação.”
Donde precisamenos mesmo é de uma “revolução dos puros” onde os homens “honestos” devam ter, como recomendou a Ministra Cármem Lúcia”, a ousadia dos canalhas. E, acrescente-se, a indiferença dos cínicos.
À testa dela, o um homem implacável, onde a condenação precede o julgamento e a convicção dispensa a prova, Sérgio Stálin Moro, que mandará os “disfuncionais” para a cadeia até que se verguem à lógica de de que Moro é o Senhor e a salvação, o caminho a verdade e a vida.
Em nome desse fundamentalismo, exponenciou-se a dificuldade da economia brasileira: centenas de milhares de desempregados, setores industriais (como o naval) arruinados, um impacto negativo que em 2015 já se calculava em 3,5% do PIB – imagine-se hoje! – e agora, o nosso “cavaleiro do Apocalipse”, com o país arruinado, mas muito bem remunerado e com a garantia vitalícia de seus polpudos vencimentos funcionais (ou disfuncionais?) , aos 52 anos, anuncia que está prestes a se aposentar, certamente para tocar uma banca de advocacia bem sucedida, porque “o herói da Lava Jato” cai muitíssimo bem no cartão de visitas.
É uma versão político-jurídica do clássico de Neville D’Almeida: “Matou a família e foi ao cinema”.
Se o doutor Carlos Francisco quiser saber como é a história, pode perguntar ao jurisconsulto Alexandre Frota, fã da Lava Jato, que trabalhou no filme.
View Comments (62)
Mais um idiota com poder e salário maravilhoso .
Segundo o Aurélio, meu caro Cunha e Silva, idiota é:
1 - Diz-se da pessoa incapaz de coordenar ideias.
2 - Pateta; parvo.
3 - Que denota estupidez.
-
Assim, a única das três opções que pode se enquadrar com a personalidade do procurador é a terceira. A primeira, em alguma medida, pode ser aplicada a ele. De resto, ele nada tem de pateta ou parvo.
-
O cara é muito esperto, isto sim. Tanto que, enquanto apoia um governo podre que quer fazer com que o trabalhador se aposente só com 65 anos, ou no "Dia de São Nunca", ele vai se atirar na poltrona aos 52.
-
Até aí, nada demais. Se ele, por exemplo, começou a trabalhar aos 15 anos, chega, agora, a 37 anos de contribuição. Portanto, tem todo o direito de requerer sua aposentadoria. O problema é o apoio dele ao governo podre e as sacanagens que ele fez e vem fazendo para a aplicação e a sustentação do golpe.
Homi vamos pra rua exigir que o stf assuma sua postura.o psdb está blindado e esse que diz ser governo governo de onde ele é um Joaquim Silvério dos reis e nada mais tá na hora de botar essa corja de bandidos na cadeira.hoje eu sinto trauma de político o povo não acredita mais.
Ei "brog", se me permite uma pequena observação, acho que clàssico mesmo é o filme original de 1969, dirigido por Julio Bressane com Renata Sorrah, Vanda Lacerda e Marcia Rodrigues. Obra prima do cinema marginal !
Esta desnecessária refilmagem de Neville D'almeida de 1991, ficou muito abaixo da crítica, péssimo !!!!!
Comentei de pena... quando vi que você se deu ao trabalho de escrever 2 posts sobre o cinema...
Os panfleteiro de direita, que meses atrás subiam nos palanques da moralidade e faziam longos monólogos sobre a ética ou repassavam textões de blogueiros nervosinhos...agora tem que mendigar atenção e falar de cinema... os blogueiros nervosinhos viraram chapa-branca e estão mamando na teta do Temer... os ídolos da política estão na lista da Odebretch procurando blindagem midiática e judiciária
Se tá com saudade da época em que trouxas como você ainda eram úteis como massa de manobra para os ladrões... vai defender Dória e Bolsonaro em alguma página de política para adolescentes do Facebook... tiozão! Lá deve ter muita gente interessada nas suas opiniões sobre cinema.
ok, sua majestade !
prometo quee meu pròximo comentario sera amargo, mal humorado e carregado de ressentimento como o seu, talvez inclua até um ou dois palavroes
Vc não tem culhões pra isso
Políticos canalhas blindados envolvidos em crimes mais as instiuições podres deram golpe com ajuda da mídia lixo, e essa mídia lixo aliena e segura a reação do povo brasileiro, para que o mesmo seja estuprado pelos financistas e oligarquias internacionais associados a falsas operações que tem como objetivo perseguição a um só partido, destruindo empresas brasileiras e lançando o povo brasileiro na miséria, para mantê-lo refém de políticas criminosas de traição ao Brasil. Os canalhas perderam o respeito pelo povo brasileiro e pela FAs que estão em silêncio total, numa calma daquelas que vem antes das tempestades.
O Carlos Fernando em questão é o barbichinha ? É o chefe dos garotões procuradores, inclusive do xaropão Dellagnol ? Se for, o texto vem, muito bem, ao caso.
Alias, Julio Bressane, junto com Rogerio Sganzerla (O Bandido da Luz Vermelha) e Ozualdo Candeias (A Margem) são, na minha opinião os tres papas do cinema marginal brasileiro da decada de 60 !
Inclusive Tarantino, o queridinho dos modernosos bebeu nesta rica fonte !!!!
Disfarçando pq tá com o c... Na mão. E Lula crescendo nas pesquisas.
Foram ao cinema ver filme de Hollywood pois lá é que moram os homens bons, os puros, brancos e bonitos. Aqui terra degradada, onde elegem Lula temos que salgar e tocar fogo, e esperar o fim do mês chegar para embolsar os nosso milhões as custas desse gente mestiça e corrupta.
É , as Ratazanas que encheram o pandulho e saem com o bolso lotado do Dinheiro Público vão agora fazer como o Príncipe das Astúrias. Fessô aposentado para dizer esqueçam o que eu fiz, senador, pre-sidente, aos 34 anos, ap.na Av.Foch-Paris e outros...outros quesitos, mas derrubador do Brasil. Dirão que foi por mérito, a Velha Farsa da Meritocracia. Então o mérito do Povo é ZERO e o deles é DEZ ? Ah, pera aí, fumu nóis qui us butemu lá, pur issu menas pra eles. Ao executivo, ao legislativo e ao inJudiciaro um Meritinho Menor, um CINQUIM já tá demais, e menos ainda pro " s t f " uma casta inútil, perdulária e nociva ao Brasil. Fora Todos.
... Agora, estes procuradores de merda estarão reunidos por 11 dias em 'tour' na Índia!...
... A propósito, como está o caixa daquele "fundo de reserva" do 'miniSTÉRIO' PRIVADA alocado de uma percentual subtraído dos recursos recuperados dos desvios na Petrobrás?...
Ah cambada de arrivistas, mercenários, avarentos de uma figa, cretinos lesa pátria!
... É o mesmo aloprado &$ irresponsável procurador barbeta do [mega]escândalo do Banestado sob a égide da Privataria [DEMo]Tucana do 'FHC Brasif'!...
O clássico é do Julio Bressane e a refilmagem desnecessária do Neville de Almeida. O único reparo ao ótimo texto do Brito. Cabe uma correção, não?