Folha “acha” eleitores de Marina, a turma do outro mundo

É interessante a leitura do esforço de reportagem da Folha, hoje, ao publicar um extrato da conversa com eleitores de Marina Silva, que são daqueles fenômenos que existem, nas que ninguém vê.

Do que dizem, pouco se extrai. É uma espécie de turma do “muito antes, pelo contrário”, para a qual a forma- e não o conteúdo – passa a ser a essência das coisas

“Se contrapor ao “populismo”, “à gritaria”,”se aliar “aos bons” (claro, dão uma gaguejada quando o assunto é o apoio a Aécio Neves), ser a “terceira via” e “colocar em prática a promessa da proposição”.

Marina, percebe-se da leitura, passou a representar apenas uma imagem, não uma proposta política de organização da sociedade a apoiar uma liderança e seu programa.

Construída como “lenda” pelo PT e por Lula, virou  mesmo uma ficção, uma espécie de nicho eleitoral para que nele se refugiem os que querem imaginar a política como o reino das intenções.

O poder real, o do dinheiro, não a considera “perigosa” e ela não é.

O provou em 2014, confirmou no golpe e representará o mesmo papel em 2018.

 

 

 

Fernando Brito:

View Comments (52)

  • Marina politicamente morreu quando do apoio a Aécio e ao golpe, apenas esqueceram de enterrar. Nem no seu próprio partido é unanimidade. E a banqueira do Itaú já não despejaria tanta grana em sua campanha. Marina jaz.

  • Pobre Marina! Tem a força política de uma mosca. Não teve coragem nem coerência nos episódios recentes da política nacional.

    • Ela sequer se pronunciou no desastre ambiental de Mariana (MG). Para alguém que fez carreira política com a pauta do meio ambiente, imperdoável.
      Também, né, ela não podia mexer com seus apoiadore$$$...

    • Omitiu-se convenientemente. Covardia.
      Já Bolsomerda se omite porque, se abrir a boca, só sai bosta, absurdos.

  • A fadinha da floresta comeu, por engano (será?), a maçã envenenada, quando apoiou Aéciopó contra a Dilma.

    • Não Luís Carlos, eu suponho que sua fealdade interior sempre foi muito bem camuflada! Fadinha da Floresta se transforma em teúda e manteúda de instituição financeira? Isso é vender-se e quem se vende estava preparado para isso há tempos!

    • Tão insossa que, se Alckmin é um picolé de chuchu, ela é um de água.

      • Sugeri abobrinha pelo que ela diz. Mas é sacanagem com esse legume.

        • De fato. É uma injustiça com um alimento tão saudável, nutritivo e baixas calorias.

  • Eles podem não considerar, mas ela é o real perigo. O chamado ecologismo tem um potencial facistoide perigosissimo. Em termos economicos o ecologismo é malthusiano e se propõe a descartar seres humanos com a mesma delicadeza com que a madame atropela, sem prestar atenção, o menor abandonado na calçada, quando passa com seu Poodle.

  • Marina Silva é a Heloísa Helena dos tempos presentes ... O diabo compra a alma, te dá o prestígio e tira de você com a mesma rapidez.

    • Como dizia Brizola, citado por Brito, a política adora a traição, mas abomina o traidor.

  • Os golpistas mesmo depois de todas as "temerárias" aventuras e jornadas em que se meteram, encontram-se agora em uma situação mais desconfortável que estavam em 2014. Depuseram Dilma, prenderam Lula e ameaçam sequestrar definitivamente nossa frágil e Severina democracia, mas continuam à busca do cálice sagrado: um candidato a candidato do Golpe para dar um verniz democrático ao arbítrio que vêm impondo ao país desde o Golpe de Estado.
    Insisto já quase pateticamente, precisamos ganhar as eleições presidenciais, fazer uma bancada forte no Congresso e eleger nos Estados governadores dispostos a reverter o Golpe e construir um muro de contenção ao golpismo. Ou isso, ou o arbítrio definitivo.

    • Sobre o legislativo, infelizmente, não tenho a menor ilusão. Não houve reforma política e o poder econômico ainda é quem manda. Se houver renovação, serão familiares ou laranjas dos donos do poder que estão marcados.

    • Só votando pra fazer maioria de esquerda no congresso para derrotar o golpe.
      Presidente manda pouco, quem manda e quem faz e anula leis, e governa é o congresso. A direita sabe disso, e se a esquerda deixar eles vão ganhar no congresso e aprofundar o golpe e os retrocessos contra o povo.
      A esquerda tem que parar de chorar
      por cada injustiça e agir, focar todo seu discurso para convencer o povo a votar para deputado e senador progressista de esquerda, focar para ganhar a maioria no congresso e derrotar o golpe, enquadrar os golpistas de direita e anular as condenações de Lula, e outros petistas injustamente condenados e liberta-lo da prisão.
      O resto é choro e jogo da direita.
      Essa briga se vai ser Ciro ou Lula ou outro indicado é perca de tempo e independente de quem ganhar ele terá que seguir o que impõe a maioria no congresso, seja ele de esquerda ou direita.
      Acorda esquerda pra ganhar no congresso as eleições!

  • Ela, Marina, agrada aquela "esquerda de Oslo", representada descrita pelo sociólogo Jessé de Souza

  • Marina é a víbora, a salamandra da floresta...só cospe ódio.

Related Post