Folha dá mais provas das “fábricas de fake news”

“Pensei melhor, estou pedindo pra você retirar tudo que falei até agora, não contem mais comigo”.

A frase, de Hans River do Nascimento, ex-funcionário de uma das empresas que dispararam, durante a eleição, milhões de mensagens em grupos de Whatsapp é a desculpa que deu à Folha o sujeito, depois de ter feito um acordo financeiro com o ex-patrões.

Para azar dele, o que havia dito aos repórteres Artur Rodrigues e Patrícia Campos Mello,  havia sido gravado e nas conversas ele falava em milhares de chips adquiridos com nome e CPF de pessoas que desconheciam  o uso de seus dados para criar celulares “fake” para distribuir mensagens.

Há até uma foto de uma caixa contendo centenas de chips usados na falcatrua.

A matéria, toda documentada pela troca de mensagens entre os gerentes da empresa, conta que o submundo da propaganda ilegal com o uso de redes sociais era operado por centenas de pessoas:

Segundo Nascimento, ele e vários de seus colegas chegaram a trabalhar 16 horas seguidas para dar conta dos disparos encomendados pelas campanhas. “Muita gente dormia lá, na escada, sofá, hall. Descansava um pouco, ia lá e fazia mais um turno”, disse.
Uma mensagem em nome de Flávia explica aos funcionários que a empresa cresceu “desordenadamente nos últimos meses com a operação da
bulk services [disparos em massa]” e que o prédio usado não comportava mais seus quase 200 funcionários.

Não se sabe se haverá alguma investigação sobre as quadrilhas de criminosos cibernéticos e sobre seus contratantes, já que o presidente eleito considera o caso das “fake news” uma “fake new”.

Mas não percamos as esperanças, a Doutora Rosa Weber, presidente do TSE, já deve ter marcado para 2020 uma reunião da comissão do grupo de trabalho da assessoria especial dedicada a controlar o uso de esquemas ilegais de distribuição de mensagens.

 

Fernando Brito:

View Comments (31)

  • o que mais se le nas redes são os minions dizendo que não tem provas, que nunca aconteceu as FN

    essa cambada está apoiando o traste fascista e o judiciário obedecendo ordem de milico golpista

  • A investigação sobre a fraude eleitoral que elegeu Bolsonaro vai pro fundo do baú do judiciário, pois as excelências estão atarefadas em conferir seus robustos contracheques que ganharam esse mês uma musculatura extra de 16%.

    Ah, se o vencedor fosse Fernando Haddad se utilizando do mesmo expediente fraudulento, a PGR Raquel Dodge já estaria na porta do TSE antes do início do expediente, como o fez para impugnar a candidatura do Lula.

    Seletividade, a marca registrada do Judiciário brasileiro.

    • E se ela tem indícios robustos do crime e não se mexe....PREVARICA ou é PARTÍCIPE. Ou até as duas coisas

    • Depois de o presidente do STF afirmar em evento que, o golpe de 64 deveria ser chamado de “movimento”; que o país precisava fazer um pacto pela governabilidade com quase as mesmas pautas de campanha de Bolsonaro e, ter cedido seu ex-assessor jurídico (general da ativa!) para se tornar um dos Ministros de primeiro escalão do Bozo ... não ache que o TSE ia se tornar um poço de dignidade jurídica.

      Justo agora, não é?!

  • Fraude já não é palavrão para a justiça eleitoral! Se fosse algo contra Lula, Haddad e cia, o procedimento investigatório seria aberto ainda hoje, domingo.

  • O impedimento da candidatura favorita de Lula e este escândalo das notícias falsas via whatsapp configuram a maior fraude eleitoral já perpetrada numa campanha presidencial no Bra$il. Portanto qualquer candidato que tenha sido eleito mediante esses expedientes não poderia ter sua "vitória" reconhecida. Se estivéssemos num país minimamente civilizado, bem entendido. Com a iminente imposição da ditadura neofascista não mais haverá qualquer vestígio do frágil Estado Democrático de Direito que vivemos de 1988 a 2013.

    #LulaLivre

    • Tem razão. Não foi só a escalada do Wttzape não, o verdadeiro escândalo está na fraude das contagens dos votos. Algo de arrepiar. Contam uma coisa que aqui em Minas que quando informaram ao candidato a Governador de Minas foi eleito, ele nem acreditou e exclamou: Eu Ganhei??? Se fosse só um caso até dava para aguentar, mas, vejam Rio de Janeiro São Paulo, , Senadores por Goiaz etc e bota etc nisto!!!! Esta historia me lembra daquele pai que disse a filha: Minha filha, você pode casar com quem quiser, desde que seja com o "fulano".
      É algo escandaloso.

  • tem petista envolvido?
    então não vai pra frente. princípio legal do golpe.

  • Eu pergunto: Cade a nossa "justissa"? Cade nosso "xerife" ? Então "não há risco para a democracia" como dizia o Ciro Gomes essa semana no estadão? Que democracia, ela foi "hackeada" literalmente. Golpe de estado, prisão do Lula e eleição Fake.

  • Só huma coincidência ...as Agências sabotadoras ficavam em Santana - Zona Norte de SP ... Sede do PSL 17 também.

  • Deixemos para nossos netos a solução do judiciário brasileiro.
    Bando de incompetentes, todos sócios do golpe. Agora recebem seu quinhão de 16%. Venderam-se e venderam o país por menos do que Judas recebeu.

Related Post