Folha “descobre” que SP terá racionamento pós-eleição. Alckmin e Marina ainda não.

Na entrevista – em geral cínica – que o governador Geraldo Alckmin dá à Folha hoje, uma verdade, ao menos, há.

Todas as informações sobre a crise hídrica de São Paulo estavam – e estão – publicadas na internet, ao alcance de todo e qualquer um que queira analisar a gravidade do problema.

É, aliás, a única verdade nesta história toda, cuja mais recente mistificação é a de que haverá água, mesmo que não chova, para atravessar o resto do ano.

Este blog, a centenas de quilômetros do drama vivido  pelos paulistas – que só entra aqui em casa quando meu filho, que vive lá – me conta dos cortes noturnos do abastecimento – deu, desde o início do ano, acompanhamento sistemático ao desastre paulistano.

Os grandes veículos de comunicação, porém, viveram de “releases” e garantias de que tudo estava “sob controle”.

Sempre foi e ainda é, numa palavra, mentira.

Não se fala nos números chocantes que estão à disposição, como disse Alckmin, de todos.

Por exemplo, que o reservatório do Atibainha, de onde está vindo toda a água retirada hoje do Sistema Cantareira, tem míseros 60 centímetros – três palmos! – de água, até que seja atingida a cota mínima – já com todo o bombeamento – de 777 metros sobre o nível do mar. Nove bilhões de litros, água para seis dias, no ritmo atual de retirada.

Ou que o Jacareí, o maior dos reservatórios, cujas comportas foram completamente fechadas há dez dias, só conseguiu acumular, neste período, meros 4 bilhões de litros, pouco mais de dois dias do consumo da Grande São Paulo.

Os 60 bilhões de litros de água que ainda se diz ter como disponíveis são, neste momento, virtuais, porque dependem da escavação frenética de canais que liguem as “poças” que formam hoje o reservatório seco deste reservatório.

A Folha “descobriu” hoje um documento – elaborado por técnicos da Agência Nacional de Águas e pelo Departamento de Águas e Esgotos do Governo paulista que, enfim, implanta o racionamento que vem sendo criminosamente adiado há sete meses, por razões político-eleitorais.

Não é um “furo” de reportagem, é a confissão de uma omissão jornalística.

Pior, de um estelionato jornalístico, porque o estelionato eleitoral foi legitimado pela imprensa, a mesma imprensa que agitou, o quanto pôde, o fantasma de um “apagão” elétrico que podia render frutos políticos contra o Governo Federal.

Dois estelionatos, aliás, porque a candidata que se diz “ambientalista” calou criminosamente sobre o tema, de olho na conveniência de amealhar votos em sua aliança envergonhada com Geraldo Alckmin.

Embora estejamos vivendo, de fato, uma das piores estiagens que este país já enfrentou, há algo que tem faltado mais que água.

Vergonha.

 

Fernando Brito:

View Comments (36)

  • E no entanto ele será reeleito e no primeiro turno.

    Paulistas e suas síndrome de estocolmo por Alckmin.

      • Claro, tem MERDA na AGUA. Merda é sinônimo de ALECRIM, desculpe, alkimin. Com minuscula mesmo. Vai ser a primeira cidade brasileira a imitar DETROIT.Daqui a mil anos vão escavar em busca dos PENICOS dos PAULISTANOS.

  • Não assisto aos programas políticos de SP, pq não moro nesse Estado. Mas não consigo entender, porque não foram feitas acusações como essas do seu post, caro Fernando, pelos candidatos da oposição ao Sr. Geraldo Alckmim, durante esse período eleitoral?
    É difícil aceitar que o povo paulistano seja tão absurdamente irresponsáveis em, provavelmente, eleger em primeiro turno, um candidato que vem demonstrando tanta falta de responsabilidade para com o Estado que governa, ao administrar tamanho problema, concomitante com a data das eleições, para que venha começar a ser sanado, somente após a confirmação da vitória eleitoral.
    São Paulo por ser o Estado mais rico do país em muitos aspectos, deveria também ser o exemplo de cidadãos comprometidos com o respeito ao povo!
    A gente espera que no próximo domingo, esse povo que vota em São Paulo, mostre ao país que eles pensam sim, e que não são o que estão demonstrando ser para o resto do país.
    Lamentável!

    • Acredito que haverá segundo turno em SP.

      Sera muita burrice eleger Alckmin já no primeiro turno.

      Assisto todos os programas eleitorais, e nenhum candidato fez oposição aos tucanos.

      Não bateram pra valer na questão da agua, que é de calamidade publica.

      Não bateram na questão dos pedagios, que esfola os motoristas de São Paulo, e o que usa as estradas paulistas.

      Não bateram na questão dos presidios no interior de são Paulo.

      Não bateram na questão se Segurança Publica.

      Não bateram na questão da educação.

      Na bateram no caso da corrupção dos trens.

      Nesta eleição o Tucano(Alckmin) esta voando em céu de brigadeiro.

    • Maria.
      Moro em Campinas(SP) e como só vou votar em "transito" para presidente, também não tenho visto a campanha para governadores.
      Mas ontem, por acaso, vi o programa do Alckmim com ele GARANTINDO que está TUDO BEM (INCRÍVEL!?), pois estão sendo tomadas todas as medidas para evitar o desabastecimento:
      1) Interligação das bacias incluindo a nova de São Lourenço;
      2) Programa de revisão da rede para evitar vazamentos e
      3) Obras para utilização da "Reserva Técnica" (VOLUME MORTO para nós, os pobres mortais...).
      Isso tudo falando para a câmera na maior CARA-DE PAU, e que só engana mesmo os trouxas que ainda vão votar nele.
      Como a mídia endossa essas mentiras, muita gente que ainda desconhece a gravidade da situação e não está sofrendo (ainda) com a falta d´água, continua lavando suas calçadas na maior tranquilidade...

    • O que acontece que a mídia oculta o desgoverno Alkimim, porque a mídia apóia, devido a compra de assinaturas de jornais e revistas e programas de televisão e as verbas estaduais de propagandas.

    • O candidato do PT em SP é meio apagadinho pra debater. Tinha que ser um cara de fobra, desses que pegam o microfone e falam para o povo entender.
      Fica lerdando e esperando só por Lula, vai perder!

      Por que não usa o método de Socrático de levantar questionamentos e botar o povão pra pensar!

    • Eu moro no interior de SP e trabalho na cidade de SP, é simples assim óh, o Alckmin fala, a Globo confirma e pronto, ele esta certo, e quando ele está errado, a globo não fala, ele não fala e fica assim mesmo xD

      E assim vai votando o cidadão de São Paulo :p

    • ... Maria você não acredita mas é para acreditar, o povo é mesmo alienado... é algo inacreditável o que o homem fala é tão falso que pinga dos olhos a falsidade, e o povo não vê que ele é tão artificial, os números mostram o desgoverno é só ver as estatísticas, realmente é coisa para louco ... se fosse possível juntar todas as teorias e praticas dos psiquiatras não daria para explicar, nos mais conscientes além de nós sentirmos infelizes não temos a menor possibilidade de entender o que acontesse quanto mais intervir ... é muito triste ...

  • A UDN é isso. Alem de entreguista e mentirosa é também indolente.

    Essa UDN é assim desde sempre!!

  • Burro de olaria está acostumado a usar tapadeira de olho para não olhar para os lados, e seguir andando só para a frente...como se para frente andasse...quando na verdade, anda em círculo. Burro de olaria está acostumado com a vara na anca do açoite de seu proprietário para mantê-lo serviçal e produzindo. Burro de olaria está acostumado com o barro, pois é o seu habitat. Em suma...burro de olaria jamais será um cavalo de corrida...no máximo será mortadela servida no café da casa grande!

  • Fato: paulistada tucano desce a serra para tomar banho na baixa santista. O
    caos se aproxima!

  • São Paulo é onde a ditadura da informação é também exercida de forma absoluta localmente. Faça sol, faça chuva, desde sempre toda a mídia paulista, sem exceção, salvo os "sujos" da blogosfera, faz campanha sistemática contra o PT, sem chance a qualquer contraditório, que não seja na justiça. Do Roda Viva da Cultura as fanáticas rádios Jovem Pan, CBN e Bandeirantes, pouco importa se o programa é de culinária, trânsito ou crime, o inimigo a ser abatido é o PT e seus dirigentes e seguidores. É nesse estado em que qualquer notícia ruim, se o envolvido tiver alguma relação, mais remota que seja, com o PT, será destaque a sigla do partido na manchete. É aqui que se trava a mais complexa batalha para extinguir-se a Casa Grande no Brasil e onde a militância é mais preparada e aguerrida para aguentar a desproporção das forças em confronto. Por tudo isso, o paulista e o paulistano em particular, desconfia, mas desconhece por falta de informação, a real situação do descalabro chuchuniano em relação ao mal uso e preservação das reservas do Cantareira e acordará na semana seguinte a eleição, à beira de um secadão em suas torneiras. Virá o racionamento total e as rezas para que chova, já que São Pedro ficará com a responsabilidade, a depender da mídia tucana.

  • A mascara vai caindo, mais e mais. É uma gestão de ilusionismo, que já deveria ter sofrido uma intervenção, tais os desmandos e a corrupção existentes. No caso dos transportes que deveriam ser metropolitanos (emtu, cptm e metro)só temos transporte virtual, linhas que são lançadas às vésperas de eleição e não saem do papel ou se são construídas demoram uma eternidade para terminarem, rendendo assim muitos "termos aditivos", ou seja, mais propina no bolso dos safados. É muito triste. Educação sucateada e violencia campeando com inúmeros roubos principalmente de carros de parentes e amigos. Um estado abandonado!!!

  • É tudo ou nada! Ou o Pig elege ele no 1º turno ou a falta d'água antes do final do segundo turno vai levar os eleitores paulistas, tipo "São Tomé", a derrota-lo.

  • Proponho o lançamento de dois concursos ente os leitores do blog.
    A que horas no domingo será oficializado pelo Geraldo Gerentão o racionamento de água.
    Prêmio: duas garrafas de 1,5l de água mineral.
    Qual será a desculpa usada pelo Barão de Pindamonhangaba?
    Prêmio: um copo de água mineral de 200 ml.
    Explico, O Picolé de Chuchu é pródigo em desculpas para a incompetência do seu governo.
    Logo a segunda resposta é muito fácil, dar desculpas é o que sabe fazer.
    Na propaganda eleitoral de ontem falou que o mundo passa por mudanças climáticas.
    Claro que não falou que o Mário Honesto Covas separou a Sabesp em duas.
    Sabesp Metropolitana que dá muito lucro pelo número de clientes e a Sabesp que atende o resto.
    Claro que não falou que Dilma do PSDB que dirige a Sabesp foi a NY comemorar os dez anos do lançamento de ações da empresa ao mesmo tempo que prometia que até 2014 100% do estado teria água e esgotos tratados.
    Não cumpriu as duas promessas e nem por isso deixou de distribuir R$ 564 milhões em lucros aos acionistas.
    Minha esperança é que este governadorzinho mequetrefe perca a maioria na assembléia e os novos deputados o retirem do governo por crime de responsabilidade.

Related Post