Folha diz que Celso de Mello vai liberar nomeação de Moreira

Posso ter errado feio ontem, ao achar, sem ler o despacho inteiro, que o ministro Celso de Mello poderia vetar a posse de Moreira Franco por achar que Michel Temer teria pedido que o STF baixasse demais o decote e que o ministro precisaria “manter a imagem de recatado”.

É difícil pensar sem que o decoro influa sobre nosso raciocínio.

A coluna Painel, da Folha, diz que Celso  de Mello, no despacho em que deu 24 horas para Michel Temer se manifeste sobre a nomeação de Moreira Franco para o foro privilegiado, quer dizer, para o cargo de ministro da Secretaria de Governo da Presidência, deu pistas de que vai liberar a proteção temerista ao “Angorá” da Odebrecht.

Informa que ao pedir que  Temer “se manifeste, especificamente, na condição de autoridade apontada como coatora, sobre a pretendida concessão de medida liminar e, ainda, sobre a questão pertinente à legitimidade ativa “ad causam” de partidos políticos para o ajuizamento de mandado de segurança coletivo em tema de proteção jurisdicional a direitos ou interesses metaindividuais(…) ” Mello dá o caminho para a defesa presidencial, chegando até a apontar os precedentes que deveria usar:

(…) considerada, na matéria, além do estatuto de regência aplicável às ações de mandado de segurança (Lei nº 12.016/2009, art. 21), também a existência de precedentes colegiados que o Supremo Tribunal Federal firmou em julgamentos plenários (MS 22.764-QO/DF, Rel. Min. NÉRI DA SILVEIRA – RE 196.184/AM, Rel. Min. ELLEN GRACIE), bem assim decisões monocráticas de eminentes Ministros desta Corte Suprema (MS 33.738/DF, Rel. Min. CÁRMEN LÚCIA – MS 34.196/DF, Rel. Min. ROBERTO BARROSO – RE 566.928/RJ, Rel. Min. AYRES BRITTO)

Nas duas citadas  decisões de ministros ainda integrantes do STF, é negada a legitimidade de partido político para pleitear “direitos difusos”. Cármem Lúcia diz, numa ação do Solidariedade em favor do pagamento de 13° a servidores: “neguei seguimento à impetração, por ilegitimidade ativa ad causam do Impetrante e por inadequação da via eleita para a discussão”, diz a hoje presidente da corte, enquanto Barroso, em ação movida por um diretório do PT de Goiás, aforma que “é, no mínimo, discutível o cabimento de mandado de segurança coletivo impetrado por partido político para a tutela de direitos difusos”.

Precedentes, claro, que Gilmar Mendes mandou às favas quando se tratou de impedir a posse de Lula na Casa Civil, atendendo a pedido do PPS.

Celso de Mello, além de dar “cola” para o professor de Direito Michel Temer, absteve-se de fazer, como poderia, a oitiva da Procuradoria Geral da Repúblicaque, assim, fica calada sobre a manobra, ao contrário do que aconteceu com Lula, sobre o qual Rodrigo Janot despejou seu incontível rancor.

Com jurisprudência ou sem ela, será uma humilhação do Supremo diante da opinião pública, onde até os partidários do governo golpista admitem que se trata de uma blindagem contra o processo que viria das delações da Odebrecht, onde Moreira é personagem dos mais cabeludos.

Vai reforçar a visão de que, afinal, “tá tudo dominado”.

Ou só quase tudo.

Fernando Brito:

View Comments (34)

  • Nossa! Que coisa surpreendente!
    Repitam com o hipnotizador, coxinhas: O importante é tirar o PT. O importante é tirar o PT. O importante é tirar o PT...

    • Claro que o importante, para todos eles, é apenas "tirar o PT". E é óbvio que Celso de Melo vai blindar o Gato Angorá com quantas blindagens puder blindar, porque este está dentro do círculo de proteção aos corruptos que estenderam em torno de Temer. E ainda vai escrever alguma tese "profunda" sobre isso.

  • Mestre Fernando Brito,
    desde ontem o matuto já prenunciava "a suprema previsibilidade"...

    … Ninguém de sã e liberta consciência tenha dúvida:
    “o decano do STFede” irá entronar o velhaco moribundo ‘gatinho angorá’ velho de guerra!
    Com toda pompa verborrágica eivada de um ‘R’ insuportável!
    Em seguida, “correrá para o abraço ao neófito ‘careca brilhante'”!
    Ao lado do “supremo gilMAU” et caterva!
    (…)

    • “O supremo decano” em tempo festivo de Projac!
      Agora, a vez do ‘gatinho angorá’ do nazigolpista &$ [mega]corrupto MimiSHELL TEMERário/TEMERo$$$o do CUnha!
      A conferir “o valentão do STFede”!
      “O Celso de Mello é um advogado de merda.” Por jurista Saulo Ramos
      https://www.youtube.com/watch?v=TX733Od3k4M

      • … Ainda sobre o STFede acumpliciado no golpe vagabundíssimo continuado ainda ora em curso…
        “o supremo” gilMAU (DEMoTucano-PMDBosta/MT) “orientando o voto do decano celso de mello no [mega]escândalo ‘gatinho angorá’ do MimiSHELL TEMERário/TEMERo$$$o do CUnha”…

        https://www.youtube.com/watch?v=hZgorhi6Fh8

        No vídeo acima o irresponsável DEMoTucano ‘gilMAU Abdelmassih DANTAS’ acusa o eterno e honrado presidente Lula de ser o chefe do Mensalão…
        Processo criminal neste energúmeno excomungado, leviano, covarde, nazifascigolpista…

      • Messias, lembro-me de ter lido, lá no livro do Saúlo Ramos: " juiz de merda". Vamos conferir ? O assunto, lá relatado, se refere a uma decisão do juiz (?) do stf (em minúsculo, mesmo) ter tomado uma decisão em votação, só para contrariar uma informação publicada na Foia, para mostrar (fingir), que o voto dele era "independente". Foi um caso vergonhoso. Tão vergonhoso, que o CM, nem quis processar o Saulo. Depois voltaram a se falar. Tá tudo registrado lá no livro "O código da vida". No momento presente, o Celso de Melo, procura firulas jurídicas para liberar o Moreira (angorá) Franco. Para isso, faz uma série de encenações para tomar uma decisão, que já tomou. A vaidade do cidadão, não cabe dentro dele próprio.

  • Dias: Gilmar é maior que o Supremo

    Se Celso de Mello blindar o Moreira, ficará igual a Gilmar
    Como diz o ansioso blogueiro:
    Gilmar e Democracia.
    Um ou outro!

    O Conversa Afiada reproduz definitiva análise de Mauricio Dias na Carta Capital com o título "O risco Gilmar Mendes" - e "Ministro que impediu a posse de Lula na Casa Civil de Dilma avança inexoravelmente para tornar-se maior do que o próprio Supremo Tribunal Federal"!

    publicado 10/02/2017

    (...)

    FONTE [LÍMPIDA!]: https://www.conversaafiada.com.br/politica/dias-gilmar-e-maior-que-o-supremo

  • Será que esse povo brasileiro ainda não entendeu que a justiça tem lado e que está a serviço de um projeto ideológico ? O que vale para uns não vale para outros, a lei aqui é pura balela para discussão em mesas de bar.

    • ... E esta justi$$$azinha de merda quer combater corrupção porra nenhuma!
      Idem, para esta IMUNDA e predadora nazigolpista 'PORCA-tarefa' da 'Farsa a Jato' sob o comando do DEMoTucano protofascista 'mor(t)o'!...

      Definitivamente, 'o CUnha do mundo' é aqui!
      O inferno: falta, apenas, acender a luz!
      E o último que sair desta joça de republiqueta, providencie a derradeira descarga!

  • E pode se ter,alguma presunção com relação a CANALHAS,do que CANALHICES?

  • Não tenham dúvidas sobre isso . Desde ontem já" tinha cantado a pedra " . A parceria STF e Os golpistas ( PMDB/PSDB ) que fizerem quarenta e cinco milhões de votos virarem lixo , não estão se linchando , não estão nem aí . Parece uma decisão monocrática , mas não é . É hábito consultar os seus pares , que informalmente votam a favor e contra não é apenas uma consulta . Somente assim eles ficam em paz com suas consciência a mesma coisa farão para soltar o Cunha para ele não delatar .

  • Quem são os deram o golpe? O stf estava na linha de frente, portando não há nenhuma novidade. E o que era ruim vai piorar.

  • STF tem rabo preso e foi proativo no golpe.

    Inesperado será ele julgar qualquer coisa contra o golpe.

    Quando muito, estará dividido sobre com quais golpistas se perfilar em caso de conflito ou disputa de poder entre eles mesmos.

  • O capacho dos capachos. Vai por pó de arroz para florear sua decisão. Previsível demais. Capacho de Mello.

  • Mas tem uma coisa, o PSDB está comendo o PMDB pelas bordas. Isso é só para dar tempo para o golpe do golpe. O PMDB já se mostrou autofágico. Vamos ver até onde vai a desfaçatez do golpista mor, o PSDB. O STF é apenas um detalhe.

Related Post