Franklin Martins: o golpe não prevalecerá por muito tempo

Em entrevista ao Bafafá, jornal impresso teimosa e valentemente mantido pelo meu amigo Ricardo Rabelo (veja aqui onde encontrar um exemplar), o ex-ministro da Secretaria de Comunicação de Lula, Franklin Martins, fala da imprensa – “esse golpe foi organizado pela mídia” – do que se ficou a dever  sobre uma lei e meios de comunicação concedidos – “é muito difícil aprovar isso no Congresso porque os deputados têm medo de ser bombardeados pela imprensa”-  e das perspectivas e resistir a um governo ilegítimo;

O que fazer agora?

Vamos fazer política, construir maiorias, tentar reduzir o isolamento. É preciso oxigenar, gerar pensamentos com o que vem de novo. Nos últimos meses, a sociedade despertou. Hoje ela quer mais, a garotada tem pautas diferentes. Existe um Brasil novo pulsando, acho que vai reforçar a luta. Eu olho para o governo Temer e para a TV Globo e digo: nós perdemos, não vamos subestimar, a democracia foi seriamente atingida. Mas, sinceramente, o futuro é nosso.

Esse golpe era irreversível? 

O futuro ao Deus pertence. Esse governo é fruto de um golpe. Ele rasgou o instituto do voto sem que Dilma tenha cometido nenhum crime de responsabilidade. Ela foi tirada do poder, posto um vice que vai aplicar um programa que foi derrotado nas eleições. É gravíssimo, mas acredito que o povo brasileiro vai resistir, vai defender a democracia. Esse golpe não prevalecerá por muito tempo.

Caminhamos para uma crise maior?

Esse governo vai sofrer uma instabilidade muito grande porque não é fruto do voto. É fruto de um golpe articulado pelas grandes corporações de mídia, pelos partidos de oposição, pelo Congresso, pelo Ministério Público, parte do judiciário que omitiu-se. O que vai sair do governo Temer? Não vai ter nenhum céu de brigadeiro não. Acho que vai tentar impor um programa de retrocesso que o povo brasileiro não aceitará.

Qual é recado para a sociedade?

O povo saberá encontrar os mecanismos para fazer prevalecer os seus interesses.

E o Supremo continuará omisso?

Nós temos Supremo?

A entrevista de Franklin está aqui, no site do Bafafá.

Fernando Brito:

View Comments (23)

  • Tá por fora. O golpe é da cia. A canalha golpista está nele por uma simples razão: a geana deles está nos gringos e pode ser confiscada sem aviso. Os militares eu não sei porque estão como sempre no golpe. Alguns chefões devem ter também a grana lá fora. Outros por puro oportunismo casa, comida, roupa lavada, salário, mérdico e estabilidade no emprego (coisa que negam aos trabalhadores) aposentadoria tudo às custas dos idiotas que pagam imposto e contra os quais eles estão sempre. Alias o viado do frota devia visitar os comandantes das ffaa para dizer como eles devem desideologizar a formação dos meganhas. Afinal eles contribuiram decisivamente para colocar este individuo no poder. Vejam os sabios conselhos dados ao ministro da "educação ".

  • Boa tarde,

    temer é in-legitimo e não vai durar, seja através dos votos, das ruas ou das aramas. Nunca existiu STF no Brasil e não vai ser agora. Quem pagara o PATO da FIESPS vão ser os deputados, globo e não nós o povo...

  • Só união, ações práticas eu muitos protestos e esculachos pessoais barrarão o golpe.

    Quais as lideranças para dissuadir o senado que está nú?

    Sérgio Moro terá qual papel nesta fase do golpe?

    Sarney tem poderes junto a quem?

  • Requião alerta: estão destruindo tudo, sabotando e deixando armadilhas preparadas. Quando Dilma voltar, terá um enorme abacaxi pela frente. Quanto aos tontos que alegam que acusar os ianques de haverem participado do golpe, o anúncio da substituição da Embaixatriz do Golpe logo na segunda semana do "governo" golpista é uma confissão de culpa. E sobre aquele " ator" ter ido ao ministério da educação, cabe a pergunta: quanto teriam custado as "sugestões" dele para o ensino brasileiro?

  • Quando a CUT vai chamar pelo menos um dia de greve geral pra mostrar pro Brasil o que este governo pretende fazer com o povo?Será que vai esperar acabar com a CLT e terceirizar tudo primeiro?

  • Um alento ouvir e saber que Franklin Martins está vivo. Penso... como é possível prescindir desse cérebro privilegiado e dessa liderança inconteste? Franklin não pode sumir.

    • … Nem tampouco Corte ÍNFIMA!
      Há muito tempo o Brasil está órfão de Justiça!
      Cada vez mais o tal "salve-se quem puder"!
      Sim, barbárie em pleno Estado de Sítio "republicano"!...

      E a ditadura em vigor ainda pode ser considerada 'ditabranda'!
      Ainda!...

Related Post