O Senador Ronaldo Caiado pergunta a Dilma Rousseff porque ela não falou das dificuldades econômicas que o Brasil viveria após sua eleição e duvidou que na campanha eleitoral fosse impossível prever o que aconteceria com as receitas.
Dilma explicou a despencada dos preços do petróleo e e outras commodities essenciais para a economia brasileira.
Vou dar um exemplo que a poderia ter usado e que torna fácil compreender isso.
Imagine-se que o Senador Caiado, bem-sucedido ruralista, fosse dono de uma “fazenda de petróleo” e produzisse 100 mil barris por mês.
No dia das eleições, a sua receita era de 91,1 milhões de dólares e era com esse valor que ele montara o orçamento de despesas e investimentos que faria. No dia 5 de janeiro, passa a festa de posse no dia primeiro, a receita de petróleo da fazenda do Sr. Caiado, teria uma receita de apenas 45,5 milhões de dólares. Porque foi essa variação, de 50%, a do preço do petróleo.
Mas suponha que, além do petróleo, o Sr. Caiado minerasse ferro e produzisse também 100 mil toneladas de minério por mês. No dia das eleições, faturava US$ 8 milhões. Já em janeiro, faturou apenas 6,7 milhões.
E, como homem do agronegócio, tivesse também planejando, ao colher, em maio de 2014, quando terminava a colheita de suas 100 mil toneladas de soja, pudesse repetir os ganhos no início do ano seguinte, quando colhesse a próxima safra o mesmo resultado de US$ 52,8 milhões. Só que, com a queda do preço, a colheita rendeu apenas 36,7 milhões.
Será que o senhor Caiado, competente empresário, poderia fazer algo?
Será que ele poderia prever isso?
O que ele poderia fazer quanto a isso? Iria à Bolsa de Chicago, revólver em punho, exigindo um aumento das cotações?
Ou iria devolver umas quantas colheitadeiras, deixar de compras escavadeiras, paralisar e desmontar algumas sondas. Porque é isso o que se faz e se fez, por exemplo, nos Estados Unidos, onde quase duas mil sondas de petróleo estão desmontadas por conta da queda do preço do barril.
E claro que Caiado, também, ia cortar o boião dos peões e mandar muitos dele embora, caminhando estrada a fora com suas modestas trouxas e badulaques.
A explicação é tão simples que até Ronaldo Caiado a entenderia, se acaso quisesse entender alguma coisa.
View Comments (21)
Hipocrisil terra de ninguém. Esperar vida inteligente dessa turma é querer demais.
O dileto blogueiro quer dizer com isso que Dilma não teria mentido na campanha?
Mudaram agora, não são mais as pedaladas o motivo do golpe é de ter mentido na campanha? direita camaleão.
Uai, será que a Dilma é a reencarnação da mãe diná e nós não estamos sabendo? No seu entender, a Dilma sabia que os preços das commodities iriam despencar, por isso ela "mentiu" na campanha eleitoral. Ela sabia que o Obama para sacanear a Russia, juntou-se aos paises produtores do oriente médio e derrubou o preco do barril do petróleo. Vc é uma dessas que o farol apagado fgagainvenjosocarnodoso chama de "pessoa bem informada".Claro que pela globo e o resto do PIG.
Caiado é um imbecil, fruto da "elite" agrária do Brasil além Tordesilhas, pouco ou nada pode acrescentar ao país além da truculência com que fere as leis mais elementares da República.
Pior é ouvir Aloysio ( aquele dos 300 mil ) - senador eleito pelo mais rico estado do Brasil ; Aécio Neves, ex-governador de Minas Gerais e Cássio Cunha Lima, governador cassado por um julgamento controverso do TSE - homens da oposição articulada , agirem com uma grosseria tão exacerbada, com uma virulência poucas vezes vista na vida nacional. Desnudando a sordidez que os empolga, babam ante a vítima , mal disfarçam a avidez com que gozam a destruição do pacto civilizatório.
Em síntese, assistimos em slow motion , um GOLPE contra a DEMOCRACIA e uma violência sem par contra uma mulher, mandatária maior de uma das mais importantes economias do planeta, destinatária de mais de 54 milhões de votos em outubro de 2014.
O GOLPE é inevitável e previsível, imprevisível serão os efeitos da ação perpetrada pela escória política nacional.
Lembremos contudo, que nenhum dos golpistas de hoje foram alçados ao Congresso Nacional sem o apoio do POVO apunhalado, todos foram eleitos, todos foram postos de maneira direta ou indireta pelo voto popular, logo , somente o aprofundamento do debate em todos os espaços pode barrar a idiotia e desdém pelo processo de escolha dos representantes do POVO que via de regra , defendem a desgraça para a Nação e polpudas contas bancárias no exterior para si próprios.
Alea Jacta Est !! L'etendart sanglant est levé !!!
Para o Caiado (com "g") entender, seria necessário desenhar em um quadro negro,mostrando com um bastão e criando bichinhos no papel da Bolsa de Chicago,poços de petróleo etc.
Mesmo assim ele ainda pediria umas dez vezes para repetir a explicação, isso porque o boiadeiro senador é inteligente pra burro.
Gleici para presidenta e Vanessa para vice. Ou vice-versa.
Não bastasse a tortura desse golpe, a corajosa Dilma ainda tem que encarar ser "questionada" por essa besta quadrada do Caiado. Nem os coronéis do agronegócio aturam esse cara. Queria ver esse sujeito conseguir outro mandato sem os esquemas de financiamento de campanha pelas grandes empresas que o patrocinam.
Triste Beth, é que pode sim...Porquê ainda temos um povo, intelectualmente muito subdesenvolvido que acredita e vota nestas bestas às vezes por umas cervejas e um carreteiro e um simples aperto de mão de um "cavalo" destes. E são subdesenvolvidos, justo por obra destes monstros e seu aparato financeiro e mediático, que por décadas mantiveram um status quo de exclusão até do básico pão de cada dia, que dirá educação. É um processo lento e doloroso a elevação da CONSCIÊNCIA DE CIDADÃO , num país continental como o Brasil...Mas como somos todos irmãos, do Oiapoque ao Chuí, pagamos juntos o preço para sermos uma Nação SOBERANA.
ESCRAVOCRATA, psicopata, apenas isso.
Primeiramente #ForaTemer!
Tenho visto a planilha das tais pedaladas fiscais sendo mostrada no senado para reforçar a tese da acusação, o que ela mostra é que sempre foi praticada. O valor aumentou porque aumentou-se os valores de financiamentos dos créditos agrícolas simplesmente em 100 vezes desde os fatídicos anos FHC. Se não era crime com 2, não pode ser considerada crime porque passou para 50. Tosco argumento que não encontra respaldo em qualquer um com o mínimo de isenção.
É incrível como ainda tem gente que acredita que o PT é um partido de esquerda. Alias quem melhor definiu o conceito, segundo a lenda, foi o velho e saudoso Tim maia,que resumidamente disse que no Brasil até os cachorros são de diteita. Ora,não vejo problema algum em ser de direita basta ser correto. Cada um tem suas convicções e vida que segue. Não precisa ficar torrando a paciência alheia, com esse mantra chato e distorcido, as esquerdas isso, o socialismo assado, o lula é ladrão a Dilma anta,o PT acabou... Acabou mas esta ai,nesse momento disputando eleições no país inteiro. Só mesmo sendo muito imbecil para não perceber o que está a um palmo do nariz.
Não adianta.
A Presidenta Dilma levou até desenhado (gráficos de precos das principais commodities)para eles entenderem.
Não adiantou.
Dizem que Dilma está batendo demais.
Será ?
Eles sabem. O que tentam evitar é que o povo saiba. Mas isso vai ser impossível. O Brasil não é o pequeno auditório seleto do Michel.