Fuga do HSBC é crise que vem de longe. Faz tempo que o banco do ópio vai muito mal

Apresentada como sendo um sinal da crise brasileira, pouca atenção se dá ao fato de que a crise do HSBC nada tem a ver com nosso país e, sequer, é motivada pelo enfraquecimento da instituição com a revelação – oh! – de que mantinha contas irregulares na Suíça, cujos titulares são zelosamente protegidos por uma “ética” jornalística que se gradua pela renda e pela orientação política de quem desliza para fora da lei.

A crise do banco é muito profunda e vem desde 2008, quando teve perdas imensas com a crise mundial  – calculadas em US$ 18,7 bilhões no mercado norte-americano – e começou a “passar a tesoura” em seus negócios e, claro, em seus funcionários.

Ali começava a história do “fim” – ao menos como grande banco de varejo –  do braço brasileiro do chamado “banco do ópio”, que nasceu nas possessões inglesas   Hong Kong e Xanghai, em 1865, para financiar a colheita e o comércio de ópio na China e na Índia, liberado após a Guerra do Ópio, terminada pouco anos antes, com a ocupação de Pequim por tropas inglesas e a imposição do Tratado de Tianjin, que liberou o tráfico de ópio – consumido em grande escala pelos chineses – e a entrada de “missionários”. Tianjin faz parte do que os chineses chamam de “tratados iníquos” e do “século da humilhação”.

Ironico que, 150 anos depois, durante a primeira década do século 21,  o banco tenha voltado a se envolver com o tráfico de drogas, como revelou a investigação do Senado dos EUA que a fez reconhecer que lavava dinheiro dos barões mexicanos da cocaína.

O HSBC, que nasceu sob as bênçãos de FHC, com a liquidação do Bamerindus, vai ser agora disputado ferozmente pelo Bradesco, pelo Santander e pelo Itaú, salvo se surgir um estrangeiro como Citibank ou o banco do bilionário Carlos Slim, o Inbursa.

Com ele, o comprador leva pouco mais de 2% do mercado bancário brasileiro, a sétima fatia do setor e uma clientela física de alta renda (um quarto dos negócio do HSBC), a única em que o escândalo da Suíça – legalmente encerrado, com o pagamento de indenização ao país, coisa que aqui acham pecado e lá uma virtude – pode ter, de fato, alguma perda de prestígio.

Não é, portanto, um reflexo da “perda de confiança” no Brasil.

É parte de um corte de US$ 140 bilhões na sua divisão de global banking & markets.

Um pedaço de carne financeira pelo qual a banca privada saliva de apetite, porque dinheiro é – e sempre foi – a mais ansiosa substância alucinógena.

Fernando Brito:

View Comments (10)

  • Exato, a folha anuncia a saída do HSBC, como se fosse culpa da crise econômica do Brasil (Culpa da Dilma que provoca desemprego) nenhuma relação com investigação dos sonegadores na Suíça. Esse banco sempre esteve aliado aos exploradores na guerra do ópio com a China, a Inglaterra passou a ter privilégios no comércio com a China a qual fornecia ópio que levou a degradação do povo Chines(HSBC); - A China teve que pagar pesadas indenizações à Inglaterra,- A China teve que ceder a posse da ilha de Hong Kong aos britânicos (a ilha foi possessão britânica até 1997). É isso que querem com a agenda liberal, implantar no Brasil "O negócio da China".

  • Matéria publicada há pouco no sítio estadunidense Zerohedge confirma encolhimento dos investimentos do HSBC, demitindo 50.000 bancários (um em cada cinco de seus bancários) para garantir recursos para pagamento de dividendos aos seus acionistas. Pelo que entendi, há, por parte de grandes empresas, a recompra de suas próprias ações para valorizá-las artificialmente. Essa "valorização" implicaria em pagamento de maiores dividendos aos demais acionistas.

    Quem se interessar por mais detalhes pode acessar o sítio para verificar se meu sofrível conhecimento da língua inglesa não me pregou uma peça.

    http://www.zerohedge.com/news/2015-06-09/hsbc-fire-50000-one-five-jobs-fund-dividends-shareholders

  • E é para 'pagar' BANCOS CANALHAS como o HSBC que a dupla DILMA-LEVY raspa até a última moedinha do nosso cofre. É o fim dos tempos !!!

    AUDITORIA DA DÍVIDA JÁ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    "O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES - O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS"

  • A falência desse indefectível banco é apenas mais uma prova da falência corrente do capitalismo da barbárie, que se intensificou a partir de 2008, quando foi abaixo a gigantesca estrutura do Lemann Brother's, segundo maior banco do mundo. Se sobrepondo a isso, nascem novas instituições a reboque do Banco dos Bric's para fortalecer o mundo desenvolvimentista e progressista, que os rentistas internacionais abominam.

  • Peraí!!!!!!!!! Cadê o Ministério Público Federal para bloquear créditos dessa empresa que teria participado de prejuízos enormes à educação, saúde, infraestrutura no Brasil, albergando centenas de sonegadores criminosos e bilhões de dólares que não foram tributados no Brasil? Cadê o Ministério Público Federal para ajuiza ação civil pública indenizatória por danos morais e materiais coletivos em favor da sociedade, antes que esse banco saia do país??? Não existe ação nesse sentido??? Cadê a antecipação de tutela da Justiça Federal, para bloquear os recursos dessa pessoa jurídica??? Não estou entendendo todo esse silêncio!!! Vão deixar o salafrário sair com todo o dinheiro? Será que têm razão aqueles que dizem que no Brasil só vai presa puta, preto, pobre e petista??? No mínimo um bilhão de dólares de indenização pelo que deixou de ser tributado e gerou miséria no nosso país!!! E bloquear imediatamante, antes que eles se evadam do país. Se na Suíça foi um acordinho de 40 milhões de dólares, com o dinheiro parado e sendo tributado lá, aqui tem que ser muito mais, porque justamente não incidiram tributos. E não só as perdas materiais, mas os danos morais que foram gerados por meio de miséria, escolas não construídas, postos de saúde ausentes, falta de dinheiro para o PAC, o Minha Casa, Minha Vida etc. etc. Cadê o PF??????????????????????????????????????????????

  • alguem ai conhece algum brasileiro ou residente que seja Cliente DO HSBC ?
    Na suiça nao vale!...
    E olhe que lembramos perfeitamente quando o HS chegou ao brasil nos anos 90. O presidente que era britanico, em muitas entrevistas e materias do PIG botava a maior banca -sem trocadilho- sobre os outros bancos, sobre o 'atraso' de nosso sistema , as excelências de seu tamborete e as maravilhas da privatização... O BB, o bradesco e itau o deixaram no chinelo - de tal modo que sem ativos nem clientes, nada da massa falida vai sobrar para os que ficam.RIP.

Related Post