A fúria, o medo e o “salvador”; terreno fértil ao fascismo. Por Jari da Rocha

O quadro que vai sendo pintado a várias mãos – limpas – propõe reflexões. Tudo leva a crer que as cores escolhidas terminarão em imagens dignas de inveja ao holandês Hieronymus Bosch. A ideia é carregar na mão pesada para exprimir e explorar, ao máximo, o medo e a angústia.

Quando a justiça começa a ter cara e sobrenome, quando o caráter impessoal e, por conseguinte, neutro, dá lugar a atitudes egocentricamente pueris, quando há, como representação dessa justiça, a personificação do super homem com direito a pega-rapaz, é porque o que menos se pode esperar dela é justamente o que a nomeou.

O prefixo ‘in’ disfarçadamente assume as rédeas do processo de degradação social. Manda quem pode, obedece quem precisa.

Usada como ferramenta de disputas, adquire exterioridade de fúria divina. Um deus vingativo e cruel. A INjustiça propagada a esmo cria ares de retidão, como se fosse legitimada pela repetição, não importando os conceitos de equidade ou de bem estar.

A curiosa imagem de representação, cujos olhos vendados remetem à igualdade das pessoas diante da lei, assume aspecto de aberração quando esta se une à imprensa. Como se a segunda guiasse a primeira, apontando, a seu bel prazer e comprometimentos, a quem a espada será apontada. Ao seu comando, o golpe é desferido.

O objetivo é claro e o efeito devastador. Criar uma atmosfera de medo para silenciar a voz de quem se atrever contestar. Usar ícones e líderes como exemplo é crucial, sem esquecer, porém, de inibir toda e qualquer manifestação popular de contrariedade.

Veja que a palavra democracia fica tão distante que não encontra nem mais lugar aqui, senão por vontade de, pelo menos, lembrá-la.

Escandalizar-se ainda com a manipulação dos meios de comunicação tradicionais é como acreditar na justiça cega.

A sabedoria popular aponta, sem pestanejar, a quem a justiça serve e quem se serve dela. Aos três pês clássicos, outro P foi acrescido nos últimos tempos.

Mesmo assim, volta e meia, nos surpreendemos com o exagero dessa dobradinha alvissareira. Seria por falta de controle? Pesar a mão por descuido ou por propósito?

A grande maioria da população já percebeu a blindagem que ocorre dia após dia com determinado grupo político. Da mesma forma, a perseguição incansável aos atores do incômodo governo dos últimos anos.

Se não se ganha dentro das regras, muda-se as regras. O dono da bola e do campinho exerce a sua autoridade. Uma autoridade por posse, não por virtude.

A coleção de desmandos e arbitrariedades não é mais para ser escondida, pelo contrário. Acostuma-se ao absurdo para desfazer o estranhamento. Passa-se a acreditar que isso tudo é normal. Tubarão não se pesca e ponto final.

Tudo será crível a partir do jogo proposto (ludere = jogar > iludir). A partir disso, o que parece ilegal, ilícito, incapaz, inconfortável, incrédulo, indecente, infeliz, inválido e infiel torna-se legal, lícito, capaz, confortável, crédulo, decente, feliz, válido e fiel.

Porém, o desencanto que já vinha vagarosamente ocorrendo com os apoiadores da turma blindada tem adquirido força mais expressiva para abandonar o barco. Sugerem, sem cerimônias, uma terceira via.

Eis o perigo.

Muitas pessoas que nunca gostaram do Lula nem do PT ou de petistas começaram a se sentir amparados em discursos mais efusivos. Alguém que fale ‘verdades’ que acenem aos corações desamparados através de promessas de moralidade na política, fim de mordomias e defesa da pátria, da família e do pão de queijo.

Abriu-se um terreno fértil ao fascismo.

A trajetória dos últimos três anos é elucidativa. O congresso eleito é de chorar agachado. (Vide deputados federais mais votados em estados como, por exemplo: São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul).

A instituição justiça, por sua vez, perdeu os últimos pruridos – se é que os tinha – e se mostra bastante confortável diante das câmeras. Seus atores, narcisos, devoram suas imagens refletidas em horários nobres.

Com o lugar vago, um juiz de voz esganiçada assume a função de herói dos justos e rege, com aparente maestria, a orquestra estridente de horrores. O povo aplaude.

Se isso tudo seguir no ritmo em que está, daqui três anos, possivelmente, estaremos fugindo em bando.

Às montanhas.

Jari da Rocha, colaboração para o Tijolaço:

View Comments (49)

  • Dilma já caiu, amigo. Está lá no cargo apenas para dar palestras sobre a "mosquita" e gozar dos luxos que o cargo lhe garante. É a pessoa mais inútil da face da terra, incapaz de qualquer tarefa, por mais simples que seja. Tanto é verdade, que essa união do PMDB com o PSDB para definir a questão do Pré-Sal mostra que estão fazendo de conta que a Presidente é acéfala, quando na realidade ela é microcéfala. Quer mais uma verdade? O PT se lascou todo, assim como Lula e os filhos de Lula. Lula vai ser processado, seus bens (em nomes de laranjas) serão bloqueados e seus filhos terminarão perdendo os bens também. Lulinha vai poder viver de elefantes e o wiki-consultor poderá viver de wiki-consultorias... O que? De que viverão os blogueiros? Isso eu já não tenho condições de dizer...

    • Aliás, não sei nem do que vivem ou se vivem, já que a árdua tarefa de defender Lula lhes toma quase 24hs por dia. Aí, sem vida social, sem sexo, sem lazer... como uma pessoa pode viver assim??? rsrsrsrs

      • A tarefa não é defender Lula, mas lidar com o plural, com fatos concretos que possam guiar a justiça (não, justiçamentos). A própria justiça não necessariamente precis provar algo, mas garantir que seja justo o julgamento, para isso, utilizando artefatos que possam guiar as decisões de juizes, promotores e a sociedade. Garantir o justo faz parte do processo civilizatório, ao qual, parece que você, apesar de ter nome, não alcançou. Viver em sociedade é garantir o justo ao outro, mesmo que você não goste. Picuinhas, piadinhas de disse-me-disse, atacar mulheres, blogueiros (aliás, se vc não concorda com esses blogs, o que faz aqu? - mas, entendo, o processo civilizatório para você...). Quem escreve, vive das palavras (rsrsrsrsrs, coisa, ao que parece, você não é muito íntimo, a não ser para cuspir bobagens). Você pode buscar um curso, mais leitura, diálogos mais plurais, para entender melhor o mundo moderno. Agora, se acha que tudo que tá aí, está ruim, faça sua parte: escreva (mas, utilize gramática e faça leituras mais elevadas, não só Veja e Jornal Nacional), candidate-se (!). Não quer? Mude de país (vá para os E.U.A, Miami atrai muitos brasileiros iguais a você, boa parte vivendo o processo civilizatório ainda do séc. XIX, igual a você). Agora, ficar de briguinha de colégio, caçando o Lula... esse não é o país que vai despontar como ideal para nossos cidadãos no futuro. É por isso que a justiça, políticos, pessoas (como você) estão fazendo muito mal ao país. Como eu disse, entendo que o processo civilizatório ainda não seja algo que faça sentido a seu gânglio cerebral de platelminto. Mas, com esforço e mérito próprio, você chega lá! Confie.

      • Este idi*ta deve se masturb*r diante de um poster do Bolsomito.

      • Ei Alisson, vc nem percebeu ou leu o texto ai que descreve vc; pessoas como vc que estao tomadas pelo transe do zumbi. Voce ainda vai ver a Dilma dando uma rasteira nos teus amigos e o Lula e familia tranquilos vivendo suas vidas. E quanto isso acontecer vc nem podera mais frequentar esse blog pois o Brito tera finalmente te bloqueado. Sabemos que o teu amor pelo Lula te deixa assim meio perdido e ai vc sai falando asneiras sem fim. Vai tratar dessa paixao e depois baixar la no espaco da tua turma histerica e apocalitica, a turma do carnacoxinha que vc representa tao bem. Pls FB da uma bloqueada geral nesse cara ! E outros iguais, pois falam sempre a mesma coisa, zumbis-amebas.

      • Ressuscitou? Tava escondido onde? Uma pessoa que faz parte do exército de Guantánamo, que só aparece quando o Capo Moro vaza, não pode ser além do que você é. Você por viver mil anos e morrer invejando, mas não passará de um Alisson quem?

      • Allisson, você está falando com conhecimento de causa adquirido por experiência própria, não é?! Ficou sem vida social, sem sexo, sem lazer e aí, como uma pessoa normal não pode viver assim, passastes a ser esse retardado mental em estado vegetativo. É o tal negócio, o sujeito que não raciocina acaba ficando como você ficou, um verdadeiro vegetal.

      • É aLIXOn, você fala com conhecimento de causa adquirido por experiência própria, não é?! Como a árdua tarefa de atacar o Lula lhe tomava quase 24h por dia, você ficou sem vida social, sem sexo (o bofe te deixou), sem lazer… e como uma pessoa sã não pode viver assim, hoje você se transformou nesse retardado mental que abdicou viver para vegetar, canalhamente, pelos blogs progressistas que te toleram por pura pena e dó. Que triste sina. Também quem manda não raciocinar, se bem que raciocínio é querer demais de um sujeito atoa como você, que não teve culpa de não ter sido parido e sim cagado. Troll, troll, tua hora tá próxima!

    • Brito, tire esse analfabeto politico daqui! Manda ele para o PiG que adora neofascistas!

      • Não adianta, infelizmente, o Tijolaço é "republicano", assim como o governo federal. Lá em Brasília, o governo apanha quieto todos os dias; a Dilma e seu Ministro Zé da Justiça serão derrubados, mas eles vão dizer: "vocês nos derrubaram, mas tiveram toda a liberdade para isso. Vejam como somos republicanos." Aqui, esses canalhas fascistas entram todos os dias, batem ponto, avacalham todas as matérias, escrevem várias vezes na mesma matéria, xingam todos e o autor, mas eles tem toda a liberdade para isso. É o republicanismo da esquerda.

  • Forma simples de resolver as arbitrariedades, o autoritarismo e a pessoalidade da Justiça: Dilma nomeia Lula para Ministro da Justiça.

    • A presiDANTA está mais preocupada em garantir a reforma da previdência num País onde pobres começam a trabalhar antes dos 18 anos e terão que aguentar até os 65 para garantir um mísero SM de 200 dólares mensais.....Patética !

  • Forma simples de conter as arbitrariedades, o autoritarismo e a pessoalidade da Justiça: Dilma nomeia Lula para Ministro da Justiça.

  • Fernando, você vai continuar permitindo que esse boçal patético de codinome Alisson fique postando essas ofensas aqui? Bloqueia esse demente fascista e outros similares, já basta toda a mídia corrupta e amiga dos tucanos, eles que postem suas baboseiras lá!

    • É para que possamos ver o nível de estupidez daqueles que querem derrubar o governo.
      Vejamos; Kataguri, Rogério Chequer(acho que é isso) aécio neves(tetradelatado), lobão, roger, irmã da miriam dutra, FHC, Marinhos, todos os políticos(sic) do PSDB, catanhêde, reynaldo azevedo, lauro jardim, gilmar mendes, etc etc etc só gente muito boa.

      • Troll de verdade! Legítimo!
        Mas o que é a política sem polêmica, não é mesmo ?
        Pena que a polêmica seja em tão, mas tão... mas tão... baixo nível.

  • Sinto muito Fernando. Mas tudo leva a crer que em futuro próximo viveremos uma ditadura muito pior do que aquela de 1964/1985.

    Se este povo do PSDB/PIG/JUdiciáro derrubar a Dilma e prender o Lula, podemos nos preparar para o pior. Os blogueiros como você provavelmente serão calados pelo bolso ou pela prisão.
    Este pessoal golpista arriscou tudo e quem se meter a besta vai se foder. Os massacres perpetrados pelas polícias tucanas nos últimos tempos serão como refresco perto do que virá.
    E digo mais; A Dilma e o Zé serão os maiores responsáveis pela desgraça futura do país.

    • Isso tudo vai ocorrer e a mídia vai mostrar um País lindo e maravilhoso, estilo Luciano Huck ! Em síntese , estamos f......todos, voltaremos a mais abjeta escravidão, quem puder fugir para o Uruguay fuja, até a Argentina será mais civilizada.
      Dilma é a grande culpada, pela sua visão obtusa de mundo e pela sua subserviência ao grosso do CAPITAL !

  • A trama é internacional e bastante clara. Querem o pre sal. Infelizmente a nossa história está cheia de exemplos de traidores desde os tempos da colônia. Os calabares e joaquins silvérios de hoje são fáceis de identificar - UDN, Carlos Lacerda, PSDB, FHC e seus asseclas, Cunha e seus discípulos, Marina, todo o PIG, enfim uma série de maus brasileiros e traidores que deveriam estar presos pois aqui não há pena de morte e traição é o crime maior contra a nação. Todo esse enredo da lava jato passa por essa trama; é um jogo em que se joga o futuro da pátria: continuar soberana ou ceder de vez aos interesses estrangeiros? É simples. O combate necessário à corrupção passa ao largo pois se assim não fosse TODOS os delatados estariam sendo investigados; pau que dá em Chico não dá em Francisco!!. Se for o contrário então têm que provar e agir.

    • O dolar na Argentina ja esta em mais de 15 pesos e o PiG nao acha nada demais e o aecim argentino ja esta queimando as reservas do pais pra tentar equilibrar a situacao.

  • Entendo que uma tropa de choque, que tem STF, MPF, PF, TCU, Globo, Estadão, Folha, Veja, Isto é, Época, oposição e outros vendidos, possuidora de poder descomunal que essa coligação sem pátria lhe confere e que está, faz mais de ano, para derrubar um governo, um ex-presidente e um partido sem sucesso, é porque deve ter descoberto que os três caçados são mais honestos que eles próprios. Talvez, isso explique os diversos tiros nos pés, que a burrice e a incompetência que alguns, dessa turma, cometem sucessivamente, tais como: deixar provas e digitais de malfeitos na compra da reeleição; no presentão que FHC deu a imprensa com o abono da CPMF; nos escândalos do Banestado; da Sabesp; do Metrô de SP; do Rodoanel; da degradação de SP perante o país; do jatinho de Eduardo Campos; da eterna esperança em Serra e Marina; do Helicoca; do aeroporto do titio; do cassado Demóstenes "O Mosqueteiro da Ética"; cachoeira de Carlinhos; dos 300 mil de Aloísio; do milhão do presidente Agripino; dos diversos recebimentos exercitado pelo CHATO "Play Boy do Leblon"; da Lista de Furnas; do abafado caso do HSBC; da não menas abafada operação Zelotes; do bilhão sonegado da receita pela Globo; da podridão da Globo com Miriam Dutra e com as cinco crianças em Belo Monte; do Triplex e ilegal e camuflado que não é de Lula, mas é dos marinhos; do helicóptero também; de tucanos corruptos que a coligação esconde em baixo do tapete; do grampo inexistente de Gilmar; da sentada anal e anual de Gilmar no processo doação privada de campanhas eleitorais; dos xiliques e dormidas no ponto de Gilmar e do fujão Barbosa; do dim dim levado pelo ex-presidente do PSDB; das sérias e graves acusações contra o atual presidente do PSDB; do Paulo preto; do Azeredo; do Eduardo Cunha; do Beto Richa; Cássio Cunha; Marconi Perillo e mais uma interminável lista, que será dada sequência em breve. Portanto, quanto mais eles pensam que batem, mais e mais eles se arrebentam e se entregam. São otários profissionais com extensas fichas sujas, porém defendidos, bajulados e idolatrados por espertos e sábios "entendidos".

  • No passado distante, antes do politicamente correto, havia uma piada em que o português adormeceu e os caras lambuzaram seu bigode com merd@. O Manuel acordou e disse: "mas está quarto está a feder a merd@". Foi ao banheiro e a coisa se repetiu. Passou para a sala e o fedor continuou. Então, já desesperado, abriu a janela, respirou com toda a força o ar que julgava ser puro e gritou: "O mundo inteiro está na merd@!".
    Por algum motivo, me lembrei dessa piada ao ver os petistas, lambuzados no que há de mais asqueroso em todos os sentidos, gritando que o mundo inteiro se tornou fascista.

    • Acho que se vc está tendo este tipo de "lembrança", vc deveria olhar para as suas próprias calças.
      A forma, sem substância. E agora, a forma ... tosca. Eita, Ernestin. Vc pode mais do que isto.

    • A sua mãe devia ter merda no "bigode" dela, por isso o bosta do seu pai se interessou e copulou com ela. O resultado desse atentado à natureza é um lixo, escroto, covarde e fascista como você.

  • Ingenuidade, covardia e miopia política, tudo junto. O governo Dilma e o PT se tornaram isso. Passou da hora de convocar a população brasileira para a resistência ao golpismo em curso. Para denunciar em canal de rádio e TV que existe uma associação mafiosa, quadrilhesca, reunindo juízes, procuradores, policiais federais e a mídia contra a democracia brasileira, contra as instituições, contra o Brasil dos de baixo. Claro que para assumir uma atitude assim, o governo teria que ter coragem, teria que estar cercado de pessoas corajosas, teria que ter ao seu lado os movimentos sociais como aliados - e para isso teria que fazer política em favor dos de baixo, e não fazer política para agradar o mercado que lhe dá uma banana como retribuição.

    Era preciso sim, fazer um documentário didático, pedagógico, para ser exibido em rede nacional de rádio e TV e pela Internet, denunciando mundialmente o que está acontecendo no Brasil. Era preciso ter coragem inclusive para lançar mão de parte das reservas internacionais para deixar a economia interna com suficiente fôlego e força para realizar investimentos e comprar briga com a Casa Grande. Era preciso ter coragem para cortar toda a publicidade que o governo gasta com a mídia golpista, especialmente a Globo, e deixar bem claro que não haverá financiamento público para golpistas, como acontece atualmente, e como vem acontecendo nos últimos 13 anos de governos petistas. Enfim, coragem cercada de uma gente disposta a encarar os canalhas e não gente frouxa, complexada, que tudo faz para agradar aos barões da mídia e a Casa Grande, que os vê com desdém, como seres inferiores, que ao fim e ao cabo acabam por merecer este humilhante tratamento. Eles - PT, governo Dilma, seus não-ministros - podem até merecer este tratamento, pela covardia. Mas, o povo brasileiro não merece!

Related Post