Gabas: quero depor, já.

Não consegui contato com Carlos Eduardo Gabas, ex-ministro da Previdência, pessoa com quem tenho relações de amizade e de quem sou testemunha do comportamento austero e intolerante com corrupção nas funções que dividimos, como membros do Conselho Fiscal do Sesc, em 2012/2013, quando lá representei o Ministério do Trabalho.

De qualquer forma, neste período obscuro da história brasileira onde as pessoas são culpadas até por um “ouvi dizer”, não me furto a reproduzir as suas declarações ao Estadão, depois de ter sua casa vasculhada. Gabas, como qualquer pessoa, deve responder por seus atos, mas para responder é preciso ser perguntado, e não o foi. Parte-se logo para a invasão de uma casa.

Não tenho negócios, nem nunca tive com Gabas ou com órgãos que ele dirigisse. Muito menos o blog, todos  viram, teve qualquer publicidade do governo federal, que me levasse à gratidão ou a qualquer cumplicidade  Mas não refugo diante do dever de protestar com um tipo de ação policial-judicial que expõe as pessoas à execração pública.

 ‘Não tenho absolutamente nada a ver e
quero que se esclareça isso’, diz Carlos Gabas

Alvo de buscas da Polícia Federal em sua residência nesta quinta-feira, 23, na Operação Custo Brasil, o ex-ministro Carlos Gabas afirmou nesta manhã que considera importante que as investigações da Polícia Federal e do Ministério Público avancem, mas disse que não tem relação nenhuma com as investigações de hoje e que, inclusive, já acionou sua advogada para ir à PF prestar depoimento sobre o caso.

“Não tenho absolutamente nada a ver e quero esclarecer isso”, disse Gabas que foi ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC) do Governo Dilma, ministro da Previdência Social e já ocupou o cargo de secretário especial da Previdência Social depois que a Pasta foi unida ao ministério do Trabalho.

Segundo o ex-ministro, o Ministério da Previdência durante a sua gestão não teve nenhum relacionamento com a Consist. A empresa teria pago propinas após vencer uma licitação do Ministério do Planejamento para prestar serviços de informática no âmbito do acordo técnico entre o Ministério do Planejamento e a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) e o Sindicato das Entidades Abertas de Previdência Privada (SINAPP) para gestão de margem consignável em folha de pagamento dos servidores públicos federais.

A citação a Gabas foi feita pelo ex-vereador petista preso na Lava Jato e delator Alexandre Romano, conhecido como Chambinho e um dos responsáveis pelo esquema de propinas no Planejamento. Segundo Chambinho, Gabas teria recebido propina acertada com o PT cobrada da Consist. O negócio teria como principal beneficiados o ex-ministro Paulo Bernardo (Planejamento e Comunicação), preso nesta manhã, e sua mulher a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR).

Segundo o delator, o ex-ministro teria se beneficiado do esquema a partir de 2012 porque, segundo Chambinho, na renovação do acordo de cooperação que tinha a Consist como beneficiária no Ministério do Planejamento, o secretário executivo adjunto da pasta Valter Correia “colaborou”. A partir daí, a JD2, uma das empresas utilizadas para fazer o repasse da propina, “iria receber 50% do valor de 1/3 que era dedicado ao Ministro do Planejamento Paulo Bernardo”.

O delator diz ter ouvido do sócio da JD2 que o valor era dividido entre Gabas, Valter Correia e uma terceira pessoa. A propina foi paga nessa proporção até janeiro de 2015, quando aumentou a participação da JD2. “Ficando esta estabelecida no valor de R$ 300 mil.”

O ex-ministro rechaça as afirmações do delator, disse que elas são baseadas apenas no que Chambinho disse ter ouvido de outra pessoa. “Eu quero que esclareça, eu quero ir lá prestar depoimento”, afirmou.

Tomei a liberdade de sublinhar os “teria”da narrativa.

Fernando Brito:

View Comments (12)

  • Se ouve muito isso nas delações, "se eu roubava os outros deveriam roubar também", não exatamente com a palavra "roubar" mas usando eufemismos "receber", "ter direito". Enfim, que se apure os fatos e os envolvidos sejam punidos e os inocentes tenham sua reputação restaurada.

    Enquanto isso, é condução coercitiva para alguns mas para a esposa do Cunha basta um oficial de justiça que não consegue notificá-la.

  • Resta claro a caça as bruxas promovida pela vaza jato, operação ilegal e que em uma nação um pouco mais séria que ditaduras africanas , já teria sido anulada e seu ponta de lança , Moro respondendo judicialmente aos abusos e pelas ilegalidades cometidas. Mas o Brasil não é sério e muito menos capaz de ir além de uma ditadura africana dos anos 70.

    Lugar de ninguém , onde bestas fascistas invadem impunemente uma Universidade Federal, ministro paga canal pornográfico com dinheiro do povo e outro recebe ator pornô gay para dar rumos à educação.

    Sinceramente , não dá pra perdoar os coxinhas, uma tropa bovina tangida pela mídia podre que deu escopo a esse "governo" usurpador que como peste destruirá em pouquíssimo tempo o que se levou décadas para tentar chegar à civilização, tentar.

  • É isso mesmo. A máscara do STF caiu há tempos. Órgão participe e colaborador da escória política. O PT não devia ter -lhe tratado com tanto respeito e republicanismo. Era só derrubar um e todos covardes cagaram nas calças. Rabos presos.

  • A globo comanda o espetáculo. Ela dá as ordens para ministro da justiça interino ir visitar Moro. Um dia depois dele aparecer em livraria com sua cara incensada em livro de repórter da...Globo, acontece mais esse espetáculo. Globo cria crises, gerencia crises e desfoca uma crise de outra. O ministro da justiça, se vestir uma roupa preta e deixar no ombro um capuz preto, parece carrasco de guilhotina, não sei se por sua proximidade com o PCC, ele tem um aspecto sinistro. E a história recorrente com fuzileiros na frente do PT em Sp, é mais uma ameaça e uma amostra que eles pretendem tudo. TUDO O QUE É DE RUIM PARA O PAÍS.

  • Tava tudo muito quietinho! Nas vésperas das votações surge isto, É claro, vão surgir muito mais, que serão reverberados numa enorme câmera de eco.

    Pra prender petista, helicóptero, caveirão, televisão ao vivo, um exército de repórteres, enfim, um show pro fantástico. Só falta um submarino e caças da FAB!

    Pra prender a mulher do Cu'nha, um silencio sepulcral.

  • Tudo um dia passa...até o mal. O que tem realmente que sobrar de tudo isto, é um OUTRO PT...Que esperamos tenha aprendido a lidar com o poder da mídia e das instituições aristocráticas, ou seja, lidar com a PLUTOCRACIA BRASILEIRA. Não é tarefa fácil muito menos civilizada! É preciso uma dose de SELVAGERIA E REBELDIA pra lidar com esta elite! E leva tempo. Mas creio que o PT sairá mais forte e a População do BEM voltará a apostar num Brasil mais humano, futurista e justo.

  • Estamos a um passo do estado totalitário, em breve chegaremos lá, basta o golpe ser confirmado pelo Senado. Os milicos vão ser fichinha.

  • Na época da ditadura militar, prendia-se sob a acusação de "subversão". Hoje, na ditadura do Judiciário tucano, Acusa-se, condena-se pela grande mídia, e até prende-se (petista) porque fulano delator disse que "ouviu dizer" o nome.
    Compare-se ao modo como o mesmo Judiciário, e a mesma Lava Jato tratam Aécio Neves (PSDB): Aécio já foi delatado por diversos delatores. Um deles disse inclusive que Aécio era o mais chato para cobrar propina. Outro falou em valor de R$ 300 mil. Mesmo assim, os tucanos e aecistas da Lava Jato quase puderam comemorar a vitória de Aécio em 2014, quando já havia delações feitas contra ele (mantidas sob sigilo, é claro). E até hoje segue solto, presidindo o partido que junto ao PMDB, deu o golpe na presidente eleita em 2014.

  • É pena que as circunstancias não me permitam liderar uma coluna de legalistas e marchar contra esses safados golpistas e traidores da pátria para fazer justiça com as próprias mãos.

  • A GRANDE confirmação é que somos reféns desse judiciário corrupto e imoral que se aliou à mídia golpista.
    Caminhamos por caminhos escuros e tenebrosos. Estaremos vivos quando os trouxinhas "idiotas úteis da mídia", acordarem desse sono profundo e caírem na real que os únicos prejudicados somos nós mesmos?
    O grande objetivo é a destruição dos partidos, sindicatos, organizações que representam o povo.
    ACORDA POVO!!!
    ACORDA TRABALHADORES!!!
    VAMOS À LUTA, porque é o que nos restam...

    • Estamos parecendo walkers.
      Tudo explode ao nosso redor
      tropeçamos quando somos perseguidos
      não conseguimos dormir
      nunca tem fim
      o mocinho morre no filme
      a mocinha continua tropeçando
      o nenem chora, quando é para fazer silencio.
      o MORO tem tudo haver com os Walkers..(zumbis).
      Quem é o ZUmbi MOR deste BRASIL....
      O BRASIL esta se transformando em perdedor eterno
      O 7 x 1 foi profundo na alma do POVO..
      anida ewstão com as camisetas amarelas
      colocando a culpa em todo mundo
      buzinando com as vuvunzela..ou coisa do genero.
      Zumbilandia .......

Related Post