Do meu caro e lúcido amigo Hayle Gadelha, que analisa pesquisas com mais competência e mais frieza do que eu. hoje, em seu blog.
A escolha de Sofia da oposição
Uma semana para a eleição. A última pesquisa Datafolha apresenta, entre os votos válidos, 45% para Dilma, 30 para Marina, 20 para Aécio e 5% para os outros candidatos. Nesse quadro, Dilma precisa ganhar apenas 5 pontos dos adversários para vencer no primeiro turno. Não é uma tarefa fácil, mas não é impossível. Dilma teria que conquistar um pouco dos Não-Votos e um pouco de voto útil em cima dos adversários. A oposição no entanto não tem nisso a sua maior preocupação. Pensa apenas no segundo turno e o seu dilema é: quem vai ser rifado, Marina ou Aécio? Contas e mais contas, reuniões e mais reuniões estão sendo feitas para se chegar a um denominador comum. Os defensores de Aécio argumentam que ele é que tem maior capacidade administrativa, estaria mais preparado para derrotar Dilma e para domar o Congresso. Marina, para seus defensores, seria a novidade capaz de criar uma forte onda anti-PT e conseguir a vitória no segundo turno.
Mas acredito que a luz amarela está cada vez mais intensa na campanha da candidata da Rede. Ela começa a balançar em um momento que é difícil conseguir reverter o movimento. Há duas semanas escrevi que “Marina não foi favorecida pelo Horário Eleitoral. Primeiro, porque o tempo é curto (…) e o desempenho de Marina foi abaixo da crítica. Seu discurso é rancoroso, sem motivar ninguém”. Mas admiti que em “um possível segundo turno o programa de Marina pode melhorar bem. Primeiro, porque todo programa eleitoral que sai dos atuais 2 minutos para os 10 minutos do segundo turno ganha ares de vitorioso”. Ainda acho (sem muita convicção) que o mais provável é um segundo turno entre Dilma e Marina, mas não é o que pensa, por exemplo, Fernando Brito, do Tijolaço, que neste domingo me alertou para os arredondamentos estranhos do Datafolha em votos válidos, mostrando Marina e Aécio com 31% e 21%, quando deveriam ter 30% e 20%. Parece uma tentativa de reduzir o ritmo de avanço de Dilma, principalmente quando vemos na pesquisa anterior que a candidata petista teve seu índice reduzido em um ponto. Fernando Brito acredita que Aécio passa Marina. (“direito de resposta” do Fernando Brito: acho é que Marina é quem tem grandes chances de “passar Aécio”, para baixo, é claro.)
Pelo que entendi, a partir dessas reflexões, os participantes da palestra, que tenderiam para Marina, passaram a acreditar que Aécio teria mais condições para o cargo, poderia fazer mais frente a Dilma.
Agrego a isso percepções positivas de superação, que ele receberia por ultrapassar Marina na reta final. O que acho complicado é o tempo curto e a falta de unidade da oposição. Esse marécio em que a oposição navega contribui cada vez mais para que a sua escolha de Sofia transforme-se em escolha de Dilma…
View Comments (14)
Fernando, Acho que apenas 2% a mais em São Paulo p´ro Dilma, o Caixão tá fechado no primeiro turno.
Muito bem dito! Como disse PHA a boca do jacaré está aberta! E pode bater logo mais!
É isso Pedro Holanda, mais 2 ou 3 pregos e o caixão tá fechado.
Talvez mais familiarizado com a aritmética e lembrando que não se cria mais votos, os que existem são os que estão aí e que nesta fase da eleição a maior parte dos votos e das tendências já estão decididos e contabilizados, permitam-me um pitaco: Se houver 2o. turno será entre Dilma e Marina. A distância entre Aécio de Marina é muito grande e Dilma e Aécio crescem ambos com o esvaziamento de Marina. Parte significativa dos votos perdidos por Marina estão indo para Dilma, senão ela não teria crescido nestas últimas semanas (mais que Aécio), posto que os brancos, nulos e indecisos não mudaram muito. Ora, para Aécio alcançar Marina precisa que ela murche drasticamente, mas uma fração importante destes votos vão para a Dilma. Assim, se ocorrer do Aécio encostar na Marina (façam a conta, cinco prá lá e cinco prá cá) a Dilma vence no 1o. turno. Pesquisas mostram, na melhor das hipóteses, tendências e, repetindo, Dilma cresce com os votos que migram da Marina para ela.
Falta calcular a pesquisa Datafolha retirando 20% de votos nulos e brancos. Parece que em 2010 foi de 18%. Esse ano com certeza vai ser maior. Entre 20 e 23%.
Vejam o tracking DataCaf e observem que a eleição pode sim , ser decidida no domingo.
Outra questão essencial nestas eleições é que as balas de prata da "imprensa" não surtem mais efeitos, parece que o povão começou a atentar mais para essa forma fraudulenta de influir.
Vamos adiante !
Também acho que o raciocínio de Pedro Holanda, apenas com a resalva de que estes 2 pontos seja em quaisquer lugar. Por quê, quando Dilma ganha 2 pontos, automaticamente estará subtraindo 2 pontos do outro lado. É matemático. Está quase... e vai conseguir...
A pesquisa confiável mesmo é a da DATACAF. O Ibope e a Datafalha trabalham com a margem de erro contra a Presidenta DILMA. Somente na última pesquisa eles farão os ajustes para não ficar muito na cara as manipulações.
É 1º turno.
Pois eu não sou nem intelectual nem entenbdido em pesquisas.Mas acho que vai ser no Primeiro Turno.Não é somente por vontade,mas sei que muito eleitor INDECISO OU DÚBIO,que são coisas diferentes,o INDECISO é um INDECISO PRA QUALQUER COISA já o DÚBIO,esse é um ser indisfarçavelmente,DUBIO TAMBÉWM PRA QUALQUER COISA,exceto que nenhum deles gosta de PERDER.Votam em quem dá sinais que vai ganhar.Acho que vai ser no PRIMEIRO TURNO!
O Aécio vai vencer apenas em um estado: Espírito Santo.
Se Norte e Nordeste forem em massa no domingo,a favor da Dilma,como agradecimento por tudo que ela e o Lula fizeram pelas regiões, ela passa dos 60%. Vamos nessa,gente boa, não percam esse gol,pois quem não faz,toma.
Na espontânea ela já tem mais de 46,44% dos votos válidos se ganhar mais 1,78% dos válidos e 1 voto ganha no primeiro turno. Ela ganha 1,78% e os adversários perdem 7,8%.