Quase todo mundo conhece a história sobre a Copa de 1958 quando, antes do jogo com a poderosa seleção de futebol da União Sociética, o técnico Vicente Feola expunha os planos de um ataque genial, onde Nílton Santos lançaria Mané Garrinha na direita, ele driblaria os beques e cruzaria no centro da área para Mazzola marcar o gol.
Na sua santa ingenuidade, depois que o treinador terminou de falar, Garrincha perguntou:
-Mas, “seu” Feola, o senhor combinou isso com os russos?
A história é para lembrar o tal “pacto de não-agressão” promovido pelo TSE junto aos dois candidatos presidenciais.
Aécio não ataca Dilma e Dilma não ataca Aécio.
Lindo.
Mas os nossos ministros esqueceram de combinar com os russos, como demonstrou a Veja.
Ou com o sistema oligárquico de mídia que, com raríssimas exceções, dedica-se a bater sem dó no Governo, desempenhando o papel de “verdadeira oposição” que, já em 2010, a então presidente da Associação dos (Donos de) Jornal atribuía à imprensa.
É verdade que, pelo nível de desmoralização que esta atingiu, seus efeitos são cada vez menores.
Mas existem e são seríssimos.
E não é só a imprensa.
A parcialidade e o desrespeito aos procedimentos investigatórios são generalizados.
Qualquer policial ou procurador pode vazar o que diz – ou o que se alega ter dito – um bandido que sabe que cada denúncia que faz o deixa mais perto da liberdade, se é para atacar, inclusive da maneira mais vil, a Presidenta e o ex-Presidente da República, sem qualquer prova.
Mas, ficamos sabendo hoje que dorme, desde 29 de novembro de 2012, nas gavetas da Procuradoria Geral da Justiça os documentos – em papel timbrado e com firma reconhecida – que apontariam a coordenação de Aécio Neves sobre um esquema ilegal de arrecadação de mais de R$ 160 milhões para candidatos do PSDB e seus aliados naquele ano.
A informação é oficial, dada pela Assessoria de Imprensa da PGR, que mais não diz, alegando sigilo de Justiça sobre o inquérito.
Quase dois anos e ninguém sabe e nem sequer um documento desta gravidade nem sequer é confirmado como verdadeiro ou descartado como falso?
Imaginem se houvesse uma “Veja do PT” que lançasse uma bomba destas a três dias das eleições, sem checar a veracidade da denúncia, que só agora é do conhecimento (de parte) do público porque um blog a publicou?
Seria absurdo, não é?
E é, quando é do outro lado, mas isso é saudade do como “liberdade de imprensa”.
Recomendo, portanto, aos senhores Ministros do TSE que, ao defenderem estes “modos civilizados” para um processo eleitoral não esqueçam de incluir neles os “russos” do Partido da Mídia.
Ou vão fazer papel de bobos, como ficou Feola depois da pergunta de Garrincha.
View Comments (36)
O TSE segura Dilma para os capazes de aécio baterem.
ACORDEM PT E COLIGAÇAO: estão distribuindo capas da revista veja aqui em sao paulo, por varios lugares, também em porto alegre na região central. Tenho noticias de que em salvador também esta ocorrendo a mesma pratica. ONDE CONSEGUIRAM TAO RAPIDAMENTE A CAPA DA REVISTA HIPOCRITA....é chegado o momento de reagir, quem vai tomar providencias????
A pergunta é o jornal nacional vai comprar a briga da veja?
Eu tenho certeza absoluta que vai. Infelizmente. O expediente é idêntico desde 2006
Desde 1998.
Miguel, Dilma ganha o pleito .
Mas a tentativa do golpe é via TSE .
Alertei sobre isso em janeiro/fevereiro com a nova composição desse tal tribunal . Principalmente Gilmar .
O povo tá de saco cheio de toda época de eleição surgirem falsidades.
Isto é um descalabro, como pode uma revista dessa fazer esta acusação neste momento sem provas. Isto é uma Armação que tem que ser investigado, mas só daqui uns 10 anos será apurado, para a VEJA o crime compensa e o TSE, PGR, MPU... ficam a contemplar.
Tem que acabar com esta famiglias mafiosas controlando todas as Midias no Brasil e se comportando como um Grande Partido Nazista.
Por falar em futebol, Fernando, qual será o motivo que levou o camisa 10 do Santos, Geuvânio, destaque do time, a utilizar a camisa 45 no jogo contra o Fluminense, transmitido em horário nobre pela "rede globo". Por favor, alguém diga que sou eu quem está louco, ele nunca utilizou essa numeração.
Bemfeito, pois de castigo levou de 1x0 do Fluzão aos 45' do segundo tempo.
A mídia forçou a campanha a começar em Junho de 2013, eu c 34 anos não aguento mais imagina a Dilma c 66. E já admitiram a derrota e já falam em impeachment. Não vejo a hora de chegar domingo de noite.
O Brito, e o tofoli hein? impressionante...
Depois de todos os crimes cometidos pela "veja que lixo!", como cidadão e como contribuinte proponho que organizemos um abaixo-assinado endereçado à Presidenta Dilma solicitando que nem um único centavo de publicidade das estatais (e de todos os órgãos do governo) seja mais publicado nesse pasquim. O mesmo abaixo-assinado deverá ser encaminhado aos governadores da base aliada para que também não anunciem nesse lixo com pretensões a ser parte da mídia.
Concordo com esta excelente idéia! Por favor, seja você a iniciar a lista e depois divulgar nos principais blogs progressistas. Vou assinar e divulgar também. Além do mais, agora a revista veja vai ficar impedida de receber verbas públicas porque será ré nos 7 processos movidos pela Dilma e pelo PT.
Eu se fosse empresário não arriscaria anunciar em uma deste nível, eu se souber de alguma empresa que anuncia eu não compro o produto, simples assim.