Elio Gaspari arriscou-se a dar uma sopradinha mais forte no trombone. Em sua coluna dominical, publicada nos dois jornais de maior circulação no país (Folha e Globo), encontrei a seguinte nota, de potencial altamente explosivo:
ALSTOM
Ou o tucanato paulista tem uma estratégia capaz de causar inveja ao comissariado petista que pretende livrar seus caciques das penitenciárias pelo mensalão, ou está numa tática suicida, jogando o escândalo do propinoduto denunciado pela Siemens para dentro da campanha eleitoral do ano que vem.
Pelas provas, depoimentos e cifras, esse caso ultrapassa, de longe, o mensalão. Ali não há domínio do fato, o que há são fatos dominantes.
*
Bem, se o trensalão “ultrapassa, de longe, o mensalão”, como diz Gaspari (e eu concordo), teríamos de ver o seguinte:
1) O Ministério Público Federal teria de publicar em seu portal uma “historinha para crianças” sobre o trensalão igual àquela que fez para o mensalão petista.
2) Os jornais deveriam escalar a mesma quantidade de repórteres que usaram no mensalão para sondar os bastidores das campanhas tucanas abastecidas com dinheiro do trensalão.
3) A quantidade de editoriais sobre o trensalão, e suas implicações morais, teria que ser multiplicada por cem para chegar perto do mensalão.
4) Os jornais têm de publicar enormes infográficos, a ocupar páginas inteiras dos jornais, trazendo os rostos de todos os implicados no trensalão tucano.
5) Chico Caruso, chargista d’O Globo, teria que fazer umas duzentas charges sobre o trensalão.
6) Os movimentos anticorrupção, sobretudo no Facebook, tem que começar a fazer pressão nas autoridades, para que o trensalão chegue à cúpula do poder, e aos financiamentos de campanha.
7) Os ministros do STF deitarão discursos raivosos e épicos sobre o trensalão, dizendo que se trata do maior escândalo de corrupção da república. E que, à diferença do mensalão, não há necessidade de se usar nenhuma teoria do “domínio do fato”, porque há provas abundantes.
8) Ex-ministros do STF, como Ayres Brito, e ex-procuradores gerais da república, como Antônio Fernando de Souza e Roberto Gurgel, que atuaram de maneira tão virulenta no mensalão, darão entrevistas dizendo que o trensalão tucano é um caso muito pior, porque há provas, emails, depoimentos, além de uma investigação internacional em curso.
9) Roberto Freire denunciará essa “ignomínia” e dirá que o PPS se decepcionou profundamente com o PSDB paulista, que achava ser um grande bastidão da ética.
Eremildo, o idiota criado por Gaspari, acredita piamente que tudo isso pode acontecer.
View Comments (31)
Como toda instituição criada no Brasil, o Ministério Público foi dominado pelos medíocres, os carreiristas, os subservientes aos donos do dinheiro. O que demonstra que o problema não são os políticos, mas os homens.
Porque será que esta notícia não causa revolta nos "Black Back Street Block Boys"?
Porque estão todos do mesmo lado, são sustentados pelo mesmo poder, apenas cada um usa a arma que tem.
Mensalão em vista desse desvio dessas ratazanas é troco!
Se não houve Mensalão, como o triplo de Zero é TRIPÉ?????
Vamos ser coerentes.
Não houve mensalão
O que há é Trensalão.
O bonde do TRIPÉ
Parece o FUNK do ZÉ.
Como era de esperar, há um conluio entre a grande mídia e essa corrupção da direita (PSDB,DEM, PPS, e outros. A dita moralidade tão apregoada na é?oca do julgamento do citado mensalão agora está às escondidas, esperando passar o tempo. Porra, até A PGR de são Paulo, sempre tão ciosa de seus deveres, esquece numa pasta documentos importantes provenientes dos procuradores da Suíça e esses documentos vão literalmente para a lata do lixo. O Zé Dirceu acusa essa PGR. Levanta q suspeição e pede o afastamento do procurador De Grandis. Não é pra menos.
Acho que é hora do pessoal do PT, deixar de ser covarde e botar o bloco na rua. Munição é que não falta.
VEJA Ñ FEZ NENHUMA capa do seu semanario tucano
Só a verdade vos libertará.
Quem está cobrando o mensalão não são os tucanos, é o povo !
E por que o PT não cobra o trensalão com a mesma intensidade ?
Parece que a matéria propõe que o fato de um partido ou governo ter apresentado falha tira o direito de cobrar as falhas de outro, como se isso fosse normal, como se um erro justificasse outro.
Esquece que no meio dessa guerra de poder, que é a política brasileira, está o povo, que banca tudo e arca com o prejuízo, financeiro e social.
Essa imprensa é uma baita mentirosa! agora só falta dizer que tem outro presidenciável PSDBista cheirador de cocaína!!!