Generais: devolvam seus cargos e salvem o Brasil

Não duvido por um minuto que um militar dê a vida para defender seu país.

Muito menos que a vida, simples cargos, seriam capazes de dar?

Pois é esta a questão que, a cada dia, vai se colocando diante dos oficiais-generais que aceitaram participar do centro do poder do Governo Bolsonaro e, agora, se vêem esbofeteados, pública e diariamente, pelas tropas bolsonaristas comandadas por Olavo de Carvalho e pelo filho pitbull,  que referenda, em nome do pai, as barbaridades que são ditas nas redes sociais.

O nome, bem popular, não poderia ser outro: estão sendo esculachados.

É certo que o fizeram por merecer, ao imaginarem que a aventura de um medíocre fanático lhes serviria como montaria eleitoral. Mas não imaginavam que essa montaria agora os escoicearia como está fazendo.

Pior, a “mula” tomou para si a imagem e a chefia do Exército Brasileiro e não é de duvidar que, a esta altura, já haja nos quartéis uma compreensão que os generais, na reserva, não estão na cadeia de comando, enquanto o presidente, claro, é seu comandante em chefe.

Os senhores, generais, foram fazer política com um aventureiro, com alguém que sabiam desclassificado ao ponto de planejar colocar bombas em privadas de quartéis para aumentar seu soldo. Não podem agora se surpreender que, metaforicamente, o conteúdo das latrinas não espirre sobre os senhores, na verborragia do Rasputin da família regente.

O que mais esperam, agora que um ex-comandante do Exército teve de rebaixar-se a trocar desaforos com ele para defender outro general, chamado de “bosta” e de quem se disse que não “era homem” de discutir?

Não é um caso pessoal: ao desmoralizar os senhores, Bolsonaro e suas hordas desmoralizam as Forças Armadas para facilitar seu projeto de desmantelamento do país.

Pois, senhores, desfaçam com a política a desgraça que fizeram ao se meterem nela.

Não se sugere, é óbvio, uma intervenção, um golpe, a invasão dos poderes constituídos por quem não tem legitimidade para isso. Ajam como valentes, se o forem, e não como covardes.

Retirem, retirando-se do governo, a suposta delegação que Jair Bolsonaro tem  dos senhores falar em nome do “pensamento militar”, porque sem os generais às pencas ele não pode invocá-la.

Sem a legitimidade – popular, inclusive – que lhe dá ser visto como “o presidente dos militares” – sem o que não venceria as eleições – não terá força para permanecer autônomo e arrogante, terá de limitar-se, controlar-se e preservar-se.

Não pensem que irão cooptá-lo, domá-lo, submetê-lo, não enquanto ele tiver esta força.

Não vão.

Se ele não é capaz de tomar a defesa dos que foram lhe servir diante dos ataques de um fanático furioso, um Adélio verbal, em nada a tomará. Ele se considera “quite” com os senhores com a proposta de reajuste dos soldos e os senhores devem-lhe, agora, o capachismo político.

Do contrário, senhores, ele os arrastará para a lama e, pelo que já se disse, sem sequer a atenuante de que tentaram resistir a isso, mas a agravante de que escolheram o caminho do pântano.

Certamente os senhores conhecem a frase de Calderon de La Barca, “ao rei, tudo, menos a honra”. Pois é ela  que lhes está sendo tomada, ao serem achincalhados em praça pública por um desqualificado astrólogo, agindo a mando do clã presidencial.

É isso. Ajam, senhores, como homens de bem que nao transigem com a honra e procedam dentro do limite da legalidade que, na reserva, não os impede de rejeitarem cargos civis.

Quem daria a vida, não pode entregar cargos e conservar a honra, a sua e a das Forças Armadas?

Ou então, conformem-se que seus cadetes logo estejam batendo continência a Olavo de Carvalho.

Fernando Brito:

View Comments (96)

  • só acho que esses militares são piores que Bolsonaro

    • Correto!
      Eles deram suporte ao golpe,chantagearam o seteefezinho,rasgaram a constituição,são canalhas como sempre o foram. MALDITAS FORÇAS ARMADAS,VERGONHA MUNDIAL FRENTE A OUTRAS.

    • Concordo plenamente.
      Ao se alinharem majoritariamente a doutrina da escuela das americas, onde os agentes da cia ditam as regras do "neoentreguismo", ao impedirem o avanço da Comissão da Verdade, ao serem contrários a defesa de nossos segredos estratégicos, ao serem incapazes de atuar a favor de nossa soberania territorial e principalmente por serem agentes permanentes na instabilidade democrática do país - são piores, ou tão sujos quanto os milicianos instalados no poder.
      De utilidade duvidosa e reputação lesa-pátria, as forças armadas atualmente formam um poder paralelo que teima em tutelar o governo segundo a vontade da elite, sempre contra o povo. Não servem pra nada, além de nos ameaçar com seus bacamartes.
      Que apodreçam junto com seu pupilo rebelde e sua corja
      .

      • assino em baixo, Luiz
        é tudo isso, e se a gente pensar mais um pouco, tem mais, muito mais,
        nunca podemos esquecer que esses merdas defendem o golpe de 64 e seus torturadores

      • assino em baixo, Luiz
        é tudo isso, e se a gente pensar mais um pouco, tem mais, muito mais,
        nunca podemos esquecer que esses merdas defendem o golpe de 64 e seus torturadores

        • Cara Rita, Me ative somente ao período pós 1988. Se retroagirmos ao período da ditadura vamos longe mesmo. Sds.

          • é aterrador
            quem gente é essa?
            quando vamos nos livrar desses ogros?

    • isso é o que eu chamo de competição inglória, esse desgoverno não tem e não terá rival nem paralelo na história brasileira é insuperável em matéria do grotesco, do ridículo, da estupidez, da vulgaridade, do mau gosto, da incompetência, da insanidade. Chegamos ao fundo do poço e teremos que fazer muito mais esforço do que estamos fazendo até agora para poder superar esse horror.

      • cada vez que vejo o psicopata do RJ atirando nas favelas e lembro que ele foi eleito por essas mesmas pessoas, eu não sei se sinto raiva ou desespero - Rio tá ganhando de lavada, elegeu um guvenadô que adora sobrevoar a cidade atirando na população que elegeu ele

        • sinistro, totalmente sinistro. Acho que estamos superando qualquer distopia.

          • num é?
            nem o mais criativo escritor iria pensar numa história assim - seria absurdo demais até para uma ficção

          • num é?
            nem o mais criativo escritor iria pensar numa história assim - seria absurdo demais até para uma ficção

  • Segundo Geisel, Bozo era um mau militar.

    E certa vez, numa dessas obscuras páginas de internet, descobri há alguns anos que existem militares que não gostam do Geisel.

    • Todos os militares brasileiros da ativa e da reserva, principalmente os daqui do Sul, odeiam o Geisel.

      • A despeito da propaganda plantada pela CIA e divulgada por suposto pesquisador, justamente no período eleitoral, quando se divulgava o que Geisel pensava sobre esse verme, foi Geisel quem pôs fim à sanha de Sílvio Frota e seu grupo. Se não tivesse demitido Frota, a tortura e os assassinatos teriam entrado pelos anos 90, sem redemocratização e sem governo civil. Há muita coisa ainda a ser esclarecida sobre o período. Mas, causa estranheza que, justamente, aquele que deu um basta à barbárie venha ser achincalhado como mandante de execuções, e logo pela CIA. A mesma CIA de Moro, a mesma CIA do Bozo, a que ele visitou em companhia do filho sabujo e energúmeno. Para a ala mais covarde e sanguinária do exército, a que sempre se beneficiou do excesso de poder e dos próprios excessos, Geisel era um esquerdista, um homem que destoava.

        • É mesmo. Segundo esse recente vazamento oportunista da CIA, Geisel era (o único) matador, enquanto os demais eram "querubins".

      • Era nacionalista, e - numa política externa que buscava ser mais independente - foi o primeiro a reconhecer o governo de Angola.

  • como estão os sub oficiais e a galera verde oliva, soldados, cabos, sargentos? Devem estar amando ver um tenente dar a volta nos generais. Péssima a formação da ESG, é a conclusão. Afinal, não formou estrategistas. Imaginem esses generais numa guerra

    • Eu queria ver todos eles brigando com soldados armados lutando por sua pátria coisa que nenhum deles nem pensa em fazer.
      Sabem muito bem como reprimir populares desarmados. prender, torturar e matar.
      A exceção de uns poucos como Lott, Rondon, Alm Othon, Capitão Sérgio do PARASAR todos eles gostam mesmo é de um bom soldo, viagens ao exterior, visitas à Disney e promover os filhos.
      Covardes, todos eles"

      • Será que os generais que são insultados por um maluco sabem quem foram Lott, Rondon, Alm. Othon, Cap. Sérgio, do PARASAR, o marechal Montenegro, que fundou o ITA em SJ dos Campos contra os usamericanos que não queriam? Certamente, não.

    • Concordo, péssima formação.
      Não têm a menor ideia do que é patriotismo e nem das reais responsabilidades do Exército.

  • MAS NÃO DÃO MESMO!
    OPTARAM POR DAR O PETRÓLEO COM PETROBRAS E TUDO,A BASE DE ALCÂNTARA,A EMBRAER E A AMAZÔNIA,SÃO LESAS PÁTRIA,ENTREGUISTAS.
    OS DA DITADURA PASSADA AO MENOS ERAM NACIONALISTAS,HOJE TEMOS PORCOS FARDADOS QUE EM QUALQUER DEMOCRACIA ESTARIAM ENFRENTANDO UM PELOTÃO DE FUZILAMENTO.

  • é ridículo, mas é a isto que foram reduzidas as forças armadas brasileiras. Falem somente depois do Olavo, senhores, e que não seja para contradizê-lo, ou levarão uma cala-boca. Temos que admitir que eles merecem.
    Não mudarão a rota, Brito. Quem resolveu apoiar um golpe, magoado com a comissão da verdade, que queria apenas que admitissem sua participação na repressão, e se jogou nos braços do candidato que um dia expulsaram da força, não vai dar o braço a torcer agora. Prosseguirão no erro até chegarmos ao caos. Felizmente não tardará.

  • Credo! Quando começa o noticiário desta briga dos olavistas com os militares eu tiro as crianças da sala. Já não basta a imprensa velha que não vale nada, um judiciário corrompido e pusilânime, agora também as FFAA estão mostrando o seu verdadeiro caráter. Credo!!!

  • Generais que não se dão respeito e se trocam com o psicopata Olavo mostram a que ponto de degradação chegaram as Forças Armadas do Brasil. Depois de toda essa humilhação só resta aos militares brasileiros botar o rabo entre as pernas e ficarem a reboque do comando norte-americano.
    .

  • Por que os fardados sairíam do governo se o compromisso deles não é com Bolsonaro?

  • Sábias palavras de Fernando Brito chamando a cúpula militar à responsabilidade, à civilidade e ao bom senso. Temo que vamos encontrar ouvidos moucos. É como pedir ao Supremo a defesa da Constituição e do espírito democrático que ela encerra. Estamos sós e não vamos contar até aqui com nenhum apoio, interno ou internacional, para sair dessa rua sem caminho em que nos meteram. Sem o apoio popular e sem a reorganização e revitalização do PT e dos partidos, forças e movimentos sociais não sairemos desse atoleiro. Não podemos depender só do erro dos golpistas.

Related Post